terça-feira, 5 de janeiro de 2016

As minhas 10 receitas preferidas de 2015


Gosto de descobrir e experimentar ingredientes novos. Gosto de aprender e ver como se faz. Gosto de usar as coisas boas que cada estação nos tem para oferecer. E é com esse espírito que dia após dia vou partilhando com os leitores as receitas que vou fazendo e a dar tempero, gosto de escrever textos com pequenas coisas da vida.

Em 2015, preparei sopas, sumos, assados, guisados, pão, petiscos, snacks, doces e compotas. Foi um ano cheio de muitas coisas boas e deliciosas. Entre tantas receitas escolher as minhas dez preferidas não foi uma tarefa fácil. Mas aqui fica a minha escolha:

- Figos em calda de Moscatel - adorei esta receita. Assim que a época dos figos chega que os uso das mais variadas formas na minha cozinha. Em 2015 fiz compotas, usei-os num delicioso bolo, num batido, mas foi esta receita de figos em calda que mais me surpreendeu. Agora, em 2016 espero repeti-la.

- Hummus de pimento vermelho assado - é um dos meus hummus preferidos. O sabor do pimento assado torna-o especial e muito saboroso. Juntem uma mesa de amigos e sirvam este hummus. Vão chover elogios. Depois digam-me se tenho razão.

- Marmelada de ameixa ou Ameixada - 2015 foi o ano em devo ter feito mais doces, compotas e geleias mas esta marmelada de ameixa foi uma deliciosa surpresa. Uma cor linda, com consistência de cortar à fatia e com o sabor doce das ameixas maduras. Uma maravilha!

- Chips de batata-doce com açúcar e canela - a batata-doce é um dos ingredientes que passei a ter sempre em casa. Quando me falaram desta receita fiquei tão curiosa que quis logo experimentar. O resultado é um guloseima que me fez lembrar as farturas. Viciante!

- Bolo invertido de kiwi - foi um dos meus bolos preferidos de 2015. O buttermilk ou leitelho dá-lhe um sabor profundo e especial. Eu adoro bolos com fruta e este ficou mesmo muito bom!

- Carne de vaca no tacho com feijão manteiga - há qualquer coisa neste prato que me lembra a família à volta da mesa. O tacho no centro, conversas cruzadas, gargalhadas de gente feliz. O conforto de um prato de forno sabe a abraços apertados, num dia frio de Inverno.

- Pernas de frango recheadas com alheira - a alheira e a carne de frango fazem um casamento feliz. Estas pernas resultaram tão bem!

- Pastéis de arroz com queijo - como uma receita de aproveitamento se transforma na estrela principal de uma mesa. Estes pastéis conquistaram-me. São deliciosos.

- Fidalguinhos de amêndoa - 2015 foi o ano dos bolinhos secos e dos biscoitos no blogue. Fiz de coco, de farinha de milho, de leite condensado com chocolate e avelã, de manteiga de amendoim com chocolate branco, entre outros. Mas estes fidalguinhos de amêndoa resultaram de forma magnífica.

- Moussaka de beringela - a pouco e pouco a beringela conquista-me. Prato a prato vou percebendo o potencial deste legume. E a verdade é que gosto. Esta moussaka de beringela ficou de se lhe tirar o chapéu. Foi prato que repeti cá em casa.

E para vocês, qual a vossa receita preferida de 2015?

6 comentários :

  1. Excelentes sugestões, excelentes partilhas!!! Que venham muitas mais agora no novo ano, 2016!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Maria,
      cá em casa também ficámos fã da moussaka.
      Um grande beijinho.

      Eliminar
  3. Só coisas boas, mas dessas a minha preferida é mesmo as pernas de frango com alheira, adoro :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  4. Só excelentes sugestões,...
    Feliz Dia de Reis :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar