quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Sandes de marmelada com queijo e pêra

Há dias, em que procuramos uma solução rápida para uma refeição. Cá em casa, nestes momentos, pensamos muitas vezes em sandes. Uma sopa e uma sandes e temos a questão resolvida! Ou uma sandes e uma taça com salada, também é muitas vezes a nossa escolha. Para estas situações ter sopa feita e pão no congelador facilita-nos muito a vida!

Um destes dias para uma refeição que se queria rápida e feliz, decidi fazer uma sandes com marmelada, queijo e pêra. O resultado foi que, adorámos!

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Carne de porco guisada com pimentos vermelhos

O Outono pede comida de conforto, feita no tacho ou no forno. Cá em casa, nos últimos tempos, tenho guisado carne de porco. Faço em quantidade, divido em caixas e congelo. Depois ao longo das semanas, tenho já comida feita e posso ir variando os acompanhamentos ou, até a partir da base de carne, fazer um outro prato. Torna-se tão prático!

Deixo-vos. hoje, a receita da carne de porco guisada com pimentos vermelhos. Espero que gostem!

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Sementes de abóbora tostadas com sal

O que fazer com as sementes das abóboras que cortamos em casa? Lembro-me, que em casa dos meus pais, iam muitas vezes num tabuleiro com sal para o forno. E depois eram um snack delicioso!

Tudo se aproveita!

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Menu semanal #84

Organizar as refeições da semana, ajuda-nos a comer melhor, a poupar e a ter mais tempo para nós. No menu desta semana encontram receitas práticas, reconfortantes, já a pensar nos dias frescos de Outono. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #83.

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

10 Dicas para poupar nas compras do supermercado

Poupar no supermercado ou nas idas às compras para as refeições da família é sempre uma preocupação para muitos de nós, quando se tratar de gerir e gastar o nosso dinheiro.

10 Dicas para poupar nas compras do supermercado:

1. Organizar a despensa e o congelador
Antes de irmos às compras se tivermos a despensa e o congelador organizados conseguimos rapidamente saber o que temos. Em termos de organização, podem até fazer um inventário e colocar na porta da arca congeladora e assim, sempre que colocarem ou retirarem algum alimento, é só irem assinalando.
Saber o que temos facilita-nos imenso a tarefa de escrever a lista de compras.

2. Planear as refeições da semana
Planear as refeições da semana dá-nos a noção de que ingredientes iremos precisar e em que quantidades. Aconselho-vos a escrever o planeamento semanal numa folha ou num caderno, para puderem ir consultando. Por que, não precisamos sempre de estar a fazer planeamentos novos, podemos revisitar planeamentos de semanas anteriores e a partir desses, construir novos. Imaginem que numa semana fiz carne de porco no tacho. Umas semanas depois, posso fazer essa carne e juntar-lhe cenoura e chouriço e já tenho um prato novo, usando o mesmo ingrediente base. Planear o que se come ajuda-nos a organizar as refeições da semana, a rentabilizar a nossa comida, a evitar o desperdício e a pouparmos tempo na cozinha.

3. Fazer uma lista de compras
Uma forma de poupar quando vamos às compras é fazendo uma lista. Antes de fazermos a lista, devemos planear as refeições da semana e fazer um inventário do que iremos precisar. De seguida ver o que temos na despensa, frigorífico e no congelador. De seguida, fazer então a lista.

Fazer o cruzamento com a despensa e o frigorífico é fundamental, pois, por vezes, temos os ingredientes necessários para algumas das receitas, não necessitando de comprar. Ou então, imaginem que no planeamento colocámos fazer uma carne de porco e afinal, temos no congelador, a precisar de destino, carne de frango. Podemos fazer essa substituição no menu semanal e assim retirar o item carne da nossa lista de compras.

A lista de compras ajuda-nos a comprar de forma mais acertiva e apenas aquilo que precisamos. Por vezes temos tendência a comprar ingredientes, por exemplo legumes, a pensar que nos fazem falta e depois acabam esquecidos na caixa do frigorífico. Comprem aquilo que sabem que vão usar. Se não está na lista é porque não precisam.

A lista de compras ajuda-nos a não nos esquecermos de algum ingrediente. Permite-nos poupar tempo e dinheiro. Antes de irem às compras, façam sempre uma lista!

