quarta-feira, 11 de maio de 2022

Carne de porco guisada com chouriço e batatas

A carne de porco é muito versátil e saborosa, para além de a encontrarmos à venda com diversos cortes, o que nos ajuda a pensar e, a variar, a forma como a cozinhamos. Cá em casa, apreciamos muito o entrecosto, o lombinho, as bochechas, o cachaço e a carne da pá ou da perna, para além, de toda a variedade de enchidos que se fazem a partir da carne de porco.

Esta carne pode ser cozinhada de mil e uma maneiras. A versatilidade, os diferentes cortes, as diversas possibilidades de combinação tornam a carne de porco uma excelente opção para quem cozinha, em casa e, precisa de planear e organizar refeições da semana. A pensar nisso, deixo-vos a receita de carne de porco guisada com chouriço e batatas, uma receita para as refeiçoes em família. Espero que gostem!

Esta receita foi desenvolvida no âmbito da campanha europeia de incentivo ao consumo de carne de porco, intitulada Let’s Talk About Pork From Europe.

Carne de porco guisada com chouriço e batatas

Ingredientes para 4 pessoas:
1 kg de carne de porco cortada em rojões
1 cebola
1 folha de louro
3 dentes de alho
¼ de chouriço cortado às rodelas
1 cenoura cortada às rodelas
1 colher de chá de paprica
400 g de tomate pelado
50 g de polpa de tomate
2 dl de vinho branco
2 dl de água
350 g de batata
300 g de batata-doce de polpa laranja
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Levar o azeite numa panela ao lume. Adicionar a cebola e a folha de louro e deixar frigir um pouco.

2. Acrescentar o alho picado e a o chouriço cortado às rodelas. Acrescentar a cenoura cortada às rodelas. Deixar refogar um pouco.

3. Juntar a carne. Temperar com sal e pimenta.

4. Adicionar o tomate, a polpa de tomate, a paprica e o vinho branco. Mexer.

5. Tapar o tacho e deixar cozinhar em lume baixo durante cerca de 45 minutos ou até a carne estar cozinhada. Ir mexendo.

6. Acrescentar a água. Juntar as batatas cortadas em pedaços. Tapar o tacho e deixar cozinhar até as batatas estarem cozidas. Se necessário rectificar os temperos.


Sem comentários :