terça-feira, 31 de maio de 2022

Salmão no forno com limão e aneto

Este ano, tenho vos falado pouco das minhas leituras. Desde os confinamentos que acho que perdi alguns ritmos. Normalmente, costumo elaborar listas de livros que quero ler, sejam romances ou livros de cozinha. Nos últimos dois anos, abrandei as leituras. A leitura é um processo. Para lermos, temos que ter a cabeça no sítio, temos que ter a capacidade de nos focarmos e, houve alturas, em que não estava disponível.

Ler é um exercício que exige de nós, para além do tempo, vontade. Vontade de entrar nos livros de viajar nas palavras, de aprender. Há livros que gosto de ler no Verão, leituras mais leves, romances. Há livros que escolho ler para quando faz frio e os dias são mais cinzentos. Livros em que gosto de fazer anotações. De sublinhar ideias, de me inspirar.

Neste dias, comecei a ler o livro A Cozinha Inglesa de Miss Eliza de Annabel Abbs. Um romance que conta a história ficcionada de Eliza Acton, pioneira da escrita culinária e autora da obra que ficou conhecida como « o maior livro de culinária britâniio de sempre. » Na sua obra, Eliza colocou nas receitas a lista de ingredientes e as respectivas quantidades, separados do método de preparação, elementos que hoje nos parecem tão óbvios, mas que revolucionaram o modo como hoje escrevemos uma receita. Ainda vou no início e estou a adorar. Uma escrita deliciosa. É uma leitura excelente para esta altura do ano ou, para lerem nas férias.

E para acompanhar as leituras, deixo-vos a receita de salmão no forno com limão e aneto. Uma receita prática e que resulta muito bem. Espero que gostem!

Salmão no forno com limão e aneto

Ingredientes para 3 pessoas:
3 tranches de salmão (aproximadamente 600 g)
1 colher de sopa de azeite
Sumo e raspa de ½ limão
2 dentes de alho espremidos
½ colher de chá de aneto seco
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Dispor o salmão numa travessa de forno.

2. Numa taça misturar o azeite com a raspa e sumo de limão, o alho, o aneto, sal e pimenta.

3. Regar o salmão com a mistura. Deixar a marinar cerca de 10 a 15 minutos.

4. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 15 minutos.

4 comentários :

- R y k @ r d o - disse...

Aspeto delicioso. Mham mham mham
.
Saudações cordiais… semana feliz
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

CS disse...

Descongela previamente o salmão?

Laranjinha disse...

Sim, descongelo.

Laranjinha disse...

Obrigada, Ryk@rdo.