quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Pataniscas de bacalhau com feijão verde

O Verão é a estação da abundância. Um dos meus objectivos este ano era fazer uma horta no campo. Acabei por fazê-la com a minha mãe e, não imaginam o que nos temos divertido, apesar de todo o trabalho. Conseguimos ter alhos, tomate, cebolas, alfaces, couves, acelgas, abóboras, curgetes, pimentos e feijão-verde. A alegria de vermos crescer o que plantamos e depois colhermos, é simplesmente maravilhoso.

Para dar destino ao feijão verde que trouxe da horta, uma das receitas que resolvi preparar, foi umas pataniscas. E que boas que ficaram! Experimentem.

Pataniscas de bacalhau com feijão verde

Ingredientes para 6 pessoas:
200 g de feijão verde
400 g de bacalhau demolhado
200 g de farinha de trigo (usei T65)
3 ovos
1 dl de vinho branco
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de salsa picada
Sal e pimenta-branca q.b.


1. Cortar o feijão em pedaços pequenos. Cozer em água temperada com sal. Depois de cozido colocar em água gelada durante cerca de 2 minutos. Escorrer e reservar.

2. Desfiar o bacalhau cru.

3. Numa taça colocar a farinha, sal, pimenta, ovos e vinho branco. Mexer bem.

4. Acrescentar a cebola, o alho picado, o bacalhau, o feijão verde e a salsa. Mexer. Caso seja necessário, rectificar os temperos.

5. Colocar um pouco de óleo numa frigideira larga e levar ao lume. Quando o óleo estiver quente, deitar a massa em colheradas e deixar fritar até a parte de baixo estar dourada, voltar e deixar fritar do outro lado.

6. Escorrer as pataniscas em papel absorvente.

Sem comentários :