quarta-feira, 4 de maio de 2022

Caril de frango com abóbora e espinafres

Planear e organizar as refeições da semana traz-nos várias vantagens. Para além de conseguirmos efectuar de forma mais eficiente as nossas compras, permite-nos rentabilizar a nossa comida, evitar o desperdício e liberta-nos da preocupação constante de pensar sobre o que fazer para o jantar ou para as refeições da família.

Há várias maneiras de fazermos o planeamento e organização das refeições ou meal prep. Quem acompanha o Cinco Quartos de Laranja, sabe que o meu método de pré-preparações é por bases alimentares. Ou seja, faço um conjunto de pré-preparações e, com estas preparações, elaboro as refeições. Este método dá-me muito mais liberdade no momento de decidir o que comer. Permitiu-me também incluir mais legumes nas minhas refeições. Quando se chega a casa tarde, ter os verdes prontos para as saladas ou, legumes assados ou, até cortados, prontos a usar, facilita-nos imenso a vida na cozinha.

Uma das coisas que faço também muitas das vezes nas minhas pré-preparações é frango cozido. Uso o frango cozido normalmente desfiado e guardo o caldo de cozedura para outras preparações, como sopas, arrozes, entre outras.

No seguimento da rubrica Em Directo da Minha Cozinha, que tem lugar no Instagram do Cinco Quartos de Laranja, deixo-vos, hoje, uma das receitas que fiz em directo, caril de frango. Para este caril, é importante que o frango esteja apenas desfiado de forma grosseira e não demasiado desfiado. Espero que gostem!

Caril de frango com abóbora e espinafres

Ingredientes para 4 pessoas:
3 colheres de sopa de óleo vegetal
½ cebola picada
3 dentes de alho picados
1 folha de louro
1 colher de sopa de caril
½ colher de chá de açafrão-da-Índia
1 colher de chá de sementes de mostarda
1 pitada de piripíri
60 ml de caldo de galinha (ou água)
200 g de abóbora butternut cortada em cubos
400 ml de leite de coco
250 g de frango cozido desfiado
100 g de folhas de espinafres
Sal e pimenta-preta
Sumo de limão q.b. para servir
Coentros picados q.b.


1. Levar um tacho, com o óleo ao lume. Assim que estiver quente, adicionar a cebola. deixar frigir um pouco e acrescentar a folha de louro e os alhos.

2. Acrescentar o caril, o açafrão e as sementes de mostarda. Mexer. Refrescar com o caldo. Assim que evaporar, juntar a polpa de tomate.

3. Adicionar a abóbora e deixar cozinhar um pouco, mexendo.

4. Juntar o leite de coco e o frango desfiado. Temperar com sal e pimenta. Mexer. Assim que começar a ferver, acrescentar as folhas de espinafres. Deixar apurar em lume baixo.

5. Ao servir, regar com um pouco de sumo de limão e polvilhar com coentros picados a gosto.

1 comentário :