É tempo de ficarmos em casa. É tempo de cozinhar para a família e tentar rentabilizar a nossa comida. As idas às compras, passaram a ser pontuais. Por isso, é importante termos legumes que se aguentem frescos durante mais tempo, como por exemplo as cenouras, o aipo, as couves, as abóboras, batatas, cebolas, entre outros. Se tiverem também legumes congelados, perfeito. Em tempo de recolhimento, temos que tentar manter uma alimentação equilibrada, de preferência com frescos.
Para além de termos alguns frescos de conservação mais fácil, é importante também rentabilizarmos a nossa comida. A semana passada partilhei convosco como podem cozer e desfiar um frango, para depois usarem em diferentes receitas. Expliquei-vos também que o caldo de cozedura deve ser aproveitado. Podem usar logo, guardar no frigorífico por dois ou três dias ou então congelar.
Partilho, hoje, convosco, a receita de uma sopa onde usei o caldo de cozedura do frango e uma parte da carne cozida desfiada. As sopas são uma excelente forma de começarmos as refeições. Em tempo de recolhimento, façam sopas, pela vossa saúde.
Sopa de galinha com massa e ervilhas
( Receita adaptada de Ambitious Kitchen )
Ingredientes para 6 pessoas:
45 ml de azeite
1 cebola
3 dentes de alho
10 g de gengibre fresco
1 colher de chá de açafrão-da-Índia
2 cenouras
1 talo de aipo
1, 5 l de caldo de galinha quente
150 g de massa cuscus
200 g de frango cozido desfiado
150 g de ervilhas
Sal e pimenta-preta q.b.
1. Levar uma panela ao lume com o azeite. Assim que estiver quente, adicionar a cebola. deixar frigir um pouco e juntar os dentes de alho picados.
2. Adicionar o gengibre ralado, o açafrão, os cominhos, a cenoura e o aipo cortados.
3. Regar com o caldo quente. Quando ferver adicionar a massa. Temperar com sal e pimenta-preta a gosto. A meio da cozedura da massa, juntar o frango.
4.Quando a massa estiver cozida, adicionar as ervilhas. Deixar ferver cerca de 5 minutos e servir.
Dependendo do modo como preferirem esta sopa, poderão ter que adicionar mais caldo, dado que a massa o poderá obsorver.
2 comentários :
Muito bom, a receita, as sugestões e o bom conselho! Muitas vezes esquecemos a sopa!
Obrigada, Micaela.
Enviar um comentário