terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Camembert recheado para um jantar de amigos


Na passada sexta-feira organizei um jantar com uns amigos, o Nuno, que já conhecem de jantares cá em casa, das suas pizas de sucesso e do prato de xacuti, a Graciete e a Susana, que conheci, ambas, nessa noite. A Susana começou a interessar-se pela gastronomia recentemente e fiquei muito contente em saber que o Cinco Quartos de Laranja é dos blogues que visita regularmente.


Começámos o nosso jantar com umas pequenas entradas: azeitonas recheadas com anchovas, azeitonas pretas curadas pela minha mãe, amendoins torrados com mel e sal, favas fritas e queijo camembert recheado com frutos secos. Na mesa não faltou um cestinho com pão de cerveja e nozes, feito pelo Ricardo na máquina do pão.


A receita do camembert recheado encontrei-a na revista Food and Travel de Agosto/Setembro de 2008.


Camembert recheado
1 queijo camembert (com uma consistência por igual)
1 figo seco cortado em pedaços
2 alperces secos cortados
1 colher de chá de folha de aipo cortada

1. Cortar o queijo ao meio.

2. Misturar os restantes ingredientes e colocar numa das metades do queijo. Colocar a outra metade por cima, pressionar e levar ao frigorífico até servir.

Eu usei um queijo que tinha no frigorífico e ao cortar uma das metades não ficou com o queijo por igual, refiro isto, porque também vos poderá acontecer. No entanto, o resultado final em nada foi prejudicado. A entrada ficou óptima e digo-vos, não sobrou nada. Não há melhor elogio a uma cozinheira! ;)

Para acompanhar a nossa refeição o Nuno brindou-nos com duas garrafas de vinho Lambrusco italiano, uma Donelli rosato amabile e uma Cavicchioli frizzante rosso.

Como prato principal servi um risotto de caril vermelho com cogumelos shiitake e camarões que estava muito bom, com uma grande mistura de sabores mas que combinaram de forma equilibrada.


Para sobremesa a Susana brindou-nos com um magnífico bolo de chocolate.


E eu fiz o bolo de chocolate do blogue Three Fat Ladies que provei num encontro de Natal das participantes do projecto 4 por 6, em Almeirim. Como gostei tanto, não resisti a experimentar. O bolo fica intenso, húmido, excelente para quem adora chocolate.


Para sobremesa servi também uma tarte tatin de maçã acompanhada com gelado de baunilha.


Tarte tatin de maçã
1 embalagem de massa folha fresca
120 g de açúcar mascavado claro
70 g de margarina ou manteiga
6 a 7 maçãs
sumo de 1 limão
canela

1. Descascar as maçãs. À medida que são descascadas, ir regando com sumo de limão para não oxidarem.

2. Colocar numa forma redonda o açúcar e a margarina. Levar ao lume. Assim que a manteiga estiver derretida, mexer e deixar envolver os ingredientes mexendo durante um a dois minutos. Adicionar as metades de maçã. Polvilhar com canela a gosto. Colocá-las primeiro com as metades cortadas para baixo e depois virá-las.

3. Assim que as maçãs estiverem macias, colocar a massa folhada. Picar a massa com um garfo.

4. Levar ao forno pré-aquecido a 200º C cerca de 20 minutos ou até a massa folhada estar douradinha. Assim que sair do forno, desenformar, de modo a que a massa folhada fique na base do prato de servir e as maçãs no topo.

5. Servir a tarte com bolas de gelado de baunilha.


Esta tarte faz-se tão bem e é muito rápida. Assim que desenformarem a tarte, poderão polvilhá-la com nozes picadas. A tarte fica mais bonita feita no dia em que é servida e de preferência ainda morninha. Assim contrasta muito bem com o gelado.

A acompanhar as sobremesas, O Ricardo serviu um vinho branco Outono de Santar colheita tardia 2005.

O jantar prolongou-se noite dentro. Quando a conversa é boa, nem se dá pelo tempo passar.

14 comentários :

  1. Olá, podes dizer exactamente qual o link para a receita do bolo no three fat ladies? é "o meu bolo de chocolate favorito"?
    Muito Obrigada, Filipa

    ResponderEliminar
  2. Um jantar delicioso, em boa companhia e com uma ementa tão boa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Laranjinha,
    imagino que esse jantar foi mesmo um sucesso :) adorei a ementa que apresentaste, e entao essa tarte tatin e o bolo de chocolate, tenho de provar em breve! Beijinho e obrigada por partilhares connosco mais uma vivencia

    ResponderEliminar
  4. Que ementa tão saborosa para presentear amigos de sempre e novos amigos. Esse risotto esrá com um aspecto divinal... E que grande elogio esse, quando algo que fazemos desaparece num instante. Nem são preciso comentários! Até porque falar com a boca cheia é indelicado!!...
    Babette

    ResponderEliminar
  5. Isso é que foi comilança, que belos pratos :)

    ResponderEliminar
  6. Tudo isso? Num dia só?
    Impossível comer tudinho. Isso não é justo. Por que não me chamou?
    Bj
    Deborah

    www.delicias1001.com.br

    ResponderEliminar
  7. Que pratos deliciosos!!!
    Sem desprimor para os restantes, espero ver um dia destes a receita do risotto no seu blog. Fiquei maravilhada com o excelente aspecto!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Filipa, o link ( http://threefatladies.blogspot.com/2008/02/o-meu-bolo-de-chocolate-favorito.html ) está ali "embebido" no texto: "Eu fiz o bolo de chocolate do blogue (...)".

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Rachel, Barida, Babette, Ameixa Seca, Deborah, Sandra G., obrigada pelos vossos comentários. Realmente foi uma refeição e convívio muito agradáveis!

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Tantas delícias de uma vez só! Gostei muito da entrada de Camembert recheado com frutos secos, que acho bem original. O Bolo de Chocolate das Three Fat Ladies é como as tuas Pataniscas de Bacalhau, que já correm mundo pela sua fama! E a Tarte Tatin nunca fiz, mas acho bastante simples e muito saborosa.
    E agora vão todos para a lista das receitas a testar. Obrigada, Laranjinha! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  11. bem que belo jantar esse ai em casa.
    co tanta coisa bao foi dificil comer pouqinho. a tarte esta libda nunca fiz e de facto e uma sobremesa simples e bem rapida.
    beijovcas

    ResponderEliminar