quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Cachaço de porco assado no forno com castanhas

Vamos preparar o Natal?

É tempo de pensar o Natal. Por aqui, já comecei as decorações para receber esta época festiva. Este ano, é uma excepção. Normalmente, só decoro a casa e monto a árvore de Natal no dia 1 de Dezembro. Para além das decorações e sugestões de presentes, procuro partilhar ideias para colocarem na vossa mesa de Natal. Há quem goste de seguir a tradição e há também quem goste de colocar outras sugestões na mesa de Natal. Deixo-vos, hoje, a receita de cachaço de porco assado no forno com castanhas. Pode ser uma ideia para um dia de festa ou, para fazer em dia de pré-preparações para as refeições da semana. Espero que gostem e que se inspirem.

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Menu semanal #189

Para vos ajudar a organizar a semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #188.

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Bacalhau com crosta de amêndoa e batata-doce

Vamos preparar o Natal?

O tempo passa. Estamos a um mês do Natal. Esta é uma das minhas épocas preferidas do ano. Gosto da azáfama de decorar a casa, gosto de ver as luzes de Natal a piscar pela cidade, gosto de juntar a família, à volta da mesa. Para vos ajudar e inspirar, deixo-vos, hoje, uma deliciosa receita de bacalhau.

O bacalhau, cá em casa, faz parte da noite da Consoada. Há quem prefira seguir a tradição ou quem goste de colocar na mesa o bacalhau de maneira diferente. Para vos ajudar a preparar o Natal, deixo-vos uma receita de bacalhau com crosta de amêndoa e batata-doce. Deliciosa, elegante e perfeita para servirem em família.

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Menu semanal #188

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #187.

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Sopa da pedra

Os dias de Outono pedem comida de conforto. E, uma das sopas que sabem bem nesta altura, é a tradicional sopa da pedra. Conta a lenda que um frade com fome chegou a casa de um lavrador e pediu para fazer um caldo de pedra. Já tinha a pedra, mas faltava-lhe a panela. Os lavradores incrédulos, nunca tinham ouvido falar do caldo de pedra, deixaram o frade fazer a sopa. Depois de colocar a pedra na panela com água, diz aos lavradores que a sopa ficava melhor se tivesse algum tempero. E assim, foi acrescentando chouriço, toucinho, feijão e batatas à sopa. Quando começou a ferver, começa a sair um cheiro delicioso. Depois de o frade comer a sopa, os velhotes perguntam: - Então e a pedra? Ao que o frade, respondeu: Essa, levo-a comigo, para fazer outra sopa ali, mais à frente. A astúcia e manha do frade, e a curiosidade dos aldeões em verem o caldo ou sopa da pedra, levou a que o frade tivesse uma bela refeição!

A sopa da pedra, com um caldo cremoso é uma sopa rica com feijão, batatas, carne e enchidos. Tradicional do Ribatejo, ganhou fama quando o restaurante O Toucinho, em Almeirim, a começou a servir, em 1962.

É uma sopa de cariz rural, apesar de cada família ter a sua receita, hoje, faz parte da cultura popular de Almeirim. « Plantava-se feijão, batata e conservava-se em salgadeiras a carne do porco e produziam-se enchidos. Na generalidade, eram estes produtos a base da sopa tradicional desta região, muito nutritiva e ótima para retemperar as forças exigidas pelos pesados trabalhos agrícolas. Também por ser rica, contendo carne de porco, toucinho e enchidos, valia como uma refeição completa. »

A sopa da pedra é uma sopa encorpada, atraente e bastante reconfortante. Bom apetite!

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Peitos de frango recheados com espinafres e queijo feta

Por aqui, já começamos a pensar no Natal. Nas decorações, nas receitas a preparar, nos presentes de comer que este ano gostaria de fazer, nas ofertas a comprar. Por tradição, costumo fazer a árvore de Natal e decorar a casa no dia 1 de Dezembro. Este ano, curiosamente, já comecei com as decorações de Natal em Santarém. O Natal é uma época tão bonita. Gosto de ver as ruas e as lojas enfeitadas. Gosto da ideia de juntarmos a família e de celebrarmos à volta da mesa.

Mas, enquanto o Natal não chega, deixo-vos, hoje, a receita de uns deliciosos peitos de frango recheados com espinafres e queijo feta. Resultam tão bem. Experimentem!

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Menu semanal #187

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #186.

