quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Uma receita e alguns desejos para 2011

Quando se faz uma passagem de ano em casa, acabamos sempre por ter sobras. Enquanto cá por casa continuamos a tentar acabar algumas das coisas que sobraram, gostaria de vos dar a receita de uma das entradas que fiz para a noite de passagem de ano, peras caramelizadas com queijo fresco e salada.

Ingredientes:
4 peras
40 g de margarina
4 colheres de sopa de açúcar demerara (usei açúcar branco)
4 colheres de sopa de vinagre de framboesa
2 queijos frescos grandes
mistura colorida de alfaces
50 g de miolo de noz partido grosseiramente


1. Descascar as peras, conservando os pés. Cortar as peras em rodelas com cerca de um dedo de espessura.

2. Derreter a margarina numa frigideira antiaderente e alourar as rodelas de cada pêra, de ambos os lados. Polvilhar com um pouco de açúcar e deixar caramelizar um bocadinho.

3. Retirar as rodelas da pêra e repetir com as restantes.

4. Deitar o resto do açúcar na frigideira, adicionar o vinagre de framboesa e deixar ferver em lume brando até espessar um pouco.

5. Cortar os queijos em rodelas.

6. Colocar a mistura de alfaces em quatro pratos. Por cima colocar em círculo e alternadamente as rodelas de pêra e de queijo fresco. Regar com a redução de vinagre e salpicar com o miolo de noz.

Esta entrada é muito agradável e surpreende pela combinação pouco usual de pêra e queijo fresco. A receita é da revista Saberes e Sabores (Setembro de 2008) e na imagem que documenta a receita, a pêra encontra-se na vertical, mas eu não consegui que nenhuma ficasse, porque talvez as tenha cortado mal. Na altura não pensei, descasquei normalmente as peras e penso que deveria tê-las cortado de forma a que última fatia servisse de base. Enfim, acabou por resultar na mesma. E o mais importante, é que os meus convidados gostaram. ;)

Com a chegada do novo ano, chegam também novos desejos e/ou objectivos. Fazem-se votos para o novo ano. Uma das formas que tenho para me organizar é fazer listas, grandes listas, pequenas listas, listas das tarefas a executar num dia, etc. E claro, tenho que ter sempre uma agenda. Para 2011 fiz uma lista que envolve alguns desejos gastronómicos. E desejos, são desejos. Algo que gostaria que acontecesse, mas que não depende só da minha determinação em concretizá-los. Mas vou tentar! :)

Experiências na cozinha
Este ano gostaria de fazer:
- Massa fresca;
- Macarrons;
- Tiramisu;
- Panna cotta;
- Queijo fresco;
- Pão sem recorrer à máquina do pão;
- Alheiras;
- Iogurtes e gelados.

Viagens e passeios
Durante este ano ficaria feliz se conseguisse:
- Visitar o museu da Pesca do Atum (Tavira) e o Museu da Massa (Roma);
- Apanhar cogumelos e espargos selvagens;
- Contemplar um cerejal em flor;
- Provar túberas;
- Comer croissants em Paris; uma francesinha no Porto e uma caldeirada na Nazaré;
- Comprar especiarias em Marrocos;
- Pescar.

Amigos
Espero este ano:
- Retomar o projecto das pizas com amigos cá em casa;
- Combinar mais encontros de almoços e/ou jantares.

Leituras
Era tão bom se conseguisse ler:
- The Sweet Life in Paris de David Lebovitz (já comecei);
- Garlic and Sapphires de Ruth Reichl;
- The Art of Eating de M.F.K. Fisher;
- O Azeite em Portugal direcção de José Manuel Baptista de Gouveia;
- My Life in France de Julia Child e Alex Prud´Homme;
- Fisiologia do Gosto de Brillant-Savarin;
- A rota das especiarias de John Keay;
- O Sabor da Conquista de Michael Krondl;
- 100 Food Experiencies to Have Before You Die de Stephen Downes;
- Medium Raw de Anthony Bourdain.


E vocês, também fazem listas? Quais os vossos desejos gastronómicos para 2011? Alguma visita imperdível? Um restaurante a conhecer? Um passeio? Um workshop? Uma feira? Digam-me o que pensam. Os vossos comentários e sugestões são sempre bem-vindos!

27 comentários :

Deborah Martin Salaroli disse...

Que sobras, que nada... Tava uma delícia, não é? Hum, daqui eu salivei. Simples e levíssima!

