sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Top 10 saladas de 2013


Eu tenho a sorte de gostar de saladas. Uma das primeiras coisas que me chama a atenção numa salada, é o colorido, a mistura de cores. Como o verde alface, o verde intenso das folhas de espinafre ou dos brócolos cozidos, ou o verde mais suave de espargos do campo crocantes. O branco macio do queijo fresco ou o aveludado do queijo Brie cortado em fatias. O vermelho brilhante do tomate ou o vermelho sangue terroso de uma beterraba cozida acabada de fatiar. Os tons laranjas, das cenouras, da abóbora ou da batata-doce, que tanto adoro. Uma salada é uma mistura de cores e texturas. Tenho a sorte de gostar de (quase) todas.

Gosto de saladas em todas as alturas do ano. No verão com ingredientes ditos mais leves. Muitas folhas, alguns cereais e de preferência proteínas que saibam bem fresquinhas. Saboreadas em dias de calor com dois dedos de conversa e em boa companhia, é "ouro sobre azul". Nos dias frios, gosto de fazer saladas com ingredientes mais quentes, diria, de substância. Que ajudem a ultrapassar o desconforto que os dias chuvosos e cinzentos provocam numa pessoa que gosta de luz e dias de céu azul.

Hoje, deixo-vos as dez receitas de saladas publicados em 2013 mais vistas pelos leitores durante o mesmo período:

8 comentários :

  1. E são sempre tão práticas e saudáveis :)

    The gLiTtEr Side

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alexandra,
      eu adoro saladas. Cá em casa fazemos imensas vezes.
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Eu também adoro saladas, e nessa medida, adorei estas tuas sugestões! Obrigada pela generosa partilha!

    ResponderEliminar
  3. Cada uma melhor que a outra.. :)
    beijinhos e bom fim de semana

    Mafalda
    http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Eu também, a primeira coisa são as cores, parece que quanto mais colorido mais saudável. Minha preferida são as rúculas, elas cheiram terra e eu adoro comer folhas cheirando a terra. Valeu.
    Baby Back Ribs

    ResponderEliminar