4. Definir o valor que poderá ser gasto
Quanto é que podemos gastar? - costumam fazer esta pergunta? Têm uma noção de quanto gastam mensal ou semanalmente em comida? Façam as contas!

Estabeleçam um plafond e façam a gestão do vosso orçamento de acordo com o que é essencial. A lista de compras ajuda imenso nesta tarefa. Ao analisarem a lista de acordo com o orçamento, podem retirar o súperfulo e até diminuir quantidades. Se ajudar, na ida às compras, levem uma calculadora para terem uma noção do valor daquilo que vão colocando no carrinho de compras. Esta estratégia também nos permite reduzir o desperdício.

5. Comparar preços
Na ida às compras comparem preços, tamanhos e marcas. Tenham atenção ao preço por quilo, por vezes as embalagens são enganadoras. Pode compensar comprar em quantidades grandes. Por vezes, se comprarmos uma peça de carne inteira poderá ficar mais barata do que se comprarmos cortada.

Não se esqueçam que comparar pode ser uma forma de poupar.

6. Optar por marcas próprias
As marcas próprias costumam ser mais baratas e por isso, poderem ser uma boa opção no momento da compra. Experimentem e escolham aquelas que se adequam ao vosso gosto e necessidades. Cada família, deve avaliar o que faz sentido para si.

7. Atenção às promoções e à disposição dos produtos
As promoções são sempre uma tentação. Quando vemos determinados produtos em promoção pensamos logo que vamos poupar. Mas será mesmo assim?

Por vezes as promoções levam-nos a trazer produtos que não queremos ou que nem precisamos. É importante, perceber o que estamos a comprar sempre que optamos por produtos em promoção. Se puderem, comparem o preço dos produtos em promoção com outros da mesma gama. Imaginem, chouriços em promoção da marca X, continuam a ser mais caros do que os da marca própria. Valerá a pena comprar 5 kg de arroz porque está mais barato, quando em casa, toda a gente prefere massa? Para o que costumo cozinhar, qual o produto que faz sentido para mim? Ao responderem, façam as vossas opções.

Consultem os folhetos promocionais dos supermercados. Mas não se esqueçam, olhem para os produtos que compram habitualmente. Não deixem que promoções sejam uma forma de aumentarem a vossa lista de compras.

Nas idas às compras vejam a disposição dos produtos nas prateleiras. Por vezes, os produtos mais baratos estão nas prateleiras mais próximas do chão. Enquanto que nas prateleiras, centrais, aquelas que captam logo o nosso olhar, estão expostas as novidades e os produtos de marca, normalmente mais caros.

8. Produtos sazonais
Os produtos sazonais aparecem nos mercados em abundância e podem ser uma excelente opção quando queremos poupar. Se soubermos o preço de alguns produtos, principalmente aqueles que usamos regularmente, podemos mais facilmente fazer a compração e assim conseguir poupar.

9. Não ir às compras com fome
É importante não irmos às compras com fome ou chateados, nem em dias com muito fluxo de pessoas. Por vezes compramos coisas impulsionados com o entusiasmo do momento e ficamos felizes. Depois passados uns dias, pensamos, mas porque é que eu fui comprar aquilo, afinal nem preciso e gastei dinheiro para nada! Nas idas às compras é importante foco. As emoções, podem levar-nos a colocar, produtos que não estão na lista, como forma de compensação.

10. Produtos em fim de validade
Se for para consumir num curto espaço de tempo, pode valer a pena. Não decidam comprar apenas porque está mais barato. Comprem porque precisam e porque faz sentido tendo em conta as vossas necessidades.

Espero que estas dicas vos ajudem a poupar na próxima ida às compras!

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Salada de feijão branco com queijo feta e tomate cereja

O Outono tem-nos brindado com dias que fazem lembrar o Verão. Dias quentes, com sol, que nos enchem de vontade de ter férias e ir para a praia.

Os dias com sabor a Verão pedem receitas leves, frescas e descomplicadas. Na minha despensa há sempre leguminosas prontas a usar, pois permitem-nos preparar uma refeição num instante. Para estes dias quentes de Outono, deixo-vos uma refrescante salada de feijão branco com queijo feta e tomate cereja.

