terça-feira, 25 de Janeiro de 2011

Salada de espargos com ovo quente

Ontem voltei a ser surpreendida. Por volta da hora de jantar tocaram à campainha. O Ricardo atende e passados uns minutos chega à sala com uma caixa. Dei logo pulinhos de contente ao reconhecer a proveniência da encomenda. Achei que ali deveria haver qualquer coisa para mim! ;)

No Natal recebi dois livros da minha lista de pedidos, Garlic and Sappires: The secret life of a critic in disguise de Ruth Reichl e The sweet life in Paris: Delicious Adventures in the world´s most glorious - and perplexing - city de David Lebovitz, que entretanto já comecei a ler. Para além destes recebi também The Flavour Thesaurus de Niki Segnit.

Um destes dias, assim sem esperar fui surpreendida com o Around My French Table de Dorie Greenspan, que andava cheia de curiosidade e que depois de o abrir correspondeu às minhas expectativas. Tanto que resolvi fazer logo uma das receitas da Dorie, uma salada de espargos com ovos e bacon que resultou muito bem.


Ingredientes:
1 molhinho de espargos
2 ovos grandes à temperatura ambiente (um por pessoa)
nozes ou avelãs tostadas
salada de folhas mista
8 fatias de bacon

1. Colocar uma panela com água e sal ao lume. Quando começar a ferver adicionar os espargos previamente arranjados e deixar cozinhar durante 4 minutos. Retirar e colocar os espargos num recipiente com água fria. Escorrer bem os espargos deixá-los a escorrer sobre papel absorvente.

2. Numa frigideira alourar o bacon.

3. Colocar um recipiente com água ao lume. Quando ferver adicionar os ovos um a um com cuidado para não se partirem. Cozer os ovos durante 6 minutos. Depois colocar os ovos e água fria e descascar.

4. Servir a salada num prato ou em pratos individuais, colocando a mistura de folhas mista, espargos, o bacon cortado em pedaços o ovo aberto e nozes picadas grosseiramente.

5. Servir com o molho vinagrete.

Molho vinagrete:
1 colher de chá de mostarda Dijon
1 colher de sopa de vinagre de framboesa
3 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta q.b.

1. Colocar os ingredientes numa taça e mexer muito bem com uma vara de arames.


A surpresa desta salada para mim foi o ovo. Foi a primeira vez que cozi ovos em que o interior ficasse líquido. É óptimo.

Já agora, ontem dentro da caixa vinha A Homemade life: Stories and recipies from My Kitchen Table de Molly Wizenberg que tinha pedido, e Food From Many Greek Kitchens de Tessa Kiros de que não estava à espera! É tão bom ser agradavelmente surpreendida! :)

15 comentários:

  1. Só boas surpresas, assim vale a pena :)

    Gostei tanto do livro da Molly! Pareceu-me tão verdadeiro e tão simplesmente bem escrito, irresistível. Esse da Tessa Kiros ainda não conheço, mas vou já já cuscar. O da Dorie Greenspan também está na minha lista.
    E já vi que depois da recomendação da Suzana, andamos todas no Flavour Thesaurus ;)

    Beijo grande *
    Mariana

    ResponderEliminar
  2. Mas afinal não era o pai que fazia anos???....
    Que bom, presentes sem contar.
    Sabem mil vezes melhor!
    Babette

    ResponderEliminar
  3. este prato é simplesmente delicioso... espargos... ovos... :D bjs*

    ResponderEliminar
  4. Cá por estes lados e por influência de "nuestos hermanos" os espargos já ganharam um lugar de destaque na nossa cozinha...
    Esta tua sugestão parece-me a desculpa perfeita para ir ao supermercado reabastecer-me.... heheheh....
    Obrigado pela tua partilha....
    Beijinhos nossos...

    ResponderEliminar
  5. Tantas surpresas! Que maravilha!
    E esses espargos estão simplesmente fabulosos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ficou maravilhosa a Salada, e que boa surpresa!!

    Esse ovinho com a gema a escorrer, meu Deus, não podes tirar fotos tão boas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Nunca fiz espargos!! Comi uma vez e não fiquei muito fã, mas o meu marido têm-me pedido e esta semana comprei. Não sabia muito bem o que fazer com eles, agora já sei. Vou experimentar esta salada!!! Parece-me muito bem!!!

    ResponderEliminar
  8. A salada ficou com um aspecto fantástico e o ovo cozido mas com gema líquida deve ficar bastante bom, tenho de testar :) beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha!! Gosto muito destas tuas combinações... embora eu e os espargos.... mas está tão bonita e aposto que ficou boa boa!

    ResponderEliminar
  10. Uma refeição cheia de cores e sabores diferentes! Ficou linda essa Salada de Espargos e o molho é como a cereja em cima do bolo. Gostei muito e as fotoa estão fantásticas! Parabéns, Laranjinha! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  11. Olá Laranjinha!
    Confesso que tenho ao longo dos anos tentado "aprender" a gostar de espargos.......mas... continuo a não morrer de amor por eles!
    Mas, esta sua salada, talvez pelas cores apelativas...e para fazer a vontade ao meu marido (que adora espargos)vou tentar reproduzi-la hoje para o jantar!
    Depois conto!
    Beijinho
    Ana Maciel

    ResponderEliminar
  12. Olá Ana,
    espero que corra bem. Fico a aguardar o resultado!

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Olá Laranjinha,
    Então cá estou eu a "reportar" o resultado:
    Gostei e o meu marido gostou ainda mais!
    Fiz três alterações - como o C. não aprecia as saladas de vários verdes, fiz só com alface iceberg que é a que gostamos mais. Acrescentei cogumelos frescos às lascas que foram a grelhar com as fatias de bacon. Acompanhamos com torradinhas de pão de centeio e soube mesmo bem! Sem dúvida a repetir!
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar
  14. Ana,
    fico muito contente que tenham gostado. A ideia os cogumelos parece-me excelente.
    Um beijinho

    ResponderEliminar