quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Feijão verde com ovos escalfados

Verão é sinónimo de férias para muitas famílias. Por aqui, também não é excepção. Este ano, as férias foram passadas no campo. Para ler, escolhi:

- O Pequeno Restaurante da Felicidade de Ito Ogawa.
Um livro que se lê num instante e conta a história de Rinko, uma jovem que decidiu regressar à sua aldeia Natal e abrir um restaurante onde irá provocar uma verdadeira transformação. É que todas as pessoas que provam a comida de Rinko vão encontrar a felicidade. Com termos, alusão a ingredientes e referência a pratos tradicionais japoneses.

- A Cozinheira de Frida Kahlo de Florencia Etcheves.
Uma história de ficção que junta Nayeli, uma jovem tehuana que fugiu de casa e Frida Kahlo. O romance transporta-nos para o México e para a casa de Frida entrecalando a actualidade, onde a neta de Nayeli, ao descobrir um misterioso quadro da avó, tenta saber quem é o autor. Uma história com cheiros e sabores da cozinha mexicana em que o mundo da arte, a ambição, os amores e as invejas temperam este romance de forma cativante.

- Uma de Açúcar e Outra de Sal de Susan Wiggs.
Os romances em que a comida é um elemento da história, interessam-me, chamam-me a atenção. Curiosa para começar a ler este.


Nem só de leituras se fazem os dias de férias. Para aproveitar a abundância de feijão da horta, decidi preparar um prato que sabe tão bem. Experimentem!

Feijão verde com ovos escalfados

Ingredientes para 4 pessoas:
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1 folha de louro
½ chouriço cortado às rodelas
50 ml de vinho branco
400 ml de tomate pelado inteiro
400 ml de água
500 g de feijão verde
4 ovos
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Levar um tacho ao lume com o azeite. Acrescentar a cebola picada e deixar frigir um pouco. Adicionar o alho picado, a folha de louro e uma pitada de sal. Deixar frigir um pouco.

2. Juntar o chouriço e mexer.

3. Adicionar o vinho branco e o tomate pelado previamente picado. Deixar cozinhar até o vinho evaporar e o tomate ter apurado um pouco.

4. Regar com a água. Quando ferver, adicionar o feijão verde cortado. Temperar com sal e pimenta.

5. Quando o feijão verde estiver cozido e o molho espesso, abrir 4 covinhas, e colocar em cada uma um ovo. Tapar e deixar escalfar os ovos, mas sem deixar que fiquem muito cozinhados, para que a gema mantenha alguma cremosidade.

Sem comentários :