quinta-feira, 12 de março de 2020

10 receitas de carne para fazer e congelar


Preparar comida e congelar, pode ser tantas as vezes a solução para que entre o trabalho, cuidar da família, da organização da casa, consigamos ter as refeições prontas sem grandes preocupações.

Cozinhar para congelar deve ser feito de maneira a que consigamos preparar comida para mais do que uma refeição. Podem escolher um dia, nesse dia reservar duas a três horas e ir para a cozinha. É importante, termos escolhido, previamente, as receitas a preparar, termos os ingredientes seleccionados e os utensílios que necessitamos de usar, disponíveis.

Cozinhar é muito mais fácil quando temos um ambiente organizado e limpo. Podem até colocar uma música. Ajuda a descontrair. Cozinhar para a família é uma forma de cuidar, é um acto de amor.

Um dos ingredientes que resulta bem para fazer e congelar é a carne. Para congelar aconselha-se que façam pratos de forno, ou estufados e guisados. Fritos e grelhados, não são uma boa escolha para fazer em quantidade e congelar. Essas preparações, são boas, na minha opinião, confeccionadas e consumidas na altura. Por isso, as sugestões que vos deixo, encaixam-se em comida de tacho e de forno.

Para congelar, a comida preparada deve ser arrefecida rapidamente. Como nas nossas cozinhas não temos abatedores de temperatura, cá em casa, costumo improvisar. Para arrefecer rapidamente, coloco a panela ou tacho, sem tampa, num alguidar com água e gelo.

Depois de arrefecido, distribuir por caixas, com a respectiva etiqueta e data. Quando queremos consumir, tirar do congelador e deixar a descongelar no frigorífico. Há quem descongele no micro-ondas.

Preparar comida em grandes doses e congelar é uma excelente forma de nos poupar tempo na cozinha, deixando-nos disponíveis para outras actividades ou, para estarmos mais tempo com aqueles de quem gostamos.

10 receitas de carne para fazer e congelar:

3 comentários :

Anónimo disse...

Considero que todas são boas sugestões mas, em relação ás almôndegas, quando faço, não cozinho logo. Apenas moldo e congelo.

Experimentei cozinhar e congelar com o molho e quando descongelei, o molho tinha sido absorvido pela carne.

Hoje é dia de organizar as refeições da semana, que, pelo que tenho visto é feita de maneira diferente da sua. Concordo absolutamente que cada um deve escolher o modo que mais lhe convém.

Haverá as pernas de frango com ervilhas e batata-doce e as lentilhas estufadas com cogumelos.

Obrigada pela partilha!

Um abraço do Algarve,

Sandra Martins

Laranjinha disse...

Olá Sandra,
a sugestão de fazer, moldar as almôndegas também é óptima. Se tivermos o molho de tomate já feito, depois na altura de cozinhar torna-se muito prático. Tudo o que nos facilite a vida é muito bem-vindo! ;)

Há várias maneiras de fazer as pré-preparações e a organização das refeições da semana. Como não gosto de ter menus fechados, faço a minha organização por preparados. Sopa, carne, legumes assados, ... Mas é isso mesmo, cada família deve seguir a dinâmica que melhor se ajusta às suas necessidades.

As perninhas de frango com ervilhas e batata-doce são maravilhosas. E as lentilhas estufadas, adoro. Estou a pensar fazer este fim-de-semana lentilhas estufadas com ovos escalfados. Acho que deve ser bom! Se resultar, depois partilho. :)

Um beijinho.

lurdocas66@gmail.com disse...

Vou começar a congelar a carne confeccionada obrigado pelas dicas