segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Bacalhau com batata a murro e broa de milho

A origem do bacalhau é um factor determinante, para muitos de nós, no momento de comprar o produto rei da mesa da Consoada. Queremos partilhar com a família, sempre o melhor. A convite do Bacalhau da Islândia, trago-vos uma deliciosa receita para servirem nesta quadra festiva.

O bacalhau da Islândia permite normalmente postas altas, com lascas suculentas e com um sabor único, resultado das águas ricas e geladas do Atlântico Norte que proporcionam o habitat perfeito para este bacalhau. Os pescadores da Islândia, há séculos, que reúnem conhecimento e sabem onde encontrar os melhores locais para pescar este tão apreciado peixe.

A tradição pede bacalhau cozido, mas podemos sempre apresentá-lo de forma igualmente saborosa, fazendo as delícias de quem mais gostamos. Para este Natal, deixo-vos a receita de uns suculentos e aveludados lombos de bacalhau da Islândia com batatas a murro e broa de milho. Fica tão bom!

Bacalhau com batata a murro e broa de milho

Ingredientes para 4 pessoas:
4 lombos de bacalhau da Islândia demolhados
Talos de coentros (ou de salsa) q.b.
500 g de batatas pequenas para assar
2 cebolas
5 dentes de alho
150 ml de azeite
1 folha de louro
60 g de broa de milho
Sal e pimenta-branca q.b.
1 colher de sopa de coentros picados
1 molho de grelos


1. Cozer as batatas cerca de 15 minutos. Escorrer.

2. Colocar as batatas num tabuleiro de forno. Polvilhar com sal grosso e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos. Depois de assadas, retirar o excesso de sal e pressioná-las com os dedos para abrirem. Reservar.

3. Levar um panela com água ao lume. Adicionar um dente de alho e os talos de coentros. Assim que ferver, adicionar um fio de azeite e os lombos de bacalhau. Desligar o lume. Tapar a panela e deixar o bacalhau escalfar durante 10 minutos.

4. Levar uma frigideira ao lume com 45 ml de azeite. Quando estiver quente, colocar as cebolas cortadas em meias luas finas e a folha de louro. Deixar frigir um pouco e adicionar os restantes dentes de alho picados. Deixar refogar até a cebola estar macia.

5. Triturar a broa de milho. Limpar e cozer os grelos em água temperada com sal.

6. Colocar metade da cebolada numa travessa de forno. Ao meio dispor os lombos de bacalhau da Islândia e em volta as batatas assadas.

7. Distribuir a restante cebola por cima dos lombos de bacalhau. Polvilhar com a broa de milho.

8. Regar o preparado com o restante azeite. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos, ou até a broa estar dourada.

9. Ao retirar do forno polvilhar com os coentros picados. Servir com os grelos cozidos.

4 comentários :

Maria disse...

O meu favorito
Beijinho MJC

Laranjinha disse...

Maria,
fica tão bom.
É um dos meus pratos preferidos de bacalhau.
Um beijinho.

" R y k @ r d o " disse...

Um prato que adoro. Bacalhau como de qualquer maneira... até cru.
.
Votos de um Natal muito feliz, recheado de amor, saúde, prosperidade.
Que o sol brilhe sempre em seu coração

Anónimo disse...

Boas ideias, muito obrigada.