Um dos sinais nos mercados de frutas e legumes da chegada dos dias quentes é a abundância de curgetes. Verdes, brancas, laranjas, amarelas, riscadas a verde e branco, redondas ou alongadas, chegam em grande força, para nossa satisfação, entre Maio e Julho, apesar de as encontrarmos já durante todo o ano, à venda. A curgete é da família das abóboras, parente próximo do pepino e do melão. Apesar das diferentes variedades, todas as curgetes se caracterizam por um sabor delicado, e todo o legume é comestível, desde a casca, polpa e sementes.
A palavra portuguesa, curgete, vem do francês courgette que significa pequena abóbora. É conhecida no Brasil como abobrinha e foi Cristóvão Colombo que trouxe as sementes do Novo Mundo para Espanha. A curgete tem múltiplas utilizações na cozinha. Entre tantas outras coisas, pode substituir a batata nas sopas.
Tenras, cortadas em fatias finas, fazem deliciosas saladas. Grelhadas e servidas com lascas de queijo e um fio de azeite, são de comer e chorar por mais. Recheadas com legumes e queijo fazem-nos sonhar com dias bonitos. Podem ser usadas em bolos, em suflés, pães e transformadas em compota. Servem de acompanhamento a carne e a peixe. Combinam bem com pratos de massa ou arroz. É ingrediente obrigatório no conhecido prato francês ratatouille, cuja preparação, no filme com o mesmo nome, conquistou o exigente crítico de gastronomia, Anton Ego.
As flores de curgete, tanto as femininas como as masculinas, são também comestíveis, apesar de nos mercados nacionais ainda ser difícil encontrá-las. Tornam-se uma verdadeira iguaria quando fritas previamente passadas por polme, recheadas ou usadas em tartes. Experimentem juntá-las a uns ovos mexidos para servir com torradas ao pequeno-almoço. Delícia! As curgetes são um excelente alimento para colocar no prato este Verão!
E para vos inspirar, deixo-vos uma receita muito prática, que pode ser servida como entrada, lanche ou para uma refeição rápida num dia de sol.
Tostas com queijo cottage e curgete
Ingredientes para 6 pessoas:
1 curgete
Sal q.b.
1/4 de limão
Azeite q.b.
Pimenta-caiena q.b.
180 g de queijo cottage
6 fatias de pão
Pimenta-preta q.b.
Sementes de sésamo pretas q.b.
1. Cortar a curgete, em fatias finas, para uma taça.
2. Temperar a curgete com sal, sumo de limão, azeite e uma pitada de pimenta-de-caiena. Mexer e reservar.
3. Torrar as fatias de pão.
4. Barrar o pão torrado com o queijo cottage.
5. Distribuir as fatias de curgete pelo pão.
6. Temperar com pimenta preta, acabada de moer, e polvilhar com as sementes de sésamo. Servir.
Sem comentários :
Enviar um comentário