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Cuscuz com tofu, grão-de-bico e espinafres

Tento planear e organizar as refeições da semana de modo a conseguir rentabilizar as minhas compras e a comer de forma mais equilibrada. Gosto de variar o que comemos, cá em casa. Nesse sentido, procuro fazer pelo menos uma base de sopa para as refeições da semana. Uma base que me permite depois variar as sopas, acrescentando-lhe outros elementos. Procuro ter opções de carne e de peixe. Gosto, também, de fazer pratos vegetarianos para uma ou duas refeições, durante a semana, cá em casa.

Uma opção vegetarina, que gosto de fazer, resulta da mistura de tofu com cuscuz, grão-de-bico e espinafres. Espero que gostem!

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Menu semanal #83

Cozinhar todos os dias sem planeamento, pode-nos criar ansiedade e promover o desconforto de que nunca sabemos o que iremos preparar para o almoço ou jantar. Para vos ajudar a pensar e organizar as vossas refeições, deixo-vos mais um menu semanal, cheio de receitas práticas e diversificadas. Espero que vos ajude e vos inspire!


Ver também menu semanal #82.

sábado, 16 de outubro de 2021

Focaccia de tomate cereja com alecrim

Celebram-se, hoje, o Dia Mundial da Alimentação e o Dia Mundial do Pão. O pão é um dos alimentos mais populares do mundo, estando presente em várias refeições no nosso dia-a-dia e, dada a sua versatilidade, pode até ser ingrediente em muitas receitas. Como diz o provérbio popular, « casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão ».

Para celebrarmos o pão, uma das melhores formas que temos, é fazermos pão. Fazer pão é um processo delicioso e para celebrarmos este Dia Mundial do Pão deixo-vos um desafio: - Vamos fazer pão?

Vamos fazer um pão para partilhar com a família. Um pão que pode servir como entrada, para um lanche ou, até, para acompanhar a refeição. Um pão para colocar na mesa. Um pão que traga felicididade àqueles de quem gostamos. Convido-vos a fazer uma focaccia de tomate cereja com alecrim. Fica um pão tão bom!

Desenvolvi esta receita a convite da Fermipan, que produz um fermento seco instantâneo, sem glúten, ideal para o fabrico de todos os tipos de pães e massas panificáveis. Este é daqueles ingredientes que tenho, sempre, em casa. Dá sempre jeito ter uma embalagem de Fermipan à mão!

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Almôndegas de grão-de-bico com molho de tomate

Outono, é a altura do ano em que começa a apetecer mudar a nossa alimentação e a fazermos pratos de tacho ou de forno. Nos últimos tempos tenho tido alguns pedidos para partilhar mais receitas e sugestões de pratos sem carne ou peixe. Sabem que a minha matriz alimentar rege-se pela dieta mediterrânica. Uma dieta que privilegia os legumes e as frutas de preferência produtos da estação, incentiva o consumo moderado de peixe e de carne, promove o o uso regular das leguminosas e priveligia o uso do azeite. Neste sentido, deixo-vos a receita de umas deliciosas almôndegas de grão-de-bico com molho de tomate. Ficam tão boas!

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Carne de porco guisada com cenoura e chouriço

Uma das formas, que encontrei para fazer uma alimentação mais equilibrada, foi planear e pré-preparar as refeições da semana. Gosto muito de cozinhar mas, quando chego a casa tarde, cansada, confesso que tenho tanta vontade de ir para a cozinha como de ir correr. Nestes dias, ter alguma coisa já feita que me facilite a vida é mesmo muito bom.

Uma das coisas que faço nas minhas pré-preparações, é carne guisada. Faço em quantidade. Divido em doses e o que sei que não irei consumir, congelo.

Este tipo de preparação serve para uma a duas refeições, numa semana, cá em casa. A ideia não é fazer e consumir tudo logo. É fazer em quantidade e rentabilizar, congelar, por exemplo. Para terem uma ideia, a carne guisada da receita de hoje, pode dar, cá em casa, dependendo da quantidade, mas imaginemos que conseguimos fazer 4 refeições. Numa semana sirvo a carne guisada com um puré, na outra junto-lhe feijão cozido e temos uma feijoada rápida, na terceira semana sirvo com esparguete ou outra massa a gosto e, por fim, junto-lhe arroz e tenho uma carne guisada com arroz. Durante um mês, podemos comer esta carne guisada de quatro maneiras diferentes. Cozinhamos uma vez e rentabilizamos!

