quinta-feira, 7 de maio de 2020

Como cozer arroz integral?


O arroz é, talvez, o rei dos cereais e nós, portugueses, somos da Europa, o país que mais consome arroz. Este cereal vai bem com tudo, seja carne, peixe ou vegetais. Seja como prato principal ou acompanhamento. Devemos ter no nosso receituário mais receitas de arroz do que de bacalhau!

A grande maioria das variedades de arroz procede de duas espécies, a Oryza sativa (arroz asiático) e Oryza glaberrima (arroz africano). As muitas variedades de arroz estão classificados pelo tamanho ou formato do grão (grão longo, médio ou curto).

Numa ida ao supermercados encontramos, facilmente, o arroz agulha, o carolino, o vaporizado, o selvagem, o basmati e o integral. Por vezes, encontramos também, o arroz vermelho e o arroz preto.

Se estamos habituados a cozinhar com arroz branco, quando passamos para o integral, possivelmente todos temos experiências menos bem sucedidas. Ou demorou muito a cozer ou, mesmo depois de deixarmos a cozer muito tempo, não ficou com a consistência desejada.

O arroz integral é um arroz ao qual não foi retirada a película protetora durante o processo de branqueamento, por isso, é rico em fibras. Todos os tipos de arroz podem ser encontrados na sua versão integral, com excepção do selvagem.

Como cozer arroz integral?

Um dos primeiros passos, é demolhá-lo, apesar de nas embalagens de arroz não constar esta indicação. É obrigatório fazê-lo? Não. Mas temos vantagens em demolhar o arroz integral.

O Dr. Joel Fuhrman, no livro Comer para Viver, diz-nos « (...) pôr os cereais integrais, como o arroz integral, o trigo mourisco ou a quinoa de molho no dia anterior faz aumentar o seu valor nutricional. Alguns dos fitonutrientes e das vitaminas são activados quando o cereal começa a germinar. Todos eles incluem fenóis quimiopreventivos que inibem o crescimento de células anormais. Demolhá-los durante 24 horas induz o estado inicial de germinação, mas os rebentos não se veem. Faz também com que o tempo de preparação seja mais curto. »

O arroz integral é muito saboroso, com uma textura crocante e fica bem em mil e um pratos. Agora, que o calor chegou, é perfeito para juntar às saladas ou para preparar uma refeição rápida.

Cozer arroz integral

Ingredientes:
300 g de arroz integral
2 l de água
1 tira de alga kombu (opcional)
Sal q.b.


1. Deixar o arroz a demolhar de um dia para o outro, ou umas horas antes de o cozer.

2. Escorrer o arroz e passá-lo por água corrente.

3. Levar uma panela com água ao lume. Quando ferver adicionar o arroz e contar 20 minutos.

4. Quando a água voltar a ferver, adicionar uma pitada de sal e a alga kombu, caso a utilizem.

5. Passados os 20 minutos, escorrer o arroz.

6. Deixar na panela mais 10 minutos tapado.

O tempo de cozedura poderá variar de acordo com o produtor e o tipo de arroz usado. Caso experimentem, depois, digam-me como correu.

7 comentários :

  1. Elisabeth Martins10/05/2020, 18:50:00

    Olá. Fiquei com uma dúvida. O arroz coze 20 + 20.m, totalizando 40 minutos ? Grata pela sua atenção. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elisabeth,
      o arroz coze 20 minutos. Escorremos e deixamos mais 10 minutos na panela, tapada.

      Eliminar
  2. Dois litros de água para 300 gramas de arroz?
    É assim?
    Obrigada
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Usa-se 2l de água para cozer o arroz e para o demolhar, que quantidade de água devo utilizar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Colocar o arroz numa taça. Adicionar água de modo a que fique com cerca de 3 dedos acima do arroz.

      Eliminar
    2. Muito obrigada e Parabéns pelo Blog.

      Eliminar