Quanto aos desejos para esse ano, acho que vou copiar de vc a ideia. Ainda ,ão tinha pensado nisso antes, mas nunca é tarde, afinal o ano acabou de começar...

Bjs
Deborah

www.delicias1001.com.br

+++Ah, tá rolando uma blogagem coletiva lá no meu blog e eu ficaria super feliz se vc participasse... Entra lá e vê se publica alguma coisa junto com a gente.

Isabel (pipoka) disse...

Eu faço listas mentais, mas de desejos mais vagos... talvez por isso mais dificilmente os cumpro. Tenho de ser mais concreta como tu!

Quanto à culinária, o meu desejo é ser mais organizada com livros e receitas para que possa fazer tudo o que tenho marcado. As viagens neste ano serão rumo ao Faial, para concretizar o desejo de ter a minha casa terminada, pronta a receber amigos nas próximas férias ;-). E os livros... pois é, o meu maior desejo: retomar os meus velhos hábitos de leitura compulsiva.

Olha, tenho uma proposta em relação às massas: um almoço dominical em que o prelúdio será a feitura de massa fresca. A minha máquina está à disposição!

bjs

Tangerina disse...

Amei estas peras assim que as vi ;) Deviam estar fantásticas!

Já fiz mais listas do que aquelas que faço actualmente, mas à cabeça vem um curso de prova de vinhos que ando a adiar... vamos? :)

Beijinhos,
Carlota

Anónimo disse...

Tantos projectos e tão concretos! Tu és a super organizada, Laranjinha :)
Também gostava de fazer massa fresca, posso colar-me à proposta da Pipoka? ;)
Macarons já fiz e dão tanto trabalho e tantas dores de cabeça... Mas são deliciosos, também gostava de fazer outra vez. Pão sem a máquina do pão faço imensas vezes, a minha está praticamente reformada :)
Viagens... são tantos os sonhos que se começo a pôr em papel tenho para a vida toda. Mas para a francesinha no Porto há sempre tempo, anda!

Dos livros que tens na tua lista tenho para ler o The Art of Eating (mas acho que terá de ser devagar). Fiquei curiosa com o do azeite, A rota das especiarias e o 100 food experiences. A fisiologia do gosto já dou que chegue nas aulas. E o Medium Raw foi um bocadinho desilusão, já que o homem resolveu retratar-se de algumas coisas que disse no Kitchen Confidential. Enfim, casou, teve uma filha, ficou soft ;)

Já as pêras, vão directas para a minha lista, que já no post anterior me tinham piscado o olho.
Que o ano seja maravilhoso e que daqui a 360 e qualquer coisa dias estejas a contar como realizaste tudo o que desejavas!

Beijo *
Mariana

Raquel Alabaça disse...

Acho que a apresentação ficou bonita e certamente bem apetitosa.

Não sou de fazer muitos plenos, vou tendo objectivos ao longo do ano, mas tenho 1 que ainda não concretizei um workshop de comida Japonesa, gostava mesmo.
Ainda ontem disse ao meu marido que este ano devíamos ír aos espargos, porque no ano passado não apanhámos nem 1. E na familia é tradição!
Na Nazaré gosto é da açorda no pão!

Espero que realizes grande parte dos teus desejos.

Beijinhos e Bom ano

Sandra G disse...

Espero que consigas realizar tudo aquilo que descreves.
Adorei essa salada, muito simples mas requintada.

Bjs

Babette disse...

Tão organizada!...

Eu até listas de listas faço!....
É compulsivo, eu sei.

Mas estas listas de "coisas boas da vida" ainda não as formulei assim de forma tão ordenada....
Pensando agora sobre o assunto:

- quero fazer mais almoços e jantares "Babette" com amigos e família;
- fazer cheesecake
- fazer mais pão em casa (e sem máquina, que a minha avariou de vez...)
- fazer pão de deus
- ler mais
- passear mais
- brincar mais com os gémeos

Quanto à francesinha no Porto....
posso fazer-vos companhia ;)

Um Bom ano!!!!

PS. O My life in Grance lê-se de um fôlego!...

Wservir disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Gisela disse...

Laranjinha,
tens tudo tão organizado, eu não sou rapariga de fazer listas, nem quando vou ao supermercado, mas há sempre coisas que gostava de realizar apesar de não as passar para o papel.

