quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Arroz de tomate com filetes de boca negra


Há pratos que são um verdadeiro conforto. Que nos mimam o corpo e a alma. Para mim, um desses pratos é o arroz de tomate, malandrinho, servido com peixe. Cá em casa é sempre prato que faz sucesso.

Mas a receita de hoje tem uma pequena história. Em Setembro estive presente no Congresso Nacional dos Cozinheiros que decorreu, em Lisboa, na Lx Factory. Ao almoço, com um grupo de amigos, decidimos ir à Taberna 1300 do chef Nuno Barros. Eu pedi um prato de bacalhau mas na mesa houve quem pedisse arroz de tomate com filetes de boca negra. Que prato maravilhoso! Com um aspecto de nos fazer crescer água na boca. O meu bacalhau estava irrepreensível mas durante o almoço pensei, tenho que experimentar fazer aquele arrozinho lá em casa. E o resultado foi um prato que nos soube muito bem.


Arroz de tomate com filetes de boca negra

Ingredientes para 2 pessoas:
160 g de arroz carolino
1 chalota
2 dentes de alho
50 ml de azeite
4 tomates maduros
800 ml de caldo de peixe
4 filetes de boca negra (cantaril)
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
Sal e pimenta-branca q.b.
Cebolinho picado q.b.


1. Levar um tacho ao lume com a chalota picada, os dentes de alho e o azeite. Deixar refogar um pouco.

2. Adicionar o tomate picado, previamente limpo de peles e sementes. Deixar cozinhar mais um pouco.

3. Adicionar o arroz e o caldo de peixe. Temperar com sal e pimenta a gosto. Deixar cozinhar em lume médio até o arroz estar cozido. Se necessário, no final, rectificar os temperos.

4. Temperar os filetes com sal e pimenta.

5. Levar uma frigideira ao lume com a manteiga. Assim que derreter, adicionar os filetes e deixar cozinhar primeiro do lado da pele e a seguir virar.

6. Polvilhar os filetes com cebolinho picado. Servir com o arroz de tomate.


Se preferirem, em vez de corar os filetes na frigideira, podem escalfá-los em caldo de peixe.


Caldo de peixe:

Ingredientes:
Cabeças e espinhas de dois boca negra
1 cenoura
1 talo de aipo
3 folhas de rama verde de alho-francês
Água q.b.


1. Passar as cabeças do peixe e as espinhas por várias águas de modo a retirar o sangue. Este processo é fundamental para não escurecer o caldo.

2. Levar uma panela ao lume com a cenoura cortada e o talo de aipo cortados, as folhas de alho francês. Adicionar água até cobrir a mistura e levar ao lume.

3. Assim que começar a ferver, ir retirando a espuma que se vai formando com a ajuda de uma escumadeira. Deixar ferver durante 30 minutos.

4. Coar o caldo e está pronto a usar.

Depois de preparar o caldo, retirei alguma da carne do peixe, principalmente das cabeças, já que fui eu que preparei os filetes a partir de dois boca negra que tinha cá em casa. Acabei por acrescentar esta carne do peixe ao arroz, quando este estava já quase cozido. O caldo de peixe que sobrar podem congelar.

Sem comentários :