quinta-feira, 21 de junho de 2018

Manteiga ou pasta de noz


Fazer manteigas ou pastas de frutos secos, em casa, é mesmo muito fácil. Basta escolher o fruto ou uma mistura de frutos. Nos últimos tempos, só tenho feito, ou com amêndoas, ou com nozes, apesar de também, já ter experimentado, há uns tempos, a de amendoim. Qualquer uma delas é, verdadeiramente, viciante. Comem-se, em certos dias, à colherada. Acreditem!

Depois de escolhida, a base da manteiga, passamos ao segundo passo, que é levá-los ao forno. Gosto de tostar ligeiramente os frutos secos no forno. E depois é triturar. E aqui é que é preciso um bocadinho de paciência. Pode demorar, por exemplo, uns 10 minutos. Porque primeiro fica uma farinha e depois é que se vai formando uma pasta. A ideia é continuar a triturar até obterem a consistência desejada.

Nas manteigas de frutos secos, podem juntar canela, sementes, baunilha, chocolate, entre outros ingredientes.


Manteiga ou pasta de noz

Ingredientes:
250 g de nozes
1 pitada de sal (facultativo)


1. Levar as nozes num tabuleiro, sem estarem sobrepostas, ao forno pré-aquecido a 160ºC durante 15 minutos. Deixar arrefecer.

2. Colocar as nozes num processador com uma pitada de sal e triturar até obter uma pasta.

3. Colocar a pasta ou manteiga num frasco e guardar no frigorífico. Aguenta-se bem pelo menos 3 semanas ou mais.


Estou fã das manteigas de frutos secos! Uso-as ao pequeno almoço, com iogurte, sementes de chia e flocos de aveia. Em batidos, também. Quem acompanha o Instagram do Cinco Quartos de Laranja, deve já ter visto alguns dos meus pequenos almoços. Servem para barrar no pão, ou em dias de ginásio, gosto de cortar uma banana e adicionar uma colher de manteiga de frutos secos. Simplesmente, maravilhoso!

8 comentários :

  1. Olá laranjinha, que óptima proposta. Acho que vou adorar!!! Se for com amêndoa ou amendoim o tempo e temperatura de forno são os mesmos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cristina,
      sim, a ideia é mesmo tostar um pouco os frutos secos. Mas como todos os fornos são diferentes é ir vendo para não ficaram torrados.
      Espero que goste.

      Eliminar
  2. Eu já experimentei de amêndoa e amendoim, q adoro! Como gosto de noz, estou certa de q tb gostarei desta manteiga rica :) Thanks. Bjinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo-de-Mel,
      estou fã de manteigas de frutos secos. Hoje comprei caju. É a próxima.
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Bom dia! Gostaria de saber se você indica para usarmos em receitas de bolos, biscoitos... Usei certa vez a manteiga de nozes - comprada pronta, para fazer docinhos e fiquei com essa dúvida sobre usar em outras receitas.
    Agora com sua receita vou preparar a minha! Muito obrigada pela dica! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andreia,
      tenho usado as manteigas de frutos secos nos pequenos-almoços, em sandes, com fruta e em batidos. Podem ser usadas em bolachas, bolos e biscoitos. Nunca as usei como substituição da manteiga de vaca.

      Eliminar
    2. Agradeço muito seu retorno! Vou experimentar com certeza! Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá, bom dia Laranja!
    Eu já fiz manteiga de amêndoa e adorei. Agora fiquei encantada ao perceber que é possível fazer manteiga/pasta de noz. Nunca experimentei e a curiosidade está aqui em alta. Só que como quero somente experimentar posso fazer com menor quantidade? Digamos apenas 100 gr de nozes?

    ResponderEliminar