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Feijoada de enchidos

As leituras fazem parte dos meus dias. Gosto sempre de ir fazendo listas dos livros que quero ler. Para este Outono/Inverno escolhi:
- Histórias e Curiosidades à Mesa de Virgílio Nogueiro Gomes. Um livro que nos transporta por produtos, histórias e estórias. Uma leitura imprescindível para quem gosta de gastronomia.

- A Colher de Ouro de Jessa Maxwell. Adoro romances em que se fala de comida. São sempre verdadeiramente deliciosos.

- A Mesa de Deus Os Alimentos da Bíblia de Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti. « Este é um livro que nasce de uma conversa da autora, jornalista e crítica gastronómica, com o então padre José Tolentino Mendonça, que assina o prefácio [...]. Demorou dez anos a compilar toda a informação sobre as refeições dos textos sagrados. Pão, vinho, vinagre, azeite, mel, sal, leite e derivados, água, assim como ervas e especiarias, cereais, leguminosas, arbustos e árvores. «Entrar na Bíblia pela porta da cozinha é um argumento mais sério do que se possa supor. E também mais espiritual», escreve José Tolentino Mendonça. «Não é apenas um ensaio exaustivo sobre a mesa bíblica: é um convite a entrar, um abrir da mesa, uma coreografia de odores, uma prática do saborear.» Uma mesa não é só uma mesa. » Este é um daqueles livros que tenho a certeza que vou adorar!

Entre os livros e as leituras, deixo-vos uma receita reconfortante e económica para estes dias de Outono, feijoada de enchidos. Espero que gostem! Bons cozinhados e boas leituras.

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Sopa de lentilhas com nabiças

As sopas fazem parte das refeições, cá em casa. Mas nesta altura do ano, pelos dias frios e chuvosos, sabem ainda melhor.

Sopa é uma daquelas preparações que procuro ter, sempre, no meu frigorífico. Para além de ser uma excelente maneira de ingerirmos mais legumes, é uma preparação muito prática. Por vezes, uma sopa e mais qualquer coisa e temos uma refeição.
Para aproveitar as nabiças que nos chegam, nesta altura do ano, decidi fazer uma sopa com lentilhas. Espero que gostem!

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Menu semanal #186

Mais uma semana que começa! E, para quem anda à procura de inspiração para as refeições da semana, deixo-vos mais um menu. Um menu cheio de sugestões práticas para as refeições do dia-a-dia, mas já com um cheirinho a Natal. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #185.

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Lombinhos de porco recheados com farinheira e castanhas

Os dias frios e chuvosos de Outono pedem comidas quentes e reconfortantes. Cá por casa, nesta altura do ano, o forno não tem tido descanso. Adoro comidas de forno. Resultam bem. Podemos fazer em quantidade e, enquanto estão no forno, libertam-nos para fazermos outras coisas. Um ingediente que tenho usado bastante este ano, são as castanhas. Já fiz carne de vaca com castanhas. Deixo-vos, hoje, uma receita bastante conhecida, os lombinhos de porco com farinheira e castanhas. Espero que gostem!

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Menu semanal #185

Organizar as refeições da semana é um método que traz muitas vantagens. Para além de nos libertar do stress de estarmos sempre preocupados sobre o que fazer para o jantar, ajuda-nos a comer de forma mais equilibrada, a rentabilizar as nossas compras, a gerir melhor o nosso orçamento e consequentemente a evitarmos o desperdício. Se há coisa que me aflige, é o desperdício de comida.

Planear o que vamos comer durante a semana, escolher um dia para fazer o que conseguirmos, de modo a adiantarmos algumas preparações, é meio caminho andado para termos mais tempo para nós e para a nossa família. Quando temos tempo, acabamos também por ter mais disponibilidade para fugir aos pratos que fazemos usualmente. Apresentar um prato novo, por semana, à família, pode ser algo positivo e especial. Experimentem. Para vos inspirar, deixo-vos, hoje, um menu semanal, cheio de receitas práticas. Espero que gostem. Bons cozinhados!


Ver também menu semanal #184.

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Alheira à Brás

O à Brás passou de prato a técnica de cozinha. Hoje em dia, encontramos vários pratos com esta designação. Podemos fazer para além do tradicional bacalhau à Brás, frango ou coelho à Brás, salsichas ou bacon à Brás, pescada, paloco, salmão ou camarão à Brás, feijão-verde, alho-francês ou mistura de legumes à Brás, seitan, tofu, alheira ou farinheira à Brás. É caso para dizer: viva o à Brás! Fica sempre tão bom!

