sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Salada de polvo com abacate


O dias quentes, de céu azul, trazem a possibilidade de aproveitarmos melhor o Verão. Vamos à praia. apanhamos sol, damos um mergulho na piscina ou no mar. Pensamos em organizar piqueniques com a família. Fazemos passeios ao final da tarde num parque ou jardim.

Nesta altura do ano, procuramos aproveitar o bom tempo da melhor forma e, para isso precisamos, também, de pensar nas nossas refeições. Quando o calor se faz sentir, os pratos frescos e coloridos é que nos sabem bem. Procuramos fazer, tantas vezes, receitas versáteis que sejam petisco ou refeição. Que possam ser pré-preparadas e que no momento de nos sentarmos à mesa se preparem, num abrir e fechar de olhos.

Quando a Pescanova me desafiou a preparar uma receita com polvo, pensei logo nos petiscos de Verão que se tornam, tantas vezes, refeição e preparei uma salada de polvo com abacate. Espero que gostem!


Salada de polvo com abacate

Ingredientes para 4 pessoas:
800 g de polvo limpo Pescanova
1 cebola roxa
1 tomate rama
150 g de tomate cherry amarelo
1/4 de pepino doce
3 rabanetes
1 abacate
Sumo de 1/2 limão
60 ml de azeite
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
Sal e pimenta-preta q.b.
1 ramo de coentros picados.


1. Colocar água numa panela e deixar ferver. Espetar um garfo na cabeça do polvo e mergulhá-lo na água a ferver por cerca de dois segundos. Repetir esta operação por 3 vezes consecutivas. Colocar o polvo na panela. Tapar e deixar cozer durante cerca de 45 minutos.

2. Depois de cozido, retirar da panela e deixar arrefecer.

3. Cortar o polvo para uma taça. Juntar a cebola picada.

4. Adicionar o tomate rama cortada em cubos, o tomate cherry amarelo cortado ao meio, o pepino cortado em pedaços, os rabanetes às rodelas e o abacate cortado em cubos e regado com sumo de limão.

5. Juntar os coentros picados.

6. Temperar com sal, pimenta, azeite e vinagre. Mexer e servir.

Sem comentários :