quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Pota à lagareiro com batata-doce

As idas ao supermercado são sempre desafiantes. Por um lado, procuro seguir a lista de compras, por outro, gosto sempre de perceber se há alguma promoção que valha a pena, tendo em conta a alimentaçao que se faz, cá por casa.

Nos últimos tempos, tenho decidido aproveitar os tentáculos de pota em promoção. Apesar de parecida com o polvo, em termos de sabor e textura são diferentes. Por curiosidade, enquanto o polvo tem duas fiadas de ventosas bem visíveis, a pota só apresenta uma fiada. Em termos de preço, a pota, revela-se mais económica, o que para determinadas alturas, pode ser uma excelente opção.

Uma das receitas que tinha curiosidade em experimentar era a de pota à lagareiro. Um destes dias, para o almoço, assim fiz. O resultado, foi que toda a gente gostou!

Pota à lagareiro com batata-doce

Ingredientes para 4 pessoas:
1,450 de tentáculos de pota cozidos
500 g de batata-doce laranja
130 ml de azeite
6 dentes de alho
½ colher de chá de colorau
Sal e pimenta-preta q.b.
2 colheres de sopa de coentros picados


1. Cortar a batata com a pele para uma travessa de forno. Temperar com sal, pimenta e colorau. Mexer. Regar com 50 ml de azeite.

2. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.

3. Dispor os tentáculos de pota na travessa com a batata. Polvilhar com os dentes de alho picados, o colorau e regar com o restante azeite.

4. Levar ao forno, mantendo a temperatura, durante cerca de 15 a 20 minutos.

5. Servir polvilhado com coentros picados.

3 comentários :