quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A cozinhar na Essência do Gourmet Natal 2013 no Porto


O Porto é uma cidade de encantos. Gosto de passear junto ao Douro, de atravessar a Avenida dos Aliados e de descobrir lojas a lembrar outros tempos. Adoro voltar ao Porto. Desta vez, fui, para participar na Essência do Gourmet Natal 2013 no Palácio da Bolsa.

A Essência do Gourmet é uma iniciativa que juntou no mesmo espaço vinhos, produtos de várias regiões do país, restaurantes, aulas de cozinha e showcookings. Eu tive a felicidade de ser convidada para realizar uma apresentação no Salão Árabe, um espaço encantador. Assim que entrei na sala pensei: "Eu vou cozinhar aqui!? Isto é um sonho!". O tema do evento era o Natal e decidi apresentar duas alternativas para cozinhar bacalhau, ingrediente preferido de muitas mesas portuguesas nesta quadra festiva.

O primeiro prato que confeccionei foi embrulhos de bacalhau no forno com pimento vermelho. Uma forma muito saborosa, prática, de confeccionar bacalhau e que pode ser uma excelente alternativa a quem não aprecia o tradicional bacalhau cozido. A segunda receita, optei por trazer para a mesa de Natal as lembranças de outros tempos, uma sopa que nos faz recordar a das nossas avós e que era comida à volta da lareira com uma fatia de bom pão. Sopa de bacalhau com tomate e ovo escalfado, onde procurei também explicar qual o segredo de um ovo bem escalfado. E o segredo, é sem dúvida a frescura do ovo, que não deve ter, de preferência, mais de uma semana.

Foi muito gratificante ter na assistência muitos leitores, alguns que reconheci outros que tive o prazer de conversar no final da apresentação. Este contacto com o público é para mim, das melhores coisas que o blogue e as apresentações de cozinha ao vivo me têm proporcionado. Adoro. Venho sempre com a alma cheia e com mais vontade de fazer coisas, de continuar a apostar neste caminho.


Depois da minha apresentação fui descobrir alguns dos expositores que marcaram presença no evento. Desde a Origem Transmontana, a que não resisti ao chamamento de um saco de cuscos, que adoro, à flor de sal da Salmarim, aos queijos da Aldeias da Beira, especialmente os queijos de cabra curado e de pasta mole com poejo - tão bons! Entre muitos outros, desde chocolates, fruta desidratada, conservas, mel, azeites e até utensílios para cozinha.

Tive também a possibilidade de assistir à harmonização da cerveja artesanal Super Bock Selecção 1927 Belgian Christmas Ale com o chef Renato Cunha do restaurante Ferrugem. O chef para esta harmonização preparou mini bolos-reis com lombo de porco marinado e compota de cebola. Que surpresa boa a do bolo rei com a carne de porco. E para sobremesa uma mousse de pudim Abade de Priscos servida com umas raspinhas de laranja que combinou muito bem com a cerveja.


Muito obrigada a todos os que fizeram questão de assistir à minha apresentação e à Cláudia Costa, à Sara Tavares e ao Leandro, alunos da Escola Profissional de Esposende, pela sua ajuda.

11 comentários :

  1. Obrigado e foi um prazer te conhecer melhor. Espero-te por terras de Castro Marim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge,
      obrigada. Deixa chegar o tempo quente e rumo a Castro Marim. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Sempre uma verdadeira senhora! Não tive oportunidade de ir ao Essência do Gourmet, mas tenho a certeza que foste, como sempre, excepcional. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João,
      muito obrigada pelas tuas palavras doces, deixaram-me muito contente.
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Qualquer dia ainda te mudas aqui para a minha "Inbicta" :p

    ResponderEliminar
  4. Que experiências tão enriquecedora! E não perdi a esperança de a ver ao vivo no showcooking num evento deste género!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paula,
      obrigada. Espero que 2014 nos traga essa possibilidade.
      Um beijinho.

      Eliminar
  5. Tenho curiosidade em assistir a um showcooking! Da próxima, que seja cá em Lisboa vou!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cacau,
      para 2014 fica combinado. Pode ser?
      Um beijinho.

      Eliminar
  6. António,
    muito obrigada pela sua visita.
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar