Próximos Eventos
Porto 26 de Setembro 2020
Sábado:
10h00 - 13h30      Workshop Pré-preparações para as Refeições da Semana
 
 
15h00 - 19h00      Workshop Pão para o Dia-a-dia
Inscrições/Vouchers: work@sott.pt   WORK espaço criativo

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Pudim de chia com leite de coco


De há uns anos para cá, decidi mudar a minha alimentação. O que me levou a fazer esta mudança foi o querer sentir-me melhor. Cheguei a um ponto em que as roupas estavam sempre apertadas, sempre que me via nas fotografias, reparava em tudo aquilo que me fazia sentir gorda. Passei a notar que andava sempre mais cansada.

Quando não nos sentimos bem, quando achamos que temos que mudar de direcção e, fazer as coisas de outra maneira, é a altura perfeita para tomarmos a decisão de agir. Mudar o nosso estilo de vida, procurarmos fazer uma alimentação mais equilibrada e saudável só depende, à partida, de cada um de nós. É certo que se tivermos a família do nosso lado, que todos decidam embarcar na viagem de mudança de estilo de vida, tudo se irá tornar mais fácil. Sozinhos, sabemos que é sempre mais difícil, mas não impossível. Temos que acreditar que a mudança só nos vai trazer benefícios em termos pessoais e sociais.

Mas a mudança não deve ser só por uns tempos. Mudar o nosso estilo de vida, tentar fazer uma alimentação mais saudável e equilibrada é uma tarefa para a vida. Todos os dias temos que cultivar as mudanças, os novos hábitos que decidimos promover.

Em que consiste fazer uma alimentação mais saudável? Há tantas respostas. Entre tanta informação, afinal o que é certo e o que é errado?

Alimentação saudável é aquela que nos fornece os nutrientes que o nosso corpo precisa. E para isso, na minha opinião, devemos tentar comer comida verdadeira. Iniciem as refeições com sopa. No prato principal, ao lado da carne e do peixe, coloquem muitos legumes e leguminosas. Evitem os doces e produtos açucarados, evitem as comidas processadas com ingredientes de que não fazemos a mínima ideia do que serão. Retirem da despensa todos os salgadinhos e outras tentações que vos chamam sempre que dá aquela vontade louca de comer. Tenham gelatinas, fruta fresca, ovos cozidos, húmus, cenouras baby, bolachas de milho, tremoços para servirem aos lanches, por exemplo. Não se esqueçam de beber água e variar o que comem. E claro, para mim, tomar o pequeno-almoço é um hábito de quem procura fazer uma alimentação equilibrada.

A comida é uma forma de felicidade. Gosto de comida colorida, ajuda-me a começar o dia com mais alegria. Para os pequenos-almoços ou lanches, os pudins de chia são uma excelente sugestão.


Pudim de chia com leite de coco

Ingredientes para 3 pessoas:
60 g de sementes de chia
115 g de água
1 colher de pasta de baunilha
1/2 colher de chá de canela em pó
400 ml de leite de coco

Ingredientes para servir:
Mel q.b.
Fruta fresca a gosto (mirtilos, framboesas, figos)
Pepitas de cacau cru
Folhas de hortelã q.b.


1. Colocar a água num frasco. Adicionar a pasta de baunilha, a canela e as sementes de chia. Mexer muito bem.

2. Adicionar o leite de coco e mexer. Passados 5 a 10 minutos, voltar a mexer.

3. Guardar no frigorífico, de preferência até ao dia seguinte.

4. Distribuir o pudim por três taças. Decorar com fruta fresca, pepitas de cacau cru e folhas de hortelã. Regar com um fio de mel e servir.

9 comentários :

  1. Esse pudim é realmente delicioso, vale muito a pena fazer.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Ola Isabel!! Excelente aspeto! Este leite não e aquele com que cozinhamos? bj grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      obrigada.
      É!Usei leite de coco e não bebida vegetal de coco.
      O leite é cremoso! ;)
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Olá, adorei a receita. Onde poderei comprar a pasta de baunilha?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana,
      encontra à venda em lojas de produtos para bolos, tipo Escola Isto faz-se. Também já comprei no El Corte Inglés no piso das cozinhas onde têm produtos para pastelaria.

      Eliminar