Com esta técnica, confesso que tenho vontade de experimentar fazer mais alguns pratos. Um que queria colocar em prática, era o de alheira à Brás. Cá em casa, adorámos! Deixo-vos, hoje, a receita.

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Sopa de feijão verde

Há sopas que nos fazem viajar nos sabores da memória. Uma dessa sopas, é a de feijão verde. É um clássico. Desde os tempos de escola, passando pelas refeições em família, sempre que havia sopa de feijão verde, sabia logo que era bom!

A sopa de feijão verde é de uma deliciosa simplicidade. Podemos fazer de várias maneiras, mas deixo-vos, hoje, a receita da última sopa de feijão verde que fiz para as refeições da semana, cá em casa. Espero que gostem!

terça-feira, 24 de outubro de 2023

Tomatada com feijão e ovos escalfados

Há pratos que fazem sempre sucesso, cá em casa. Um desses pratos, é a tomatada com ovos escalfados.

A tomatada é uma preparação amplamente reproduzida e pode até ter outras designações, de acordo com o país ou região onde é confeccionada. É conhecida por huevos rancheros, ovos no purgatório ou shakshuka. As variações são muitas, mas o resultado final é, de uma maneira geral, delicioso.

A tomatada é óptima para partilhar, para servir como refeição num dia em que tenhamos pouco tempo, para além de ser bastante económica. Cá em casa, adorámos acompanhar a tomatada com fatias de pão torrado.

Tomatada com feijão e ovos escalfados, esta foi a receita que confeccionei, em directo, na passada sexta-feira, no programa Praça da Alegria na RTP. Experimentem! Bom apetite.

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Menu semanal #184

Como conseguir ganhar tempo durante a semana? Tempo para cuidarmos de nós. Tempo para estarmos com a família ou, para fazermos algo que estamos sempre a adiar.

Uma das formas que temos para ganharmos tempo, é fazermos a organização das refeições da semana. Para quem quer rentabilizar o seu tempo e libertar-se da preocupação constante de não saber o que cozinhar, recomendo-vos por um lado, o meu livro Planear, Cozinhar e Congelar - um livro que vai revolucionar a vossa vida. E por outro, aconselho-vos a consulta dos menus semanais que vou partilhando, por aqui. As receitas são sempre práticas e descomplicadas. Espero que sejam um ponto de partida que vos ajude e inspire. Espero que sejam parte do caminho que vos permita ganhar tempo. Deixo-vos, hoje, mais um menu semanal.


Ver também menu semanal #183.

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Brigadeiros de chocolate negro e pistácios

É, sempre, com entusiasmo que abro a revista Continente Magazine. Gosto das sugestões, das dicas e, principalmente, das receitas, sempre muito apelativas. Este mês, a revista celebra 13 anos. E para comemorar, oferece-nos deliciosas sobremesas que têm o brigadeiro como ingrediente principal.

Os brigadeiros são um doce que costuma fazer sempre sucesso, seja para partilhar, em dias de festa, ou para fazer e oferecer à família e aos amigos. A receita que escolhi confecionar da revista Continente Magazine de Outubro foi a dos brigadeiros de chocolate negro e pistácios. Ficam tão bons! Experimentem.

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Carne de vaca estufada com castanhas

O Outono traz uma magia muito especial. Os dias transformam-se. A chuva e o frio começam a fazer-se sentir. Nesta altura do ano, apetecem pratos de tacho ou de forno. Apetecem pratos reconfortantes.

Nesta altura do ano, chegam-nos as abóboras, as nozes, os marmelos, as romãs e as maravilhosas castanhas. Para vos inspirar a fazer pratos reconfortantes com alguns produtos da época, deixo-vos, hoje, uma deliciosa carne de vaca estufada com castanhas. Espero que gostem.

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Menu semanal #183

Para vos ajudar a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu, cheio de sugestões práticas e deliciosas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #182.

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Menu semanal #182

Mais uma semana que começa. De volta às rotinas e à organização das refeições. Para vos ajudar e inspirar, deixo-vos, hoje, mais um menu, cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #181.

