Na revista Saberes & Sabores deste mês, foi publicada uma receita que me chamou logo a atenção. A receita é Carpaccio de Laranja com calda de Anis. Pelos ingredientes e pela imagem, ficou logo na lista das receitas a confeccionar brevemente. Este brevemente tomou forma no passado domingo.
Ingredientes:
15 g de amêndoa em fatias
50 g de açúcar
4 estrelas de anis
15 g de margarina
Água q.b.
2 laranjas
1 colher de sopa de mel
Pimenta-preta moída na hora
Folhas de hortelã fresca
1. Alourar a amêndoa numa frigideira anti-aderente em lume brando. Retirar as amêndoas e reservar.
2. No mesmo recipiente, colocar o açúcar, as estrelas de anis e a margarina. Borrifar com um pouco de água até molhar o açúcar. Levar a lume brando até ficar em ponto de caramelo claro.
3. Descascar as laranjas ao vivo e cortá-las em rodelas finas. Colocar as rodelas de laranja num prato fundo. Aproveitar todo o sumo que largarem e juntar ao caramelo.
4. Juntar o mel ao caramelo, sempre em lume brando, e deixar que se dissolva completamente no preparado. Se for necessário pode-se acrescentar um pouco de sumo de laranja, caso a calda esteja a ficar demasiado espessa.
5. Deitar a calda sobre as laranjas e deixar arrefecer.
6. Servir as laranjas com um pouco de pimenta moída na altura, com folhas de hortelã picadas e amêndoas tostadas.
Este carpaccio foi servido como sobremesa no almoço de domingo. Uma delícia. Mas não é que me esqueci de colocar a pimenta?! Uma falha que achei imperdoável! Logo eu que adoro pimenta.
6 comentários :
Mas que sobremesas tentadoras e de tão belo efeito! Parabéns pela confecção e pelas fotos que estão maravilhosas.Bjs. Bombom
È engraçado, esta receita ficou-me logo na ideia assim que a vi na revista, pois laranja e anis é uma mistura que gosto muito. Depois acabei por me esquecer, agora fiquei outra vez com vontade de a fazer.
Bjs
Além de fazer um vistão, deve ser muito agradável!
deve ficar uma maravilha... receita boa para o meu marido que adora laranjas.
já comi umas laranjas assim no restaurante Museu do Arroz mas em vez do anis tinham pau de canela, resultam numa sobremesa muito agradável.
Enviar um comentário