![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9JdkOZGWQi3etKBDReKRiM6us7wx7GQu1rypVwxxqd-EdfoXoYJlZqTxrZlBwZm4cmF9uee8dMqEueP5Ar7TCuXMpevwR5exl6FyhxOfPZJtwCwWPWSeDNShVlGhQDl5ffz2dEw/s400/Borrego_assado_VinhoMadeira_1.jpg)
O borrego é uma carne versátil, fica bem em sopa, num guisado, cozido, assado na brasa ou no forno, até já vi, no programa O Sentido do Gosto de José Bento dos Santos (que eu adoro!) fazer um presunto de perna de borrego.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglf2rnYcEGgbPRL3A_DMZ_pHlbksRAdKhMbzOjO0th0_fUCd5gcLpcFZOCvCcsZCI17WSaBfM-AnMue61s0xgdKi2gil4gm-64BNJCCbUU_HsceSrYGrTnVDkKnBX9h-atwwnfnA/s400/Borrego_assado_VinhoMadeira_2.jpg)
Ingredientes
Carne de borrego (usei metade de uma mão de borrego cortada às fatias)
3 dentes de alho
pimenta preta em grão
Sal
2 colheres de sopa de polpa de tomate
Azeite
Tomilho fresco
1 dl de vinho da Madeira
Água
Batatas
Antes de começar a preparar o prato, liguei o forno.
Fiz uma pasta no almofariz com os alhos, a pimenta e o sal. Esfreguei a carne com este tempero. De seguida coloquei a carne num tabuleiro de barro que vai ao forno. Dispus, em volta da carne, batatas novas descascadas.
Adicionei ao preparado duas colheres de sopa de polpa de tomate. Dispus o tomilho. Reguei com o vinho da Madeira e um pouco de água (meio decilitro).
Levei ao forno para assar. A meio da cozedura virei a carne, para dourar de ambos os lados.
Foi a primeira vez que usei vinho da Madeira num prato. Ficou uma delícia. Acompanhei o borrego com ervilhas cozidas, apenas com uma pitada de sal.
Quando cozo ervilhas deixo a panela destapada, assim as ervilhas ficam muito verdes. Lindas.
Fiz uma pasta no almofariz com os alhos, a pimenta e o sal. Esfreguei a carne com este tempero. De seguida coloquei a carne num tabuleiro de barro que vai ao forno. Dispus, em volta da carne, batatas novas descascadas.
Adicionei ao preparado duas colheres de sopa de polpa de tomate. Dispus o tomilho. Reguei com o vinho da Madeira e um pouco de água (meio decilitro).
Levei ao forno para assar. A meio da cozedura virei a carne, para dourar de ambos os lados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmXwhjJQKcXWelVNZZej8XwWJMFYADOqZu-tf03BqavJ22zSD-5WoqadwEgFOuNrecQIfH0Tzw3XMdRNozG5vEErHSeQL5-KRrdlb3HLwTpgld8Zo3I5csUUvFVzVWOyy1mnVExQ/s400/Borrego_assado_VinhoMadeira_3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHKMBzLafqMbTRhXHlmRL42lxmp9gVofueMUP8fYao3DXyVgmrqhWZzsQowWtsD1_OIhC3nK3v-fq_CTcjDbpCX_TRKinfHKmI8iJAn5ykPtrAbTP93uNs46QnFw9UhBL8NVUURA/s400/Borrego_assado_VinhoMadeira_4.jpg)
15 comentários :
Huuummmm! Esse borrego devia estar de se comer e chorar por mais! A julgar pelas tuas fotos... devia estar uma verdadeira delícia!Beijos.
Adorei este borrego.Está demais....beijinhos doces
Ficou com um aspecto delicioso.
Beijinhos
as fotos estao fantasticas ! se eu encontrar o vinho madeira por aqui vou fazer esta receita ! beijinhos
Gostei muito da apresentação. Deu vontade de fazer.
Você (ou alguém que faz comentários) saberia me dizer como esse "corte" é chamado no Brasil?
Seria algo como chamam os italianos de "ossobucco"?
também gosto muito de borrego pequenino ...uma verdadeira delícia!
Deve ter ficado delicioso!!! Tb adoro borrego e parece que vou ter de comprar uma garrafa de vinho da madeira...
beijinhos
Há muitas pessoas que não gostam da carne de borrego, porque não sabem tirar o veio da perna que lhe dá o mau gosto.Mas uma peça de borrego do Alentejo bem temperada como a sua e com Vinho da Madeira, não há quem resista!
Na minha aldeia, na Beira Baixa, só há cabritos, mas também são óptimos. Eu costumo temperar de véspera e lá usa-se "serpão" em vez de tomilho, ou seja são "primos" e o sabor é idêntico.
Eu como não tenho Vinho da Madeira , uso com frequência para carnes assadas o Vinho do Porto ou geropiga.As suas fotos estão muito sugestivas! Parabéns. Bjs. Bombom
Carlinhos Lima,
este corte da carne é muito comum cá em Portugal. Quando se compra um pedaço de carne, por exemplo, uma mão ou uma perna de borrego é usual pedir para cortar em fatias a carne, mas sem tirar o osso. Mas é diferente do ossobuco italiano.
Bombom,
também sou fã da carne de cabrito. "Serpão" nunca tinha ouvido falar. Vou tentar perceber o que é.
Só de olhar para estas fotos fico com água na boca! Estão maravilhosas também aquelas batatinhas que acompanham o borrego...
Beijinhos.
Anotado no meu livrinho de receitas a fazer! :)
Sandra B.
Este borrego com vinho da Madeira não deve ficar nada mal. Acho que vou experimentar. BJS
O "serpão" é uma erva aromática da família do tomilho. Encontra-se muito na Beira Baixa e é utilizado sobretudo nas marinadas para cabrito assado no forno. Dá-se bem em terrenos pobres, mas tem de ser semeado através dos raminhos que vão ganhando raizes.O sabor é semelhante ao tomilho e eu também utilizo nas carnes de vaca.Bjs. Bombom
Este prato está lindo e concerteza que o sabor não ficou atrás. Só costumo gostar da preparação feita pelo meu pai, mas este está ao mesmo nível! Ele vai ficar com ciúmes oncerteza! Bjcas
Enviar um comentário