quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Esparguete com curgete, tomate e queijo Brie


O mês de Setembro é sempre um mês de recomeços. Foi durante anos, para mim, o começar de um novo ano, de um novo ciclo, com novos projectos e objectivos. Este ano, o mês de Setembro, foi vivido de outra forma. Estive de férias nas primeiras duas semanas. Fui pela primeira vez à ilha da Madeira e adorei. As paisagens, as idas ao mar, a comida, as pessoas, tudo isto me deixou com muita vontade de voltar.

Depois das férias, o regresso à minha cozinha faz-se de forma progressiva. Quando estou fora, antes de viajar, gosto de limpar o frigorífico. Deixo apenas as coisas que têm um prazo de validade alargado. E antes de ir de férias, um dos pratos que fiz para dar destino a algumas das coisas que tinha, foi a receita que partilho, hoje. Um prato de esparguete, simples, mas com muito sabor. Experimentem!


Esparguete com curgete, tomate e queijo Brie

Ingredientes para 2 pessoas:
125 g de esparguete
1 curgete cortada em juliana
50 ml de azeite
3 dentes de alho picados
250 g de tomate cereja (vermelho e amarelo)
100 g de queijo Brie cortado em cubos
Folhas de manjericão q.b.
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Cozer o esparguete seguindo as indicações da embalagem. Depois de cozido, escorrer e regar com um fio de azeite. Mexer e reservar.

2. Levar uma frigideira ao lume com o azeite e os dentes de alho. Deixar frigir um pouco.

3. Adicionar o tomate cortado ao meio. Deixar cozinhar um pouco. Juntar curgete e o esparguete. Mexer. Temperar com sal e pimenta.

4. Retirar do lume. Adicionar o queijo e as folhas de manjericão. Servir.

Para cortar a curgete usei um espiralizador. Caso não tenham, podem usar uma mandolina, um cortador de juliana ou uma faca, fazendo tiras finas.

Sem comentários :