segunda-feira, 31 de julho de 2023

Menu semanal #174

Quem organiza e planeia as refeições tem uma semana sem stress em relação o que cozinhar. Para vos ajudar a ter tempo, a chegar a casa, fazer algumas combinações e colocar as refeições na mesa sem preocupações, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #173.

quinta-feira, 27 de julho de 2023

Salada de grão com queijo feta no frasco

Na semana passada, estive no programa de TV, Casa Feliz, a apresentar receitas em frascos para levar para a praia, para o trabalho ou para uma viagem. Receitas frescas, práticas, com ingredientes acessíveis e que se fazem num abrir e fechar de olhos.

Uma das receitas que fiz, foi uma salada de grão com queijo feta que fica deliciosa. Experimentem!

terça-feira, 25 de julho de 2023

Sopa de curgete com feijão branco e alho-francês

Adoro sopas, seja no Verão ou no Inverno. As sopas fazem parte das pré-preparações das refeições da semana. Costumo fazer em quantidade, congelo uma parte e, assim, em semanas em que ando mais ocupada, sei que tenho sopa feita.

Cá em casa, comemos regularmente sopa, principalmente ao jantar. Uma sopa e uma salada e temos uma refeição ligeira quase sem trabalho. Para aproveitar a abundância de curgetes que nos chegam no Verão, decidi colocá-las na panela e fazer uma sopa. Deixo-vos a receita. Experimentem. Fica deliciosa.

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Menu semanal #173

Para vos ajudar a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um delicioso menu, cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #172.

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Ceviche de cogumelos

Os dias de Verão pedem comidas frescas e, aqui no blogue, tenho procurado partilhar algumas sugestões que vos podem inspirar a cozinhar nesta altura do ano. Saladas, sopas frias, comidas leves e grelhados, são, muitas das vezes, as escolhas para colocar na mesa, nesta época do ano.

Um destes dias, para servir num almoço, cá em casa, decidi fazer um ceviche de cogumelos. Fresco. Delicioso. Soube tão bem! Experimentem.

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Mistura crocante de sementes com açafrão

As misturas de sementes são óptimas para usarmos em sopas, para polvilharmos em saladas ou bowls, ou para os lanches, para polvilhar em torradas ou sandes abertas. Encontram-se à venda, nos supermercados, misturas já prontas. No entanto, podemos fazê-las, facilmente, em casa. Nesta altura do ano, em que procuramos fazer refeições mais leves, em que a escolha passa tantas vezes, por saladas, deixo-vos uma deliciosa e crocante receita de mistura de sementes.

quarta-feira, 19 de julho de 2023

Pernas de frango grelhadas

O Verão é uma das minhas estações do ano preferidas. Gosto da leveza desta época do ano. Dos dias quentes e cheios de luz. Gosto das comidas frescas.
O Verão convida a refeições ao ar livre, a taças de saladas, a sopas frias, gelados e muitos grelhados. Para fazerem nesta altura do ano, deixo-vos, hoje, a receita de umas pernas de frango grelhadas. Espero que gostem!

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Menu semanal #172

Os dias quentes pedem comidas frescas e leves. Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, nesta época do ano, deixo-vos mais um menu cheio de receitas práticas. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #171.

quinta-feira, 13 de julho de 2023

Bolinhas de queijo de iogurte com salsa

Já vos falei como fazer Labaneh ou queijo de iogurte. Cá em casa, estamos fãs! É uma preparação muito versátil e que sabe muito bem, nesta altura do ano, em que procuramos receitas práticas e frescas.

Podemos servir o queijo de iogurte de diversas formas. Um destes dias, num almoço, decidi servir umas bolinhas de queijo de iogurte, que fizeram muito sucesso. Acompanhei com pão fresco. Toda a gente adorou. Experimentem!

terça-feira, 11 de julho de 2023

Salada de fruta com melão

No auge do Verão, os dias pedem refeições leves e frescas. Nesta altura do ano, procuramos fazer mais saladas, sopas frias, sandes, sumos e batidos e, claro, sempre que possível, grelhados. Privilegiamos os legumes e as frutas frescas, procurando dar destino à abundância com que esta estação do ano nos mima.
Nos dias quentes, cá em casa, as sobremesas preferidas passam pela fruta. Um destes dias decidi surpreender a família e fazer uma salada de fruta diferente do habitual. Cortei o melão e a melancia em bolinhas. E servi a salada na casca do melão. Simples. Prático. E delicioso. Por vezes, é bom mudarmos o modo como fazemos as coisas. Concordam?

segunda-feira, 10 de julho de 2023

Menu semanal #171

Os dias quentes de Verão pedem comidas frescas. Para vos ajudar a organizar as refeições da semana, nesta altura do ano, deixo-vos, hoje, mais um menu, cheio de receitas práticas e algumas, bem fresquinhas. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #170.

sexta-feira, 7 de julho de 2023

Salada de pepino com abacate e queijo feta

Esta semana estive na Maia e em Aveiro, no âmbito do concurso A Mesa dos Portugueses. Provar pratos, falar com os participantes, conversar e trocar ideias com os outros membros do júri, é, para mim, uma forma de aprendizagem que se revela muito gratificante.

Nestes dias, em que o trabalho exige mudanças na minha alimentação, quando chego a casa, procuro normalmente ter sopa feita e, quando isso não acontece, a opção é uma salada. Ontem para o jantar houve salada. Soube tão bem!

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Menu semanal #170

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal, cheio de receitas práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #169.