Próximos Eventos
Lisboa 3 de Outubro de 2020
Sábado:
10h00 - 13h00      Workshop Receitas Rápidas para todos os Dias
 
 
15h00 - 19h00      Workshop de Pão para o Dia-a-dia
Inscrições/Vouchers: escola@istofaz-se.pt   218 078 640 IstoFaz-se

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Pernas de pato no tacho com legumes


Cozinhar em casa tornou-se uma realidade para muitas famílias, nos últimos tempos. Talvez por isso, tenha recebido mais mensagens a perguntarem-me indicações sobre quais os utensílios básicos que podemos ter nas nossas cozinhas. Esse foi até o tema do último directo que fiz no Instagram do Cinco Quartos de Laranja e que podem ver na IGTV.

Para começarmos a comer melhor, em casa, é importante termos a capacidade de cortar a comida, cozinhá-la e servi-la. Para que esta tarefa seja mais fácil e, agradável, é importante termos alguns equipamentos e utensílios que nos facilitem a vida.

As facas são das coisas que considero básicas a ter, numa cozinha. De preferência, um conjunto de facas que incluam uma faca de descascar e uma faca de chefe ou uma santoku. A faca do pão é essencial e, se puderem, tenham também uma faca pequena de serrilha que permita cortar tomate. Se temos um bom conjunto de facas é importante termos um amolador.

Ainda relacionado com o cortar, tenham na gaveta da cozinha uma ou duas tábuas de corte. Gosto de usar tábuas de plástico, porque não absorvem os odores facilmente e podem ser lavadas na máquina da loiça. O peso da tábua é importante para que quando estivermos a trabalhar não escorregue e salte na bancada. Antes de começar a cortar ou picar, costumo colocar, sempre, por baixo da tábua, uma folha de papel absorvente ligeiramente humedecido.

Gosto de ter, também, uma vara de arames, copos e colheres medidoras, um tapete de silicone, taças e tigelas para misturar ingredientes ou fazer marinadas - de preferência de vidro ou cerâmica, para não absorverem sabores - e diferentes tipos de escorredores. Adoro ter um espremedor de alho e um ralador.

Pinças, espátulas, esmagador de batata, concha, escumadeira, um termómetro, tabuleiro e travessas de forno, dão sempre imenso jeito. Um centrifugador de legumes, para secar as folhas depois de lavadas, que tanto uso nas saladas, é muito útil. Colheres de pau e luvas de forno, cá em casa, nunca são demais.

Na minha cozinha, é fundamental ter uma chaleira eléctrica, um processador e um liquidificador. Apesar de ter um robot de cozinha onde faço todas as semanas, sopa, a verdade é que não dispenso ter uma varinha mágica.

Na cozinha, é também importante termos, pelo menos, duas frigideiras. Uma antiaderente e uma de inox, com um fundo espesso, que nos permita, por exemplo, fazer um bife. É importante termos um conjunto de, pelo menos, um tacho e uma panela. Confesso que tenho um conjunto, com tachos e panelas de diferentes tamanhos. Caso possam fazer este investimento, terão mais possibilidade de escolha. Se cozinhamos em casa, vamos precisar de caixas para guardar a comida no frigorífico ou congelador.

Cá em casa, tenho também tachos de ferro fundido. Estes tachos conduzem o calor de forma muito eficaz e são bastante versáteis. Uso-os para cozer pão. São óptimos para fazermos risotto, assim como, estufados. Adoro fazer assados de forno nos tachos de ferro fundido. Ficam tão bons! Mesmo para quem vai começar a cozinhar, este pode ser um bom investimento para a vossa cozinha.


Pernas de pato no tacho com legumes

Ingredientes para 4 pessoas:
4 pernas de pato
1 colher de sopa de azeite
150 ml de cerveja
3 cenouras
3 cherovias
8 chalotas
1 ramo de tomilho
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Temperar as pernas de pato, depois de limpas, com sal e pimenta.

2. Levar uma frigideira, antiaderente, ao lume com o azeite. Assim que estiver quente colocar as pernas de pato e deixar alourar de um lado e depois virar. Reservar.

3. Retirar a gordura da frigideira e levá-la ao lume com a cerveja, mexer para retirar algum do caramelizado que ficou agarrado. Deixar ferver cerca de 4 a 5 minutos, para reduzir um pouco a cerveja.

4. Colocar as chalotas num tacho de ferro fundido, juntamente com as cenouras e cherovias, previamente cortadas em pedaços.

5. Dispor as pernas de pato no tacho com os legumes. Adicionar um ramo de tomilho.

6. Regar a carne e os legumes com a redução de cerveja. Tapar.

7. Levar ao forno pré-aquecido a 160ºC durante cerca de 2 horas.

3 comentários :

  1. Hmm, ficaram mesmo apetitosas! Bjinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo-de-Mel,
      os assados no forno são tão práticos e assim na cocotte, fica tão bons.
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Não tenho cocotte, será que fica bem num tacho de barro?

    ResponderEliminar