quinta-feira, 9 de junho de 2022

Tofu com arroz e couve kale

Variar o que comemos, só nos faz bem, não só fisicamente, mas também, emocionalmente. Colocar na mesa, comida diferente suscita a curiosidade dos comensais, desperta os sentidos, leva-nos a falar sobre alimentos. E comida é vida, é família, é amor.

Cá em casa, o meu marido pede-me, muitas vezes, que faça refeições sem carne e sem peixe. É importante procurarmos um equilíbrio nas nossas refeições. Se num dia comemos carne, no outro já não o fazemos. Optamos por peixe ou, por pratos em que não incluímos estas proteínas.

Em 2022, coloquei na minha lista de objectivos, fazer uma horta e jardim com a minha mãe. Uma horta pequena, mas que tem sido um delicioso projecto a dois. Uma das coisas que plantámos na horta, foi couve kale. E esta semana, trouxe as primeiras folhas de couve para usar na minha cozinha. Uma das primeiras receitas que fiz foi a que partilho, hoje, convosco. Espero que gostem e que vos inspire!

Para esta receita, usei arroz integral cozido das minhas pré-preparações e que tenho normalmente congelado em doses.

Tofu com arroz e couve kale

Ingredientes para 4 pessoas:
400 g de tofu firme
30 ml de sumo de limão
90 ml de óleo de sésamo tostado
70 ml de molho de soja
1 colher de chá de alho em pó
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de pimentão-doce
1 cebola
1 cenoura
3 dentes de alho
1 cm de gengibre fresco
500 g de arroz integral cozido
200 g de folhas de couve kale
Pimenta-preta q.b.


1. Retirar o excesso de humidade do tofu com papel de cozinha.

2. Cortar o tofu em cubos para uma taça. Temperar com o sumo de limão, 30 ml de óleo de sésamo tostado, 30 ml de molho de soja, alho em pó, pimentão-doce e pimenta-preta. Mexer e deixar marinar cerca de 30 minutos.

3. Levar um wok ao lume com 30 ml de óleo. Acrescentar o tofu e deixar alourar. Retirar e reservar.

4. Adicionar ao wok o restante óleo. Acrescentar a cebola cortada em meias luas. Deixar cozinhar um pouco e juntar a cenoura cortada em pequenos cubos e os dentes de alho picados. Cozinhar um pouco.

5. Acrescentar a couve cortada com as mãos grosseiramente e o gengibre ralado. Mexer. Adicionar o arroz e o restante molho de soja. Temperar com um pouco de pimenta e mexer.

6. Assim que a couve estiver cozinhada, acrescentar o tofu. Se necessário rectificar os temperos, principalmente o molho de soja. Servir.

Sem comentários :

Enviar um comentário