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Coxas de frango com cerveja

Quantas vezes nos questionamos sobre o que cozinhar para a família? Quantas vezes chegamos à cozinha sem ideias sobre o que preparar? Quantas vezes, achamos que andamos a cozinhar sempre o mesmo? Para vos ajudar, recomendo-vos o meu livro Planear, Cozinhar e Congelar. Relembro-vos que todas as semanas publico um menu semanal com sugestões de receitas que vos podem inspirar.

E para vos ajudar a variar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, uma receita de coxas de frango, que fica deliciosa. Uma maneira diferente de servir este corte de frango e que, normalmente, toda a gente adora. Cozinhar em casa, é meio caminho andado para fazermos uma alimentação mais equilibrada.

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Carne de vaca com batatas e cebola caramelizada

A mudança de estação convida à mudança da comida que colocamos na mesa. Apesar dos dias quentes que se fazem sentir, a verdade, é que cá em casa, já começo a pensar em pratos de forno ou de tacho. Este tipo de comida é, sempre, tão reconfortante.

Um destes dias, para um almoço, preparei uma carne de vaca com batatas e cebola caramelizada. Que boa que ficou! Experimentem.

terça-feira, 3 de outubro de 2023

Frango guisado com feijão verde e batatas

Este ano, tenho procurado aproveitar o feijão verde que trago da horta, em Santarém, feita pela minha mãe. Sinto-me tão grata por tudo o que temos feito as duas. Nem imaginam como nos divertimos. Planeamos o que vamos semear, vamos comprar as sementes ou as plantas a colocar na terra, plantamos, regamos, vemos crescer e colhemos. Uma verdadeira alegria. Dá muito trabalho, mas no final a sensação é de gratidão.

Com a abundância de feijão verde, fiz pataniscas, sopa, feijão verde com ovos escalfados, feijão verde cozido e, depois, salteado em azeite e alho picado - este é um acompanhamento que adoramos, cá em casa. E agora, deixo-vos a receita de um prato que faz lembrar a cozinha da minha mãe, frango guisado com feijão verde e batatas. Um prato reconfortante, delicioso. É tão bom!

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Menu semanal #181


Para vos ajudar a pensar e a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal, cheio de sugestões práticas e deliciosas, a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #180.

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Salada de figos com presunto, burrata e nozes caramelizadas

Estes primeiros dias de Outono, têm-se revelado quentes, com céu azul e cheios de luz. Em tempo quente, seja em que época do ano for, as saladas são muito bem-vindas, para servir como entrada ou como refeição.

Um destes dias para o almoço, decidi, fazer uma entrada e dar destino a alguns dos figos que trouxe de Santarém. Fiz uma deliciosa e incrível salada. Experimentem!

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Bolo de figos secos com nozes

Adoro figos. Sejam frescos ou sejam secos. Este ano, decidi, pela primeira vez, secar figos. Sequei figos Pingo de Mel, da figueira da minha mãe. Na minha casa, no dia de Todos os Santos, colocava-se na mesa figos secos e, por vezes, uvas, nozes, broas, marmelada e até, marmelos assados.

O aproveitamento e a conservação de algumas frutas de verão passa, também, pela desidratação. A secagem é, talvez, um dos métodos de conservação de alimentos mais antigo, copiado da natureza e depois aperfeiçoado. Podemos secar uvas, figos, ameixas, peras, tomate, ervas aromáticas, etc. Quem conserva e guarda, tem! Hoje em dia, podemos fazer a secagem no forno ou no microondas, em desidratadores, numa air fryer ou, como se faz há centenas de anos, ao sol. Estender os frutos em redes e deixar que o Sol e o tempo quente, faça a sua magia.

Os figos que sequei, uma parte, foram para este bolo delicioso, que partilho, hoje, convosco. Espero que gostem.

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Salada de espelta com lentilhas e abóbora

O ritmo das estações, o ciclo da vida, traz-nos mudança e novos produtos. Com a chegada do Outono, chegam também as nozes e as amêndoas, os marmelos e uma enorme variedade de abóboras. Desde que me lembro que tenho um fascínio por abóboras. Encontramos abóboras grandes e pequenas, de várias cores e formas. É tempo de fazermos receitas com abóboras.

A abóbora é um ingrediente muito versátil. Não é só para colocar na sopa. Podemos usar abóbora em pratos de arroz, pães, bolos, batidos e assada em saladas, torna-se maravilhosa! Experimentem.

