quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Guisado de frango com grão


Em Agosto os dias são de férias.O ritmo acelerado, as preocupações são agora mais comedidas. Nos últimos dias, aproveitei e participei num workshop de cozinha indiana no Centro da Comunidade Hindu em Lisboa. Para quem gosta da cozinha indiana recomendo uma visita à cantina do centro.

O workshop antecedeu uma ida ao cinema. Fui ver o delicioso filme, A Viagem dos Cem Passos, de que li há uns anos o livro. É um filme cheio de aromas e muitos sabores. Uma viagem pelas especiarias indianas até à alta cozinha francesa. Quem gosta de comida, não pode deixar de ver este filme.



No sábado passado estive na Figueira da Foz para um showcooking no festival Fusing e na próxima sexta-feira, dia 22 de Agosto, vou estar, em Setúbal, no festival Marisco no Largo, às 21h. Aqui irei cozinhar dois pratos, um com mexilhão e o outro com amêijoas. Conto convosco?

Alguns dias deste mês de Agosto têm sido passados em casa. Uma das coisas que tenho aproveitado, para além de tentar colocar algumas leituras em dia, é dar a volta ao congelador. Decidi que este mês não se compra peixe, carne, pão, enchidos, etc, cá para casa enquanto não consumirmos o que temos. Há alturas em que é importante tomarmos estas decisões. E por isso, a receita de hoje foi uma forma de dar destino a um frango, a chouriço e grão cozido que tinha no congelador. O resultado foi um prato muito saboroso.

Guisado de Frango com grão

Ingredientes para 6 pessoas:
1 frango
1 cebola
3 dentes de alho
1 follha de louro
1 dl de azeite
800 g de tomate bem maduro
80 g de pimento vermelho
1 malagueta vermelha
6 grãos de pimenta-da-Jamaica
5 cravinhos de cabeça
200 g de cenoura
70 g de chouriço de carne
650 g de grão cozido
500 ml de caldo de cozedura do frango
Sal e pimenta-preta q.b.
Salsa picada q.b. para servir


1. Cozer o frango em água temperada com sal. Depois de cozido, limpar o frango de peles e ossos. Desfiar a carne. Reservar.

2. Levar ao lume um tacho com o azeite, a folha de louro, a cebola e os dentes de alho picados. Deixar refogar até a cebola quebrar.

3. Adicionar o pimento cortado em pequenos cubos, a malagueta, e o tomate picado, previamente limpo de peles e sementes. Deixar cozinhar durante 5 minutos em lume baixo.

4. Juntar as cenouras cortadas às rodelas, a pimenta-da-Jamaica, os cravinhos, o chouriço cortado às rodelas e o frango desfiado. Temperar com sal e pimenta-preta a gosto. Regar com o caldo de cozedura do frango e deixar cozinhar até as cenouras estarem tenras.

5. Adicionar o grão cozido. Rectificar os temperos, se necessário. Tapar o tacho e deixar cozinhar durante 4 a 5 minutos.

6. Servir polvilhado com salsa picada.


Bom Apetite!

3 comentários :

Priscila Schulz disse...

Hummmm... a foto ficou tão apetitosa. Parece delicioso.
Adorei a receita!

Beijinhos, Pri
http://www.receitaesperta.com.br/

José Cardoso disse...

Também vi o filme, espetacular. como eu costumo dizer "Cozinhar e um estado de espirito". ....Bom Apetite

Salpicos Doces disse...

Já não vinha ao blogger à imenso tempo ... e dou de caras com estas suas sugestões :))
Vou trazer esta e outras receitas para experimentar :)
Que foto deliciosa ... consigo sentir o aroma e o sabor !
Beijinho !