sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Salada de figos com presunto, burrata e nozes caramelizadas

Estes primeiros dias de Outono, têm-se revelado quentes, com céu azul e cheios de luz. Em tempo quente, seja em que época do ano for, as saladas são muito bem-vindas, para servir como entrada ou como refeição.

Um destes dias para o almoço, decidi, fazer uma entrada e dar destino a alguns dos figos que trouxe de Santarém. Fiz uma deliciosa e incrível salada. Experimentem!

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Bolo de figos secos com nozes

Adoro figos. Sejam frescos ou sejam secos. Este ano, decidi, pela primeira vez, secar figos. Sequei figos Pingo de Mel, da figueira da minha mãe. Na minha casa, no dia de Todos os Santos, colocava-se na mesa figos secos e, por vezes, uvas, nozes, broas, marmelada e até, marmelos assados.

O aproveitamento e a conservação de algumas frutas de verão passa, também, pela desidratação. A secagem é, talvez, um dos métodos de conservação de alimentos mais antigo, copiado da natureza e depois aperfeiçoado. Podemos secar uvas, figos, ameixas, peras, tomate, ervas aromáticas, etc. Quem conserva e guarda, tem! Hoje em dia, podemos fazer a secagem no forno ou no microondas, em desidratadores, numa air fryer ou, como se faz há centenas de anos, ao sol. Estender os frutos em redes e deixar que o Sol e o tempo quente, faça a sua magia.

Os figos que sequei, uma parte, foram para este bolo delicioso, que partilho, hoje, convosco. Espero que gostem.

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Salada de espelta com lentilhas e abóbora

O ritmo das estações, o ciclo da vida, traz-nos mudança e novos produtos. Com a chegada do Outono, chegam também as nozes e as amêndoas, os marmelos e uma enorme variedade de abóboras. Desde que me lembro que tenho um fascínio por abóboras. Encontramos abóboras grandes e pequenas, de várias cores e formas. É tempo de fazermos receitas com abóboras.

A abóbora é um ingrediente muito versátil. Não é só para colocar na sopa. Podemos usar abóbora em pratos de arroz, pães, bolos, batidos e assada em saladas, torna-se maravilhosa! Experimentem.

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Menu semanal #180

As semanas em que organizamos e conseguimos fazer pré-preparações para as refeições da semana, são de uma maneira geral, semanas mais produtivas, mais tranquilas e com muito menos stress. São semanas em que conseguimos ter tempo para a família e para nós. E isso é tão bom!

Para vos ajudar e inspirar, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal.


Ver também menu semanal #179.

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Doce de tomate com pera

Fazer doce de tomate, sempre foi tradição, em casa dos meus pais. Assim, que em Agosto, o tomate nos chegava em abundância e bem maduro, parte da da colheita da horta ia para o tacho com açúcar e canela.

O doce de tomate é, sem dúvida, um dos meus preferidos. Este ano, fiz doce de tomate com gengibre e doce de tomate com pera. Ficaram ambos tão bons. Deixo-vos, hoje, a receita do doce de tomate com pera. Experimentem!

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Creme de feijão verde

Setembro assinala o fim do Verão e a chegada do Outono. É o ritmo das estações. É o ritmo do tempo. É a vida a fazer o seu caminho.

Se no Verão procuro comidas frescas, leves como muitas saladas, sopas frias e churrascos, o tempo fresco, pede o aconchego da comida de conforto. Por aqui, voltamos às comidas de tacho e às sopas a fumegar.
Para vos abrir o apetite, deixo-vos uma deliciosa sopa com feijão verde. Foi a primeira vez que usei feijão verde na base da sopa e, cá em casa, adorámos! Experimentem.

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Menu semanal #179

Setembro, é o mês de regresso às rotinas. Aos poucos, voltamos a organizar e a pré-preparar as refeições da semana. Para vos ajudar e inspirar, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família.


Ver também menu semanal #178.

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Menu semanal #178

Para vos inspirar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #177.

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Feijão verde com ovos escalfados

Verão é sinónimo de férias para muitas famílias. Por aqui, também não é excepção. Este ano, as férias foram passadas no campo. Para ler, escolhi:

- O Pequeno Restaurante da Felicidade de Ito Ogawa.
Um livro que se lê num instante e conta a história de Rinko, uma jovem que decidiu regressar à sua aldeia Natal e abrir um restaurante onde irá provocar uma verdadeira transformação. É que todas as pessoas que provam a comida de Rinko vão encontrar a felicidade. Com termos, alusão a ingredientes e referência a pratos tradicionais japoneses.

- A Cozinheira de Frida Kahlo de Florencia Etcheves.
Uma história de ficção que junta Nayeli, uma jovem tehuana que fugiu de casa e Frida Kahlo. O romance transporta-nos para o México e para a casa de Frida entrecalando a actualidade, onde a neta de Nayeli, ao descobrir um misterioso quadro da avó, tenta saber quem é o autor. Uma história com cheiros e sabores da cozinha mexicana em que o mundo da arte, a ambição, os amores e as invejas temperam este romance de forma cativante.

- Uma de Açúcar e Outra de Sal de Susan Wiggs.
Os romances em que a comida é um elemento da história, interessam-me, chamam-me a atenção. Curiosa para começar a ler este.


Nem só de leituras se fazem os dias de férias. Para aproveitar a abundância de feijão da horta, decidi preparar um prato que sabe tão bem. Experimentem!

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Menu semanal #177

Setembro, é mês de recomeços! Por aqui, as férias chegaram ao fim. Agora, é tempo de voltar às rotinas, aos projectos, aos novos desafios.

É bom pararmos, mudarmos o nosso dia-a-dia, irmos para aqui ou para acoli ou, simplesmente, não fazer nada. As férias têm o poder de nos fortalecer, de nos trazer energia, de nos transportar e de nos reposicionar.

Antes de ir de férias, gosto de limpar o frigorífico e o congelador. Gosto de dar destino ao que há na despensa em fim de validade ou às sobras disto e daquilo. Ao regressar, é tempo de voltar às pré-preparações e à organização das refeições.

Para quem está de regresso às rotinas, relembro que o meu livro, Planear, Cozinhar e Congelar, é por certo, uma grande ajuda. Por aqui, é tempo de voltar ao método que me permite poupar tempo, que me permite ter comida boa e equilibrada para mim e para a minha família. Ao método que me permite rentabilizar as minhas compras e evitar desperdiçar. É tempo de voltar a preparar os menus semanais. Para vos ajudar e inspirar, deixo-vos, hoje, mais uma sugestão de menu. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #176.