segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Meu querido mês de Agosto ...


Agosto é sempre um mês doce. Um mês com sabor a figos maduros, a encontros com a família à volta da mesa, a passeios pela cidade ou pelo campo. É tempo de reencontros. Talvez por ter nascido em Agosto sinto sempre este mês de forma especial.


Este ano passei Agosto em Lisboa com apenas algumas idas ao fim-de-semana a Santarém. Por isso, aproveitei e recebi, em casa, uma querida amiga de longa data e durante uns dias andámos a passear pela cidade. Conversámos de manhã à noite. Rimos. Falámos da vida e dos sonhos. Seja em que idade for, é tão importante ter sonhos. Muitas vezes são o combustível para nos fazer andar. Receber os amigos em casa é sempre tão bom!

Agosto foi também um mês de leituras. Escolhi a A Vinha do Anjo de Sveva Casati Modignani. Um livro que não me desiludiu. Queria um romance simpático, de leitura fácil para os dias quentes de Agosto e A Vinha do Anjo foi uma óptima escolha. O romance leva-nos até Itália, onde conhecemos Angélica, descendente de uma família de vitivinicultores que descobre que o marido a traiu. E todo o desenrolar do romance começa aqui. Gostei da maneira como a autora nos foi apresentando os personagens e ao mesmo tempo desenvolvendo a história.

Agosto foi um mês de filmes. Escolhi ver Viver Depois de Ti, adaptação ao cinema do romance com o mesmo nome da autora inglesa Jojo Moyes. Uma história de amor muito especial. É difícil não simpatizar com as roupas coloridas e com o jeito divertido da Louisa, na minha opinião. A partir de uma certa altura do filme começamos a desejar um final feliz para o desenrolar da história. Queremos tanto ... mas o cerne do filme é a decisão de uma pessoa que depois de sofrer um acidente, ficando tetraplégico, decide morrer. Vale a pena ver. Quando dava aulas discutia o tema da eutanásia, com os meus alunos, a partir do filme Mar Adentro, baseado na história verídica de Ramon Sampedro. Vi também O Homem que Viu o Infinito um filme sobre Srinivasa Ramanujan, um génio de matemática indiano que viaja até Cambridge onde procura apresentar e expôr as suas teorias. E por fim vi também Quarto, adaptação da obra O Quarto de Jack de Emma Donoghue. Um filme que não nos deixa indiferentes. Imagino o livro. Já alguém o leu?

Fiz um piquenique de manhã cedo para a Renascença na companhia do simpático Renato Duarte, onde apresentei várias sugestões para saborear ao ar livre e falei do meu livro Delicioso Piquenique.


Em Agosto fiz águas aromatizadas para suportar os dias quentes cá em casa. Experimentei curar salmão. Fiz doces de ameixa, gelatinas com fruta e muitas saladas boas. Sentei-me à mesa a dois, umas vezes com a família e outras com os amigos de sempre. Agosto foi um mês bom!


Setembro é um mês de recomeços, de mudanças. Espero que Setembro nos traga a todos novidades. Das boas! Haja fé!

6 comentários :

  1. Pois é, ainda (parece-me que) ontem eu começava assim: Meu querido mês de agosto... finalmente, chegaste! ;-)
    (http://feltronasmaos.blogspot.pt/2016/08/feltro-nas-maos-de-quem-gosta-de-acampar.html)
    E agora já estamos no Regresso às aulas... ;-)
    Bom dia, boa semana e bom (também querido, porque não?!) mês de setembro para todos!
    Beijitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feltro nas mãos,
      adoro Agosto mas Setembro também tem um encanto especial.
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. ... por falar em recomeços....  estamos cheios de saudades!!! de uma manhã bem passada num cozinha excecional... ali para os lados da Lapa (Lisboa).... (a propósito, só não posso 1 e 8 de Outubro).... Bem Haja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,
      tenho que recomeçar os workshops! ;)
      Um grande beijinho.

      Eliminar
    2. Só não posso dia 1 e 8 de Out. & 5 de Novembro. Espero pelas novidades :)

      Eliminar