quarta-feira, 30 de junho de 2021

Lombos de coelho confitados com mostarda e ervas frescas

A carne de coelho é uma carne com pouca gordura, o que a torna uma opção muito equilibrada. Hoje em dia, encontramos esta carne com novos cortes como coxas, lombos e meio coelho cortado, o que nos facilita imenso a vida na cozinha.

A carne de coelho prepara-se facilmente, é muito verstáil e pode ser a solução para muitas das refeições para a família ou, até, para os dias em que queremos levar comida para o trabalho. Na próxima ida ao supermercado, não se esqueçam de incluir esta saborosa carne na vossa lista de compras.

Dos novos cortes ainda não tinha experimentado os lombos. Este corte é maravilhoso, perfeito para grelhar, saltear, panar ou confitar.

No âmbito da campanha europeia de incentivo ao consumo de carne de coelho, este ano intitulada, Carne de Coelho – O Segredo da Dieta Mediterrânea, deixo-vos, uma deliciosa receita, lombos de coelho confitados com mostarda e ervas frescas. A família vai adorar!


Lombos de coelho confitados com mostarda e ervas frescas

Ingredientes para 4 pessoas:
1,100 kg de lombos de coelho
4 a 5 colheres de sopa de mostarda Dijon
5 chalotas
1 ramo de coentros
1 ramo de tomilho
1 folha de louro
5 dentes de alho
1 colher de chá de pimenta-preta em grão
250 a 300 ml de azeite
Sal q.b.


1. Colocar os lombos de coelho numa taça e adicionar o sal e a mostarda. Mexer de modo a que a carne fique bem envolvida com o tempero.

2. Dispor a carne num tacho de ferro fundido. Dispor as chalotas cortadas ao meio, o ramo de coentros, o tomilho, o louro, a pimenta em grão e os alhos esmagados. Regar com azeite de modo a que a carne fique tapada.

3. Tapar o tacho. Levar ao forno pré-aquecido a 100ºC durante cerca de 1h00 a 1h15, ou até a carne estar cozinhada.

Servir os lombos de coelho com arroz, legumes salteados ou um puré. O azeite que sobrar do confitado, pode ser coado e usado, por exemplo, na preparação de uma sopa ou de um salteado.

4 comentários :

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Que bom aspeto.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2021/06/creme-de-marisco.html

Laranjinha disse...

Olá Clarinha,
obrigada.

- R y k @ r d o - disse...

Imagino um prato delicioso...aspeto delicioso.
.
Cumprimentos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Laranjinha disse...

Obrigada, Ryk@rdo.