quarta-feira, 27 de maio de 2020

Como fazer noodles ou esparguete de curgete?


Noodles de curgete, zoodles ou esparguete de curgete?
São estas as designações, com que muitas das vezes, nos deparamos quando se fala da curgete cortada como se fosse esparguete.

Como fazer noodles ou esparguete de curgete? Que utensílios podemos usar?
Para fazermos os noodles ou esparguete de curgete, partilhei recentemente no Instagram do Cinco Quartos de Laranja um vídeo com os diferentes utensílios que podemos usar.

Podemos fazer o esparguete de curgete de diferentes maneiras. O esparguete de curgete é muito usado em receitas vegetarianas e isentas de glúten. É, também, utilizado por quem procura variar e incluir mais legumes na sua alimentação.

O esparguete de curgete é muito versátil. Podemos cortar a curgete desta forma e usá-la em substituição do esparguete, ou juntá-la a um prato de massa e assim incluirmos mais um legume no nosso prato. Podemos usá-la em sopas, saladas, salteada, entre muitas outras utilizações.

Para cortarmos a curgete em tiras finas a fazer lembrar o esparguete podemos usar um espiralizador. Este utensílio exige, por vezes, um pouco de esforço da nossa parte, mas o resultado final é bom.

Podemos recorrer a um cortador de juliana, é pequeno e por isso não ocupa muito espaço na gaveta da cozinha, e a uma mandolina. Os noodles de curgete feitos com estes cortadores ficam mais finos. Cortar a curgete com a mandolina é mesmo muito rápido. Mas cuidado com os dedos!

A forma mais prática de fazermos noodles é usarmos um cortador eléctrico. Há no mercado várias opções. Há até adaptadores de corte que se colocam nas batedeiras. Há varinhas mágicas que trazem utensílios que permitem cortar em juliana. É importante percebermos se o cortador deixa os noodles de curgete com muita água.

Numa ida às compras, vão ver que encontram os diferentes utensílios de que falo.

Nas minhas pré-preparações costumo fazer noodles de curgete para depois usar nas refeições da semana. Coloco-os numa caixa com papel absorvente e aguentam-se cerca de dois a três dias.

Fazer esparguete ou noodles de curgete é tão fácil!

2 comentários :

  1. Comprei um espiralizador há algum tempo e um cortador com vários formatos q penso tb dá, mas ainda não fiz… Vergonha, eu sei :) A ver se agora no verão, assim q a colheita caseira de courgettes permitir, faço os zoodles :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo-de-Mel,
      adoro curgete. Uso-a imenso.
      Experimenta.
      Um beijinho.

      Eliminar