terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Sandes de guacamole com ovo escalfado


Aos domingos de manhã gosto de ir ao mercado que todas as semanas se realiza perto da minha casa. Gosto da confusão gerada pelos pregões dos vendedores, das pessoas de um lado para o outro às compras. Gosto de ver a comida exposta, o colorido das bancas, o cheiro das sandes e das bifanas que paira no ar e que inquieta os muitos transeuntes que se juntam em frente às roulottes. A ida ao mercado faz-me lembrar o campo, as hortas, os produtos da terra.

Neste mercado encontro muitas frutas e legumes da estação. Pão de várias zonas do país, até aos queijos e enchidos. Mas as bancas que me fazem parar são sempre as das frutas e dos legumes. É ali que adquiro muitas das coisas que vamos comendo ao longo da semana ou logo no próprio dia para aproveitar a sua frescura.

Um destes dias para dar destino a uns abacates que comprei no mercado e deixei amadurecer, preparei para o Ricardo e para mim uma deliciosa refeição rápida.


Sandes de guacamole com ovo escalfado

Ingredientes:
2 abacates
2 tomates médios
Sumo de 1/2 limão
1 chalota
4 ovos escalfados
4 fatias de pão regional
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta-preta q.b.
Pimentão-doce fumado q.b.
Rúcula selvagem para servir


1. Descascar os abacates e regar com o sumo de limão.

2. Triturar o abacate com a varinha mágica ou esmagar com a ajuda de um garfo. Adicionar o tomate, limpo de sementes, cortado em pequenos cubos e a chalota picada. Temperar com sal e pimenta a gosto. Mexer.

3. Barrar as fatias de pão com o guacamole. Por cima dispor os ovos escalfados. Regar com um pouco de azeite. Polvilhar com pimentão-doce fumado e servir com a rúcula.

Outras receitas com abacate:
- Rolinhos de espadarte fumado com puré de abacate;
- Salada de espinafres com abacate e queijo mozzarella
- Tacos de abacate e atum.

6 comentários :

Marlene Teixeira disse...

Aprendi a gostar de abacate, e uma das refeições rápidas que saem cá por casa são umas sandes, ou tostas como esta...fica delicioso!*

Laranjinha disse...

Marlene,

adorámos. O ovo escalfado com o abacate fica muito bom. A pouco e pouco também tentamos consumir, cá em casa, mais abacate.
Já agora, também recomendo os tacos com abacate e atum. Tão bons!
Um beijinho.

Unknown disse...

Eu adoro abacate. Uma salada de rúcula, abacate, e salmão fumado é divinal. E faço uma mousse doce de abacate muito boa. Já experimentou?

Su Delícia disse...

que bela conjugação!
beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

ziripiti disse...

que delicia, tem tudo a ver comigo :)
bjs

Laranjinha disse...

Luísa,
ainda não experimentei. Mas deve ser deliciosa.