sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Dobrada com feijão branco


Há pratos que lembram os almoços em família. Um dos pratos que fazemos para partilhar em família, é o Cozido à Portuguesa. É um prato para dias de festa. Ou melhor, na minha família, fazemos uma festa em dia de cozido.

Outros pratos, que me lembro, que a minha mãe chegou a fazer quando juntávamos muitas pessoas à volta da mesa são, por exemplo, a mão de vaca guisada com grão ou molhinhos guisados com feijão branco. Têm as receitas no livro Petiscos e Miudezas à Portuguesa. São maravilhosas, para quem gosta deste tipo de comida.

Outra receita que se fazia, muitas vezes, era a dobrada. Prato que adoro e que já não comia há vários anos. Um destes dias, para um almoço de domingo, pensei: É hoje que faço uma dobrada de vaca guisada com feijão branco. E assim foi. Às vezes sabe bem fazer pratos para matar as saudades que a nossa memória teima em avivar.


Dobrada com feijão branco

Ingredientes para 6 pessoas:
1 cebola
3 dentes de alho
1 folha de louro
50 ml de azeite
3 cenouras
150 g de polpa de tomate
1 kg de dobrada cozida
600 ml de caldo de cozer a dobrada
Piripiri q.b.
1 ramo de salsa
1/2 chouriço de carne
1/2 chouriço de sangue
600 g de feijão branco cozido
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Refogar a cebola e os dentes de alho picados com a folha de louro no azeite.

2. Juntar a polpa de tomate e as cenouras cortadas em rodelas. Deixar cozinhar um pouco.

3. Adicionar a dobrada cortada em pedaços, o caldo de cozedura, uma pitada de piripíri a gosto e o ramo de salsa atado, reservando um pouco para polvilhar. Temperar com sal e pimenta.

4. Quando a cenoura estiver cozida, juntar os enchidos cortados às rodelas e o feijão branco. Se necessário rectificar os temperos. Deixar ferver dois a três minutos.

5. Ao servir, retirar a folha de louro e o ramo de salsa.

6. Servir polvilhado com um pouco de salsa picada.

1 comentário :

Laranjinha disse...

Obrigada, Susana.
Um beijinho.