sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Carpaccio de abacaxi com lima e hortelã


Ananás ou abacaxi?

Confesso que quando penso em ananás lembro-me, logo, do ananás dos Açores. Há uns anos atrás, quando estive em São Miguel, visitei uma estufa de produção de ananás, onde tive a possibilidade de aprender algumas curiosidades do cultivo deste delicioso fruto. Não sei se vos acontece, mas acabo, no dia a dia, por usar mais a palavra ananás mesmo que vá comprar um abacaxi! Cá em casa, tenho sempre alguém que me diz: « - Mas compraste um ananás ou um abacaxi? »

Qual é então a diferença? O ananás e o abacaxi são o mesmo fruto, podendo existir variedades mais doces ou mais ácidas, só que cultivados em locais e de maneiras diferentes. O ananás é produzido, principalmente, no sul do Brasil e no Paraguai. Demora 18 meses a ser produzido e só é apanhado quando está maduro. Quando visitei as estufas de ananases nos Açores, explicaram que controlam a produção usando um método que envolve o uso de fumo, para poderem fazer face ao aumento de procura por este fruto no Natal e na Páscoa. O abacaxi é cultivado ao ar livre em países tropicais como a Costa Rica, é mais doce e tem uma forma mais alongada. É também uma opção mais económica.

Cá em casa, consumimos abacaxi e ananás, apesar de comprar mais vezes abacaxi. E foi com abacaxi, que um destes dias, fiz uma refrescante sobremesa para servir num almoço demorado, cá em casa. Fazer sobremesas com fruta é tão prático!


Carpaccio de abacaxi com lima e hortelã

Ingredientes:
1/2 abacaxi
Raspa de 1 lima
Hortelã
Framboesas q.b.
Mirtilos q.b.
1/4 colher de chá de mel


1. Cortar o abacaxi em fatias finas com uma mandolina.

2. Dispor o ananás numa travessa. Polvilhar com a raspa de lima e dispor as folhas de hortelã.

3. Decorar com framboesas e mirtilos a gosto.

4. Regar com o mel e servir.

4 comentários :

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Que bela e saudável sobremesa.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/09/bifanas-laminadas-com-pao-de-agua.html

Anjo-de-Mel disse...

Hmm, parece uma delícia! Coisas tão simples e q até temos em casa e nem sempre nos lembramos... Obrigada! Bjinhos e bom fds.

Laranjinha disse...

Olá Clarinha,
faz-se num instante e toda a gente adora.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
sim, é tão agradável. E é optima para quando não temos muito tempo para estar na cozinha.
Bom fim-de-semana,
Um beijinho.