quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Carne de porco guisada com cenoura e chouriço

Uma das formas, que encontrei para fazer uma alimentação mais equilibrada, foi planear e pré-preparar as refeições da semana. Gosto muito de cozinhar mas, quando chego a casa tarde, cansada, confesso que tenho tanta vontade de ir para a cozinha como de ir correr. Nestes dias, ter alguma coisa já feita que me facilite a vida é mesmo muito bom.

Uma das coisas que faço nas minhas pré-preparações, é carne guisada. Faço em quantidade. Divido em doses e o que sei que não irei consumir, congelo.

Este tipo de preparação serve para uma a duas refeições, numa semana, cá em casa. A ideia não é fazer e consumir tudo logo. É fazer em quantidade e rentabilizar, congelar, por exemplo. Para terem uma ideia, a carne guisada da receita de hoje, pode dar, cá em casa, dependendo da quantidade, mas imaginemos que conseguimos fazer 4 refeições. Numa semana sirvo a carne guisada com um puré, na outra junto-lhe feijão cozido e temos uma feijoada rápida, na terceira semana sirvo com esparguete ou outra massa a gosto e, por fim, junto-lhe arroz e tenho uma carne guisada com arroz. Durante um mês, podemos comer esta carne guisada de quatro maneiras diferentes. Cozinhamos uma vez e rentabilizamos!

Rentabilizar a nossa comida, as nossas pré-preparações ajuda-nos a poupar, a evitar o desperdício, a comer de forma mais equilibrada e, ainda, ganhar tempo para fazermos o que quisermos. Quando chego a casa, se tiver que só aquecer ou fazer um acompanhamento em vez de ter que preparar um prato completo, o tempo que me sobra é precioso. É meu!

Carne de porco guisada com cenoura e chouriço

Ingredientes para 6 pessoas:
1,500 kg de carne de porco da pá cortada em cubos
60 ml de azeite
1 cebola
4 dentes de alho
2 cenouras
2 talos de aipo
1 folha de louro
1,5 dl de vinho branco
500 g de molho de tomate
500 g de passata de tomate (ou tomate triturado)
½ chouriço de carne
Sal e pimenta-preta q.b.
2 colheres de salsa picada para polvilhar


1. Colocar a carne num tacho. Adicionar a cebola e os dentes de alho picados, a cenoura cortada às rodelas e os talos de aipo picados.

2. Juntar a folha de louro e o chouriço cortado às rodelas.

3. Temperar com sal e pimenta. Regar com o vinho branco e adicionar o molho de tomate e a passata.

4. Tapar o tacho. Levar ao lume. Deixar cozinhar em lume brando durante cerca de uma hora ou até a carne estar tenra. Se necessário acrescentar um pouco de água.

5. Servir polvilhado com salsa picada.

1 comentário :

" R y k @ r d o " disse...

O aspeto é delicioso e (muito) apetitoso. Imagino o resto ....
.
Saudações cordiais.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.