quarta-feira, 3 de abril de 2019

Tendências de Sabores 2019, o evento gastronómico


Numa quarta-feira cheia de sol, a meio da manhã, fui conhecer as novas tendências de sabores da Margão, num evento gastronómico original, que teve lugar, cá em Lisboa. Para terem uma ideia, há cerca de duas décadas que o guia Tendências de Sabores, divulgado pela Margão e cuja análise mundial é feita pela McCormick, identifica e promove as tendências de sabores emergentes no panorama culinário.

Neste evento, os convidados foram recebidos num terraço lindo, com vista para o Tejo. Entre dois dedos de conversa, tivemos a possibilidade de conhecer alguns dos produtos que a Margão lançou recentemente no mercado. Todos conhecemos esta marca, à qual, associamos especiarias e ervas aromáticas. No entanto, a marca tem alargado a sua oferta no mercado. Entre as tendências apresentadas, contam-se as sementes, os produtos bio e os sais.


As sementes, pequenas na forma, mas grandes em sabor e textura. Podemos usá-las para polvilhar, saladas, sopas e as taças dos pequeno-almoços. Podemos usá-las moídas ou torradas. As sementes ficam bem em quase todos os pratos, das sobremesas aos pratos de carne ou peixe, até às saladas. As sementes são um alimento poderoso, representam sabor e textura nos nossos pratos. A Margão destaca as sementes de sésamo douradas.

As ervas aromáticas fazem, tantas vezes, a diferença num prato. Dão um toque de frescura e ajudam a conseguir combinações de sabores memoráveis. A linha de produtos Margão BIO é 100% agricultura biológica, sem adição de corantes, nem conservantes de sabor. Os produtos bio incluem também especiarias como a curcuma ou a pimenta caiena, por exemplo.


O sal pode ter vários sabores e cores, dependendo, normalmente, da sua origem. Para além de intensificarem o sabor, são uma forma de aromatizar e dar um toque especial a pratos ou sobremesas. Além dos conhecidos sais do mediterrâneo, a Margão tem, agora, outras variedades, como o sal vermelho do Havai, o sal rosa dos Himalaias ou o sal preto do Chipre.

Após termos tido contacto com algumas das tendências de sabores, seguimos para a sala onde seria servido o almoço. Para este evento o chef Pedro Sommer preparou um menu muito especial. Todo o evento foi, também, dinamizado por Vanessa Martins.


Depois de nos sentarmos, fomos convidados a preparar uma sopa. Teríamos que confeccionar o prato em grupo, usando alguns dos produtos que representam as tendências de sabores. O chef Pedro Sommer já tinha um caldo feito, a nós, coube-nos a tarefa de misturar sabores. O meu grupo optou por fazer uma sopa com toque asiático, com legumes e peito de frango, e ligeiramente picante. O resultado foi delicioso. Este foi um momento memorável e muito divertido.

O prato principal foi bife de atum com molho barbecue e batata-doce frita. Aproveitei logo a oportunidade para experimentar o sal preto do Chipre. Penso que pode ajudar a finalizar os nossos pratos.


Na sobremesa fomos mais uma vez surpreendidos. Deveriam ver a nossa cara quando, em vez do prato, nos colocam em frente, uma tela em branco. Na mesa aparecem, entretanto, pincéis, fruta fresca, bolachas, bolos, mousses, e produtos de decoração da Vahiné. O desafio era construirmos a nossa sobremesa numa tela em branco. Tão giro! Adorei esta ideia. Na minha mesa parecíamos crianças divertidas a fazermos obras de arte comestíveis.


Parabéns à Margão, pelo convite, e por este evento gastronómico memorável. Cozinhar com sabor exige que se use ervas aromáticas, sal e especiarias. Para poderem experimentar algumas das tendências de sabores, passem pelo Instagram do Cinco Quartos de Laranja onde está a decorrer um giveaway. Participem!

Sem comentários :