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Menu semanal #180

As semanas em que organizamos e conseguimos fazer pré-preparações para as refeições da semana, são de uma maneira geral, semanas mais produtivas, mais tranquilas e com muito menos stress. São semanas em que conseguimos ter tempo para a família e para nós. E isso é tão bom!

Para vos ajudar e inspirar, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal.


Ver também menu semanal #179.

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Doce de tomate com pera

Fazer doce de tomate, sempre foi tradição, em casa dos meus pais. Assim, que em Agosto, o tomate nos chegava em abundância e bem maduro, parte da da colheita da horta ia para o tacho com açúcar e canela.

O doce de tomate é, sem dúvida, um dos meus preferidos. Este ano, fiz doce de tomate com gengibre e doce de tomate com pera. Ficaram ambos tão bons. Deixo-vos, hoje, a receita do doce de tomate com pera. Experimentem!

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Creme de feijão verde

Setembro assinala o fim do Verão e a chegada do Outono. É o ritmo das estações. É o ritmo do tempo. É a vida a fazer o seu caminho.

Se no Verão procuro comidas frescas, leves como muitas saladas, sopas frias e churrascos, o tempo fresco, pede o aconchego da comida de conforto. Por aqui, voltamos às comidas de tacho e às sopas a fumegar.
Para vos abrir o apetite, deixo-vos uma deliciosa sopa com feijão verde. Foi a primeira vez que usei feijão verde na base da sopa e, cá em casa, adorámos! Experimentem.

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Menu semanal #179

Setembro, é o mês de regresso às rotinas. Aos poucos, voltamos a organizar e a pré-preparar as refeições da semana. Para vos ajudar e inspirar, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família.


Ver também menu semanal #178.

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Menu semanal #178

Para vos inspirar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #177.

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Feijão verde com ovos escalfados

Verão é sinónimo de férias para muitas famílias. Por aqui, também não é excepção. Este ano, as férias foram passadas no campo. Para ler, escolhi:

- O Pequeno Restaurante da Felicidade de Ito Ogawa.
Um livro que se lê num instante e conta a história de Rinko, uma jovem que decidiu regressar à sua aldeia Natal e abrir um restaurante onde irá provocar uma verdadeira transformação. É que todas as pessoas que provam a comida de Rinko vão encontrar a felicidade. Com termos, alusão a ingredientes e referência a pratos tradicionais japoneses.

- A Cozinheira de Frida Kahlo de Florencia Etcheves.
Uma história de ficção que junta Nayeli, uma jovem tehuana que fugiu de casa e Frida Kahlo. O romance transporta-nos para o México e para a casa de Frida entrecalando a actualidade, onde a neta de Nayeli, ao descobrir um misterioso quadro da avó, tenta saber quem é o autor. Uma história com cheiros e sabores da cozinha mexicana em que o mundo da arte, a ambição, os amores e as invejas temperam este romance de forma cativante.

- Uma de açúcar e outra de sal de Susan Wiggs.
Os romances em que a comida é um elemento da história, interessam-me, chamam-me a atenção. Curiosa para começar a ler este.


Nem só de leituras se fazem os dias de férias. Para aproveitar a abundância de feijão da horta, decidi preparar um prato que sabe tão bem. Experimentem!

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Menu semanal #177

Setembro, é mês de recomeços! Por aqui, as férias chegaram ao fim. Agora, é tempo de voltar às rotinas, aos projectos, aos novos desafios.

É bom pararmos, mudarmos o nosso dia-a-dia, irmos para aqui ou para acoli ou, simplesmente, não fazer nada. As férias têm o poder de nos fortalecer, de nos trazer energia, de nos transportar e de nos reposicionar.

Antes de ir de férias, gosto de limpar o frigorífico e o congelador. Gosto de dar destino ao que há na despensa em fim de validade ou às sobras disto e daquilo. Ao regressar, é tempo de voltar às pré-preparações e à organização das refeições.

Para quem está de regresso às rotinas, relembro que o meu livro, Planear, Cozinhar e Congelar, é por certo, uma grande ajuda. Por aqui, é tempo de voltar ao método que me permite poupar tempo, que me permite ter comida boa e equilibrada para mim e para a minha família. Ao método que me permite rentabilizar as minhas compras e evitar desperdiçar. É tempo de voltar a preparar os menus semanais. Para vos ajudar e inspirar, deixo-vos, hoje, mais uma sugestão de menu. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #176.