Essas peras já me tinham deixado fascinada no post anterior, obrigada pela receita, vou experimentar com certeza

Um beijinho grande e espero que consigas realizar todos os teus desejos

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Adorava ser assim arrumadinha de ideias e de projectos como tu, mas não sou, pelo contrário, tudo na minha vida se rege pela anarquia e pelo caos hehehehe
Das tuas experiências na cozinha, já fiz de tudo excepto o queijo fresco, que ainda não concretizei porque não encontro o coalho, verdade seja dita que ainda não o procurei, as alheiras é fascinante todo o processo, tive a sorte de estar presente quando a minha amiga transmontana as fez e estava tão embrenhada no que via e fazia que não tirei uma única foto.
Para viagens deixei de fazer projectos para não ter desilusões, mas quando a minha casinha transmontana estiver habitável ficas desde já convidada a passar por lá, é tudo em alturas diferentes do ano mas decerto poderás apanhar espargos na primavera, cogumelos no outono e aprender a fazer alheiras no inverno, para o verão reservo-te o rio Tormes do outro lado da fronteira para umas belas banhocas hehehehe
De Francesinhas também tenho saudades, principalmente as da casinha da Rua de Santa Catarina cujo nome não me recordo mas que sei lá ir ter quase de olhos fechados.
Auto convido-me para o projecto pizzas ao domicilio (que grande lata a minha) mas só depois dos exames do António que não tem feito outra coisa senão estudar.
Ah! Já me esquecia, fazer massa fresca é uma maravilha, se for preciso posso emprestar a minha maquineta e o cortador de raviolis que ofereci a mim própria no Natal.
Para terminar adorei essas deliciosas peras com queijo e não sei se me vou repetir mas desejo-vos um Excelente 2011.
Beijocas
Moira

Laranjinha disse...

Deborah e Sandra G,
muito obrigada pela vossa visita e comentários.
Um beijinho,

Laranjinha disse...

Querida Pipoka,
obrigada pela tua partilha. Espero que consigas concretizar os teus desejos, especialmente em relação à tua casa no Faial. Eu gostava de lá voltar! :) Como sabes gostei muito da minha ida ao Faial, especialmente pela tua companhia e do Luís.
Adorei a tua proposta em relação à massa fresca. O próximo passo é marcar a data! :)
Um beijinho grande e que 2011 nos brinde com muitos encontros.

Laranjinha disse...

Minha doce Tangerina,

é verdade! Este ano não podemos falhar o curso de provas de vinho. E também adorava saber fazer aquelas bolachinhas lindas como só tu sabes! ;)
Um beijinho

Laranjinha disse...

Querida Mariana,

acho que seria muito divertido juntarmo-nos as três com a mão na massa! :)
Em termos de leituras, The Art of Eating, é para irmos lendo com calma. O do azeite emprestaram-mo recentemente. Parece-me muito interessante.

Um beijinho grande e que 2011 nos junte muitas mais vezes!

Laranjinha disse...

Rachel,
obrigada pela visita e comentário. Eu fiz um workshop na Vaqueiro sobre comida japonesa há uns tempos (anos!). Não sei se ainda fazem esse curso. Mas pelo site da Vaqueiro podes saber que cursos irão organizar trimestralmente.
Apanhar espargos com a família, parece-me super divertido e uma tradição muito gira. Tenta ir este ano e depois conta como foi.
Na Nazaré açorda no pão, está anotado! :)
Um beijinho e bom ano!

Laranjinha disse...

Babette,

que engraçado termos a "mania" das listas. Ajudam tanto, não é?

Obrigado por partilhares alguns dos teus desejos.

Quando à francezinha ... é só combinarmos!

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Gisela,
obrigada pela tua visita e comentário.
Que 2011 seja para ti um ano de concretização de muitos sonhos e que haja a possibilidade de nos voltarmos a encontrar.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Minha Querida Moira,

Muito obrigada pela tua oferta. Assim que a tua casinha estiver pronta, irei lá com muito gosto.
Quando é que agendamos o nosso serão de pizas?

Que 2011 nos traga muitos e divertidos encontros!
Um beijinho grande.

Sandra Barradas disse...

Por acaso nunca faço, mas devia fazer se bem que este ano o foco vai ser a pequena que por ai vem. Partinho um desejo fazer macarrons. Já consegui fazer de chocolate, mas ainda não consegui fazer outros sabores, mas como sou teimosa não vou desistir.

