quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Bokashi Organko 2, o compostor doméstico


Bokashi é um termo japonês que significa compostar matéria orgânica e que dá o nome a Bokashi Organko 2, o compostor doméstico que a Cook & Lifestyle tem disponível na sua loja online e que pode ser um excelente presente de Natal para quem anda à procura de sugestões.

A compostagem orgânica tem vindo a ganhar popularidade. Ao fazermos compostagem doméstica estamos a reciclar o nosso lixo orgânico. Por isso, o Bokaski é muito mais do que um utensílio de cozinha.

Como usar o Bokashi Organko 2?

Da primeira vez que utilizamos o Bokaski colocamos 20g do pó que ajuda a acelerar a fermentação na base do compostor. De seguida colocamos o nosso lixo orgânico, que pode ser composto por cascas de frutas ou vegetais, restos de comida, carne crua ou cozinhada, aparas de queijos, peixe, iogurte, ovos, pão, café, saquetas de chá, flores murchas, entre outras coisas.

Não devemos colocar azeite, óleo, gorduras em geral, água, vinagre, sumos, leite, ossos grandes, cinzas ou fezes de animais. Sempre que se justifique, devemos cortar em pedaços pequenos o nosso lixo, de modo a facilitar o processo de compostagem.

Depois de colocarmos uma camada de matéria orgânica, voltamos a polvilhar com 20g do pó para a fermentação. Colocamos a primeira tampa mesmo por cima do lixo. Esta tampa ajuda a pressionar o lixo e a retirar o ar. E por fim, tapamos então o Bokashi Organko.

Quando começamos a compostar os resíduos orgânicos resultantes da preparação da nossa comida, criamos uma nova relação com o nosso lixo. Começamos a perceber que no dia-a-dia acabamos por gerar uma quantidade razoável de matéria rica em nutrientes que podem ser transformados em adubo através da compostagem.


Quais as vantagens do Bokashi Organko 2?

O Bokashi ajuda-nos a reciclar o nosso lixo orgânico através da fermentação, um processo natural de decomposição com micro-organismos e sem odores desagradáveis na nossa cozinha. Os resíduos que resultam da nossa alimentação podem ser aproveitados de forma natural e a compostagem é uma técnica que nos permite utilizar esses resíduos e transformá-los.

Da compostagem doméstica podemos aproveitar a água resultante do processo para regar as nossas plantas e usar o composto orgânico para adubar flores ou os vasos de outras plantas que tenhamos em casa ou na horta. Deste modo, tudo se aproveita.



O compostor doméstico Bokashi Organko 2 que está disponível na loja online Cook & Lifestyle, é um excelente presente.

Caso comprem, nesta altura do ano, a Bokashi Organko 2, vem com uma útil tábua de corte redonda, em madeira. Não se esqueçam de usar o código LARANJINHA.

4 comentários :

Mary - Strawberrycandy disse...

Desconhecia,...
Beijinhos e um Santo e Feliz Natal,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Maria disse...

Muito Bem......

Laranjinha disse...

Mary,
numa altura em que se fala tanto em sustentabilidade, fazermos a compostagem do nosso lixo orgânico é algo que pode ser muito interessante.
Um beijinho e Feliz Natal.

Laranjinha disse...

Maria,
obrigada.
Um beijinho e Feliz Natal.