sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Folhado de atum com queijo

Um dos meus objectivos, para este ano, é colocar as minhas leituras em dia. Há tanto livro que quero ler. Tanta coisa que quero aprender. Há tantos personagens que quero conhecer. Tantos locais imaginários a visitar, tantas lições de humanidade a reter e que só os livros nos conseguem dar.

Desde a pandemia que muitas das minhas rotinas foram alteradas. Apesar de ter estado em casa, a verdade é que ler, acabou por se tornar um prazer colocado na prataleira da estante. Aos poucos, tenho procurado retomar as deliciosas viagens que a leitura me permite. Este ano, decidi que tenho que voltar às minhas listas de livros, aos meus objetivos de leitura. E, por isso, em Janeiro, já li:

- A Colher de Ouro de Jessa Maxwell.
Um romance à volta de um concurso de pastelaria em televisão. Soube tão bem conhecer os participantes, as suas histórias, os seus receios e os seus sonhos. No meio do concurso, há um crime e mais não conto. Leiam. Vão gostar.

- Uma de Açúcar e Outra de Sal de Susan Wiggs.
Este livro foi uma surpresa. Gosto de ler romances em que a comida é um ingrediente indispensável. E ao ver a capa e um breve resumo, fiquei com uma ideia diferente daquilo que o livro realmente é. O foco desta obra passa pela violação de uma mulher por um conhecido a quem abriu a porta da sua casa e com quem teve um breve relacionamento. A violação e todas as consequências que daí advém, muda a sua vida sem retrocesso. Faz-nos refletir sobre a condição da mulher, da sua fragilidade perante os outros, as dificuldades de uma vítima perante a justiça, a sociedade e o sistema. Pelo meio há a vontade de vencer e de criar um negócio próprio com o melhor molho barbecue do mundo. Recomendo.

- Hábitos Atómicos de James Clear.
Um livro que estava na minha lista de leituras a fazer há já algum tempo. O autor mostra-nos passo a passo que para fazermos grandes mudanças temos que começar com pequenos hábitos. São os pequenos hábitos que levam às grandes transformações. Consistência e preserverança, ajudam à mudança.

Mas nem só de leituras se faz a minha cozinha. Por aqui, tenho procurado fazer receitas práticas. Uma das que fiz, na semana passada, e que fez muito sucesso assim que chegou à mesa, foi este folhado de atum com queijo.

Folhado de atum com queijo

Ingredientes para 4 pessoas:
20 g de manteiga
2 chalotas picadas
3 dentes de alho picados
70 g de cenoura ralada
20 g de espinafres
1 lata de atum ao natural (385 g)
200 g de queijo creme para barrar
1 embalagem de massa folhada rectangular
100 g de queijo mozzarella ralado
1 ovo batido para pincelar
Sementes de papoila q.b.


1. Levar uma frigideira ao lume com a manteiga. Assim que derreter, adicionar as chalotas picadas. deixar frigir um pouco e acrescentar os dentes de alho picados. Temperar com uma pitada de sal.

2. Adicionar a cenoura e mexer. Juntar as folhas de espinafres picadas grosseiramente e atum, previamente escorrido. Mexer. Temperar com sal e pimenta. Desligar o lume.

3. Juntar o queijo creme e envolver bem. Rectificar o sal e a pimenta, caso seja necessário. Reservar e deixar arrefecr.

4. Estender a massa folhada num tabuleiro de forno. No meio dispor a mistura de atum. Polvilhar com o queijo. Fechar o folhado de modo a obter um rectangulo.

5. Pincelar com ovo batido e polvilhar com as sementes de papoila.

6. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 30 minutos ou até estar dourado.

7. Servir morno com uma generosa salada de verdes.

2 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Vou passar a receita ;) E já li o 'Hábitos Atómicos', é mt bom :) Bjinhos e bom fds!

jacinta disse...

Olá!

Experimentei e ficou uma delícia! Os meus netos adoraram.
Bom trabalho!