Os Açores são um dos meus locais preferidos para passar férias. A primeira ilha que conheci foi São Miguel. Aqui, descobri o cozido das furnas com inhame, as estufas dos ananases e perdi-me de amores pelas paisagens bonitas que os nossos olhos alcançam sempre que se sai de Ponta Delgada.
As férias pelos Açores levaram-me até São Jorge, onde visitei algumas queijarias do conhecido queijo da Ilha de São Jorge, passei pela caldeira de Santo Cristo e provei as famosas amêijoas ali produzidas. Faltou-me experimentar o café produzido na ilha.
Passei pelo Faial onde visitei o vulcão dos Capelinhos, descobri a praia do Almoxarife e rendi-me aos encantos das lapas grelhadas e das favas com molho de unha. Do Pico trouxe as imagens bonitas dos currais de vinha, os passeios para observar as baleias e os golfinhos, e o sabor do peixe fresco grelhado.
Mas a ilha que mais me encanta, até agora, é a Terceira. A primeira vez que passei pela Terceira foi numa escala para o Canadá e fiquei com vontade de voltar. E voltei pelo menos mais duas vezes. É uma ilha onde encontrei amigos que me recebem de braços abertos e de quem guardo muito boas recordações. Da Terceira destaco as alcatras de carne e de peixe, pratos imperdíveis para quem visita esta ilha.
E o apontamento de hoje tem sabor a Açores. Utilizei na receita, massa de malagueta que descobri pela primeira vez nestas ilhas. Comida com queijo fresco, sabe muito bem. A Isabel, trouxe-me recentemente um frasco de massa de malagueta do Faial, pois sabe que cá em casa adoramos e decidi usá-la nesta receita, juntamente com o sal aromatizado, que a Manuela me fez chegar num dos nossos encontros de Natal, e de que me tornei fã.
Costeletas de borrego com massa de malagueta
Ingredientes para 2 doses:
6 costeletas de borrego
1 curgete
2 tomates
2 colheres de sopa de massa de malagueta
2 colheres de sopa de azeite
Sal aromatizado com tomilho (sal marinho, orégãos secos, tomilho seco e alho em pó)
1. Temperar as costeletas com a massa de malagueta.
2. Cortar o tomate e a curgete às rodelas.
3. Grelhar as costeletas de borrego.
4. Grelhar o tomate e a curgete, regadas com o azeite. Depois de grelhados, polvilhar os legumes com o sal aromatizado.
5. Servir as costeletas com os legumes grelhados.
Como a massa de malagueta é salgada, já não coloquei sal na carne.
4 comentários :
Esse sal com tomilho vai bem com tudo, curiosamente até com peixe assado no forno com batatinhas e cenouras. Mas nos grelhados é sempre onde brilha mais :)
Também gosto muito dos Açores, mas sou suspeita... Por que será? Fico feliz por estes calhauzitos no meio do atlântico te trazerem memórias tão boas. Estão sempre aqui firmes à tua espera, e eu também, para criação de novos momentos. Quanto à massa de malagueta, esta é de presença obrigatória nas despensas açorianas. Aqui neste prato deve-se ter saído também muito bem.
Boas férias!
Beijinhos.
Patrícia
Amiga,
Esqueci-me da massa de malagueta atrás... hehehehe. Mas não faz mal, no início de Outubro trago-te mais... Fica prometido, assim como o tal almoço de feijão assado em minha casa ;-)
beijos
Que coisa mais deliciosa!! Parecido com as que minha avó fazia para mim na infância! Quem sabe eu não me anime a fazê-las no próximo final de semana!
Enviar um comentário