Preparar comida e congelar, pode ser tantas as vezes a solução para que entre o trabalho, cuidar da família, da organização da casa, consigamos ter as refeições prontas sem grandes preocupações.
Cozinhar para congelar deve ser feito de maneira a que consigamos preparar comida para mais do que uma refeição. Podem escolher um dia, nesse dia reservar duas a três horas e ir para a cozinha. É importante, termos escolhido, previamente, as receitas a preparar, termos os ingredientes seleccionados e os utensílios que necessitamos de usar, disponíveis.
Cozinhar é muito mais fácil quando temos um ambiente organizado e limpo. Podem até colocar uma música. Ajuda a descontrair. Cozinhar para a família é uma forma de cuidar, é um acto de amor.
Um dos ingredientes que resulta bem para fazer e congelar é a carne. Para congelar aconselha-se que façam pratos de forno, ou estufados e guisados. Fritos e grelhados, não são uma boa escolha para fazer em quantidade e congelar. Essas preparações, são boas, na minha opinião, confeccionadas e consumidas na altura. Por isso, as sugestões que vos deixo, encaixam-se em comida de tacho e de forno.
Para congelar, a comida preparada deve ser arrefecida rapidamente. Como nas nossas cozinhas não temos abatedores de temperatura, cá em casa, costumo improvisar. Para arrefecer rapidamente, coloco a panela ou tacho, sem tampa, num alguidar com água e gelo.
Depois de arrefecido, distribuir por caixas, com a respectiva etiqueta e data. Quando queremos consumir, tirar do congelador e deixar a descongelar no frigorífico. Há quem descongele no micro-ondas.
Preparar comida em grandes doses e congelar é uma excelente forma de nos poupar tempo na cozinha, deixando-nos disponíveis para outras actividades ou, para estarmos mais tempo com aqueles de quem gostamos.
10 receitas de carne para fazer e congelar:
- - Almôndegas com molho de tomate. As almôndegas podem fazer, moldar e congelar. Costumo congelar, usando um tabuleiro forrado, para que congelem separadamente. Depois de congeladas, guardar em embalagens com as doses pretendidas. E na altura de preparar juntar o molho de tomate;
- - Bolonhesa de peru;
- - Borrego guisado com grão-de-bico;
- - Cachaço de porco assado no forno;
- - Caril de borrego com grão-de-bico;
- - Caril de frango;
- - Carne à bolonhesa;
- - Carne de porco estufada;
- - Coelho estufado com cenoura e ervilhas;
- - Entrecosto estufado com cenoura.
3 comentários :
Considero que todas são boas sugestões mas, em relação ás almôndegas, quando faço, não cozinho logo. Apenas moldo e congelo.
Experimentei cozinhar e congelar com o molho e quando descongelei, o molho tinha sido absorvido pela carne.
Hoje é dia de organizar as refeições da semana, que, pelo que tenho visto é feita de maneira diferente da sua. Concordo absolutamente que cada um deve escolher o modo que mais lhe convém.
Haverá as pernas de frango com ervilhas e batata-doce e as lentilhas estufadas com cogumelos.
Obrigada pela partilha!
Um abraço do Algarve,
Sandra Martins
Olá Sandra,
a sugestão de fazer, moldar as almôndegas também é óptima. Se tivermos o molho de tomate já feito, depois na altura de cozinhar torna-se muito prático. Tudo o que nos facilite a vida é muito bem-vindo! ;)
Há várias maneiras de fazer as pré-preparações e a organização das refeições da semana. Como não gosto de ter menus fechados, faço a minha organização por preparados. Sopa, carne, legumes assados, ... Mas é isso mesmo, cada família deve seguir a dinâmica que melhor se ajusta às suas necessidades.
As perninhas de frango com ervilhas e batata-doce são maravilhosas. E as lentilhas estufadas, adoro. Estou a pensar fazer este fim-de-semana lentilhas estufadas com ovos escalfados. Acho que deve ser bom! Se resultar, depois partilho. :)
Um beijinho.
Vou começar a congelar a carne confeccionada obrigado pelas dicas
Enviar um comentário