quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Perna de borrego assada em papelote


A mesa tem um papel tão importante na construção da nossa humanidade. Ontem, festejámos em família, à mesa, o aniversário do meu sogro Joaquim. Houve risos, conversas, comida, bolo de chocolate, fruta e café. Mas o principal, destes momentos, são aquilo que os outros nos dão. Eles são o alimento para o nosso bem-estar, para a nossa alma. O convívio, a partilha, ajudam-nos a ser melhores. A mesa é local de celebração, mata-nos a sede e a fome, e ajuda-nos a construir valores.

José Tolentino Mendonça, na sua obra Elogio da Sede, diz-nos:
« Porque é que nos sentamos à mesa uns com os outros para tomar uma refeição? Não será apenas por razões materiais ou económicas, mas sobretudo por razões de vida. Sentamo-nos juntos em torno do alimento, porque nos alimentamos não só de comida, mas uns dos outros. Temos uma verdadeira necessidade da presença, da hospitalidade, da palavra, do cuidado e do afecto dos outros. À volta de uma mesa reconhecemo-nos melhor, alimentamo-nos mutuamente com um alimento invisível: o da relação. »

Comer é um acto comunitário. A mesa liga-nos uns aos outros. Reconforta-nos. Comer com os outros é uma forma de felicidade, porque a nossa fome não é só de pão. A receita que vos deixo, hoje, é para ser partilhada, à mesa, com aqueles que vos alimentam a alma.


Perna de borrego assada em papelote

Ingredientes para 6 pessoas:
1 perna de borrego pequena (aproximadamente 1,100 kg)
12 dentes de alho
1 colher de chá de sálvia seca
Sal e pimenta-preta q.b.
40 ml de azeite
1 colher de sopa de manteiga


1. Fazer uns cortes na perna de borrego e introduzir os dentes de alho. Se os alhos forem muito grandes, cortá-los ao meio.

2. Temperar com sal, pimenta e a sálvia.

3. Colocar a perna de borrego numa folha de papel de alumínio. Para manter os sucos, podem colocar uma folha de papel vegetal entre o alumínio e a carne.

4. Distribuir a manteiga pela carne. Regar com o azeite. Fechar o papelote.

5. Levar ao forno pré-aquecido a 170ºC durante 2h15.

Sem comentários :