Desejo que os muito sucesso ara os planos de 2011.

Sandra

Vânia Costa disse...

Aderia a grande parte da tua lista! :) Mas já fiz gelados, pannacotta, pasta fresca e por aí... Mas todas as outras experiências parecem-me excelentes! :)

As pêras ficaram fantásticas! São uma excelente entrada, sem dúvida!

Um grande beijinho e um excelente 2011 com muitas concretizações!

ameixa seca disse...

Pêras caramelizadas são uma delícia e ficam sempre lindas conjugadas assim como fizeste :) Não faço listas, a não ser a das compras semanais porque a memória é fraca he he Só quero ter que comer durante o ano, que nunca me falte ao menos isso ;)

Maria Lúcia disse...

Oi
Quanta coisa pra fazer
muitas viagem e passeios
Roma, Paris,Marrocos,
cerejal tem em Paris e no
Japão.
Tudo de bom 2011!!!
Uma delícia essas peras.
Beijos...
Lúcia

Bombom disse...

Antes de mais, adorei esta receita de Peras Caramelizadas com queijo Fresco. A Pera é um fruto gosto muito subtil, que fica bem tanto em bolos e tartes, como em entradas agridoces.
Agora quanto às listas de intenções, nunca me habituei a fazê-las. Tenho-as apenas "de cabeça", o que não abona nada em meu favor. Só faço a das compras e a das despesas. Essas são sagradas! Mas se fosse mais nova, havia de as fazer para me tornar mais organizada. Sabes? Eu até tenho listas de livros que gostava de ler, mas ficam sempre na gaveta quando passo pela Livraria!...Mas vou agendar uma coisa para fazer este ano: sabonetes. Isto já a pensar no próximo Natal, he,he!
E nos Restaurantes há um que tenho de visitar: é o da Mónica do PRATOS E TRAVESSAS em Leça da Palmeira. Só de pensar nisso já me faz água na boca! Um bom 2011, com muitos sonhos concretizados. Bjs. Bombom

Luna Piena disse...

Olá,
Aproveito esta oportunidade para lhe dizer que estou fã do blog. Inclusivamente já tive a oportunidade de experimentar algumas das receitas aqui expostas e tenho curiosidade de experimentar outras. O meu marido já brinca comigo sempre que me vê ao computador ou quando faço uma receita pergunta se é do cinco quartos de laranja :) Tem sido realmente inspirador.
As minhas listas são mentais, sobre projectos e acções que vou realizando a curto prazo e outras a longo prazo que permanecem na minha cabeça de ano para ano e que às vezes deixam até de fazer sentido :)
Aqui em casa gostamos mesmo é de passear, viajar. Este ano estamos um pouco condicionados pois fomos pais recentemente. Mas há muitos sítios que queremos conhecer. Deixo no entanto algumas sugestões que provavelmente até já conhece mas ficam na mesma:

Leituras: Intimas suculências e Como água para chocolate de Laura Esquível

Restaurante: O Forcado em Loures, mais precisamente no Barro

Feira: Sou fã da Feira Medieval de Óbidos

Viagem: Se for a Paris, não deixe de tomar o pequeno almoço no café Les Deux Magots, cá fora na Esplanada é mágico fica em Saint Germain de Prés é só pesquisar na net.

Bom Ano

Cor de Chá disse...

Ora bem, sugiro uma viagem até Guimarães, a minha terra, que além do peso em termos culturais, tem imensos atractivos em termos gastronómicos. Sugiro uma visita à Casa Costinhas, perto da Câmara, para provar as tortas e o toucinho-do-céu. A pastelaria Clarinha, bem no centro da cidade, junta a estes dois as rochas e as brisas da Penha. Para comer, qualquer restaurante no centro histórico é uma boa opção. Por alturas da semana santa, podes comprar pirolitos e rebuçados artesanais em banquinhas que se perfilam na rua e também podes visitar a Doçaria no Convento que reune doces conventuais de quase todo o país. Fica-se diabético só de olhar... Também é imperdível a Feira Joanina em Outubro. São muitos os eventos a não perder. Resumindo, vale a pena visitar Guimarães :D

Unknown disse...

Será Bufete Fase na R. de St Catarina?

moranguita disse...

que bela lista de desejhos.
algiusn desses tambem queria fazer ca em casa. quanto as viagens tenho alguns sonhos ma parece-me que adiados ami um ano.
quanto as peras estao maximo