segunda-feira, 27 de março de 2017

Espetadas de borrego com curgete


Os dias chuvosos convidam a ficar em casa. E foi o que o Ricardo e eu acabámos por fazer no fim-de-semana que passou. Aproveitei e preparei alguns ingredientes para usar nas refeições da semana. Dá jeito, quando se chega a casa tarde, ter sopa pronta, alface já lavada e legumes cozidos para saltear em azeite e alho. Num abrir e fechar de olhos, fazemos uma refeição em 15 minutos, tendo já muitas das coisas pré-preparadas. Mas nem só de trabalho se fez o nosso fim-de-semana. Aproveitámos para ver alguns episódios das nossas séries preferidas do momento. This is Us, com uma banda sonora fabulosa e Big Little Lies. Adoro séries de televisão e ando sempre a tentar ver o que sai.

Houve tempo para leituras. Dei mais um avanço nos dois livros que estou a ler, A Princesa Azul e a Felicidade Escondida de Filipa Sáragga e TOP Tesouros de Origem Portuguesa de Fortunato da Câmara. Dos jornais, destaco este artigo, Casas de Papel, no jornal Expresso sobre livros e bibliotecas de algumas figuras conhecidas portuguesas que fazem da escrita o seu mundo. “Todas as bibliotecas são autobiográficas”, escreveu Alberto Manguel. A minha biblioteca, ou direi antes, a minha estante, é um misto de filosofia, romances e obras de cozinha. Todos os meses compro livros de cozinha. É uma paixão!

O fim-de-semana fez-se também à volta da mesa. No domingo tivemos um pequeno-almoço demorado, se quiserem podem ver a nossa mesa seguindo o Instagram do Cinco Quartos de Laranja, e houve refeições com pratos de peixe e de carne, alguns mais simples, outros mais demorados. Um dos pratos que preparei foi espetadas de borrego grelhadas com curgete. Um prato cheio de sabor. Fica muito bom!


Espetadas de borrego com curgete

Ingredientes para 2 pessoas:
500 g de carne de borrego da perna (limpa de gorduras)
Raspa e sumo de 1 limão
1 colher de chá de caril em pó
1 colher de chá de coentros secos
1 dente de alho espremido
30 ml de azeite
1 curgete
1/2 cebola roxa
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Colocar a carne cortada em cubos numa taça. Temperar com a raspa e sumo de limão, o caril, os coentros, o alho, pimenta a gosto e 15 ml de azeite. Mexer e deixar a carne a marinar durante 30 minutos.

2. Temperar a carne com sal. Mexer.

3. Cortar a curgete e a cebola em pedaços largos para colocar nas espetadas.

4. Em cada uma das espetadas colocar carne, curgete, cebola, carne, curgete e terminar com um pedaço de carne.

5. Colocar as espetadas na chapa para grelhar. Regar com o restante azeite. Assim que estiverem douradas de um lado, virar, para acabarem de grelhar.


Esta receita rendeu 5 espetadas. Costumo acompanhar as espetadas com molho de iogurte.

Sem comentários :