sexta-feira, 25 de março de 2022

Bacalhau confitado com esmagada de batata-doce

Os pratos de bacalhau são sempre bem-vindos. Bacalhau demolhado é um dos ingredientes que procuro ter sempre no meu congelador. Torna-se muito prático. Rapidamente conseguimos preparar uma refeição, tendo já o bacalhau, pronto, a usar.

Uma das receitas, que fiz há uns tempos e, que resulta muito bem para uma refeição, em família ou, para um dia de festa, é bacalhau confitado com esmagada de batata-doce. É tão bom! Espero que gostem.

Bacalhau confitado com esmagada de batata-doce

Ingredientes para 2 pessoas:
2 lombos de bacalhau demolhado
200 g de bimi (bróculos)
1 folha de louro
4 hastes de tomilho
1 colher de café de pimenta-preta em grão
2 dentes de alho
Azeite q.b.
2 batatas-doce de polpa laranja
25 g de manteiga
1 cabeça de alhos
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Cortar a parte superior da cabeça de alhos, de modo a expor o seu interior. Temperar com uma pitada de sal, pimenta e regar com um fio de azeite.

2. Colocar oa cabeça de alhos num tabuleiro de forno. Picar as batatas com um garfo, polvilhar com sal e dispor no tabuleiro ao lado da cabeça de alhos. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 30 minutos.

3. Dispor os lombos de bacalhau num tacho pequeno, com a pele voltada para cima, com a folha de louro, os dentes de alho, a pimenta em grão e as hastes de tomilho. Regar com azeite até cobrir o bacalhau.

4. Cozinhar o bacalhau, em lume baixo, durante cerca de 15 a 20 minutos, sem que o azeite ferva.

5. Retirar a pele à batata-doce assada. Juntar os dentes de alho assados e a manteiga. Temperar com uma pitada de sal e esmagar grosseiramente de modo a opter um puré.

6. Levar um tacho com água ao lume. Quando ferver, adicionar o bimi e uma pitada de sal. Deixar cozer durante cerca de 3 minutos, com o tacho destapado. Depois de cozido, escorrer.

7. Servir o bacalhau com a esmagada de batata e o bimi. Regar com um pouco do azeite da cozedura do bacalhau.

1 comentário :

  1. Adoro todo e qualquer prato de bacalhau. O aqui apresentado tem jm aspeto delicioso.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar