sexta-feira, 22 de outubro de 2021

10 Dicas para poupar nas compras do supermercado

Poupar no supermercado ou nas idas às compras para as refeições da família é sempre uma preocupação para muitos de nós, quando se tratar de gerir e gastar o nosso dinheiro.

10 Dicas para poupar nas compras do supermercado:

1. Organizar a despensa e o congelador
Antes de irmos às compras se tivermos a despensa e o congelador organizados conseguimos rapidamente saber o que temos. Em termos de organização, podem até fazer um inventário e colocar na porta da arca congeladora e assim, sempre que colocarem ou retirarem algum alimento, é só irem assinalando.
Saber o que temos facilita-nos imenso a tarefa de escrever a lista de compras.

2. Planear as refeições da semana
Planear as refeições da semana dá-nos a noção de que ingredientes iremos precisar e em que quantidades. Aconselho-vos a escrever o planeamento semanal numa folha ou num caderno, para puderem ir consultando. Por que, não precisamos sempre de estar a fazer planeamentos novos, podemos revisitar planeamentos de semanas anteriores e a partir desses, construir novos. Imaginem que numa semana fiz carne de porco no tacho. Umas semanas depois, posso fazer essa carne e juntar-lhe cenoura e chouriço e já tenho um prato novo, usando o mesmo ingrediente base. Planear o que se come ajuda-nos a organizar as refeições da semana, a rentabilizar a nossa comida, a evitar o desperdício e a pouparmos tempo na cozinha.

3. Fazer uma lista de compras
Uma forma de poupar quando vamos às compras é fazendo uma lista. Antes de fazermos a lista, devemos planear as refeições da semana e fazer um inventário do que iremos precisar. De seguida ver o que temos na despensa, frigorífico e no congelador. De seguida, fazer então a lista.

Fazer o cruzamento com a despensa e o frigorífico é fundamental, pois, por vezes, temos os ingredientes necessários para algumas das receitas, não necessitando de comprar. Ou então, imaginem que no planeamento colocámos fazer uma carne de porco e afinal, temos no congelador, a precisar de destino, carne de frango. Podemos fazer essa substituição no menu semanal e assim retirar o item carne da nossa lista de compras.

A lista de compras ajuda-nos a comprar de forma mais acertiva e apenas aquilo que precisamos. Por vezes temos tendência a comprar ingredientes, por exemplo legumes, a pensar que nos fazem falta e depois acabam esquecidos na caixa do frigorífico. Comprem aquilo que sabem que vão usar. Se não está na lista é porque não precisam.

A lista de compras ajuda-nos a não nos esquecermos de algum ingrediente. Permite-nos poupar tempo e dinheiro. Antes de irem às compras, façam sempre uma lista!

4. Definir o valor que poderá ser gasto
Quanto é que podemos gastar? - costumam fazer esta pergunta? Têm uma noção de quanto gastam mensal ou semanalmente em comida? Façam as contas!

Estabeleçam um plafond e façam a gestão do vosso orçamento de acordo com o que é essencial. A lista de compras ajuda imenso nesta tarefa. Ao analisarem a lista de acordo com o orçamento, podem retirar o súperfulo e até diminuir quantidades. Se ajudar, na ida às compras, levem uma calculadora para terem uma noção do valor daquilo que vão colocando no carrinho de compras. Esta estratégia também nos permite reduzir o desperdício.

5. Comparar preços
Na ida às compras comparem preços, tamanhos e marcas. Tenham atenção ao preço por quilo, por vezes as embalagens são enganadoras. Pode compensar comprar em quantidades grandes. Por vezes, se comprarmos uma peça de carne inteira poderá ficar mais barata do que se comprarmos cortada.

Não se esqueçam que comparar pode ser uma forma de poupar.

6. Optar por marcas próprias
As marcas próprias costumam ser mais baratas e por isso, poderem ser uma boa opção no momento da compra. Experimentem e escolham aquelas que se adequam ao vosso gosto e necessidades. Cada família, deve avaliar o que faz sentido para si.

7. Atenção às promoções e à disposição dos produtos
As promoções são sempre uma tentação. Quando vemos determinados produtos em promoção pensamos logo que vamos poupar. Mas será mesmo assim?

Por vezes as promoções levam-nos a trazer produtos que não queremos ou que nem precisamos. É importante, perceber o que estamos a comprar sempre que optamos por produtos em promoção. Se puderem, comparem o preço dos produtos em promoção com outros da mesma gama. Imaginem, chouriços em promoção da marca X, continuam a ser mais caros do que os da marca própria. Valerá a pena comprar 5 kg de arroz porque está mais barato, quando em casa, toda a gente prefere massa? Para o que costumo cozinhar, qual o produto que faz sentido para mim? Ao responderem, façam as vossas opções.

Consultem os folhetos promocionais dos supermercados. Mas não se esqueçam, olhem para os produtos que compram habitualmente. Não deixem que promoções sejam uma forma de aumentarem a vossa lista de compras.

Nas idas às compras vejam a disposição dos produtos nas prateleiras. Por vezes, os produtos mais baratos estão nas prateleiras mais próximas do chão. Enquanto que nas prateleiras, centrais, aquelas que captam logo o nosso olhar, estão expostas as novidades e os produtos de marca, normalmente mais caros.

8. Produtos sazonais
Os produtos sazonais aparecem nos mercados em abundância e podem ser uma excelente opção quando queremos poupar. Se soubermos o preço de alguns produtos, principalmente aqueles que usamos regularmente, podemos mais facilmente fazer a compração e assim conseguir poupar.

9. Não ir às compras com fome
É importante não irmos às compras com fome ou chateados, nem em dias com muito fluxo de pessoas. Por vezes compramos coisas impulsionados com o entusiasmo do momento e ficamos felizes. Depois passados uns dias, pensamos, mas porque é que eu fui comprar aquilo, afinal nem preciso e gastei dinheiro para nada! Nas idas às compras é importante foco. As emoções, podem levar-nos a colocar, produtos que não estão na lista, como forma de compensação.

10. Produtos em fim de validade
Se for para consumir num curto espaço de tempo, pode valer a pena. Não decidam comprar apenas porque está mais barato. Comprem porque precisam e porque faz sentido tendo em conta as vossas necessidades.

Espero que estas dicas vos ajudem a poupar na próxima ida às compras!

Sem comentários :

Enviar um comentário