Rentabilizar a nossa comida, as nossas pré-preparações ajuda-nos a poupar, a evitar o desperdício, a comer de forma mais equilibrada e, ainda, ganhar tempo para fazermos o que quisermos. Quando chego a casa, se tiver que só aquecer ou fazer um acompanhamento em vez de ter que preparar um prato completo, o tempo que me sobra é precioso. É meu!

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Caril de grão-de-bico com tofu e espinafres

Planear as refeições da semana. Organizar e arrumar a casa. Abraçar novos projectos. Calendarizar os próximos workshops. Pensar em receitas para fazer para o dia-a-dia e que me permitam aproveitar alguns dos ingredientes, em abundância, que trago da horta. Escolher livros para ler entre romances e livros de cozinha. Ver alguns vídeos no Youtube de cozinheiros que admiro. Reflectir sobre experiências que gostaria de ter antes de fazer 50 anos para conseguir escrever a minha lista de 50 coisas que quero fazer antes de chegar aos 50! Tempo de escolher novas séries para ver e acompanhar. A começar a pensar nos aniversários da família que se avizinham e no que fazer para oferecer no Natal. Assim têm sido as minhas semanas neste regresso às rotinas.

E para quem, como eu, já regressou às rotinas de sempre, deixo-vos um delicioso caril, para os dias em que queremos fazer refeições sem carne e sem peixe. Espero que gostem!

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Menu semanal #82

Pensar e organizar as refeições da semana é uma forma de conseguirmos mais tempo para nós. Tempo para nos dedicarmos a coisas que gostamos, tempo para estarmos com a família. Para vos ajudar, deixo-vos mais um menu semanal, cheio de receitas práticas que vos vão facilitar a vida na cozinha. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #81.

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Cookie XL com pepitas de chocolate e creme de avelã

A revista Continente Magazine de Outubro 2021 já chegou, cá a casa. Para mim, é uma das melhores revistas de cozinha em Portugal e recebo-a sempre com muito entusiasmo. A Continente Magazine inspira-me a cozinhar e a experimentar receitas. Assim que a tenho, marco logo as receitas que quero testar e partilhar com a família.

A Continente Magazine celebra 11 anos, neste mês de Outubro e, para comemorar, seleccionou as 11 melhores sobremesas de sempre. Se ainda não têm a revista, aconselho a colocarem-na na lista de compras. As sobremesas escolhidas deixam-nos com água na boca. Apetece fazer todas. E para vos aguçar a curiosidade, partilho uma das primeiras receitas que decidi experimentar, uma cookie XL com pepitas de chocolate e creme de avelã, uma sobremesa que a família vai adorar. Só vos digo, é maravilhosa!

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Salada de bacalhau com lentilhas

As saladas, cá em casa, são sempre muito bem-vindas. Mais no Verão, do que nos dias frios, é certo, mas como o Outono tem estado ameno, um destes dias, fiz uma salada para o almoço.

Nas minhas pré-preparações, para as refeições da semana, costumo cozer leguminosas, demolhar e congelar bacalhau, cozer ovos, entre outras tarefas. Quando quero fazer uma refeição, é só fazer algumas combinações como a da salada de hoje. Espero que gostem!

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Pota guisada com chouriço

Desde que encontrei tentáculos de pota à venda nos supermercados, a um preço simpático, que decidi começar a cozinhar este molusco. Os tentáculos de pota e de polvo, são apenas parecidos. Adoro polvo, mas uma vez por outra, faz-se uma refeição saborosa e económica com pota. Para distinguirem a pota do polvo, lembrem-se que enquanto o polvo tem duas fiadas de ventosas bem visíveis, a pota tem apenas uma.

Nas minhas pré-preparações, passei a cozer tentáculos de pota. Cozo-os numa panela com um pouco de água, sem sal, durante cerca de 45 minutos a uma hora. Antes de desligar o lume, costumo provar e verificar se já está tenra ou se precisa de cozinhar mais um pouco. Depois de cozida, podemos congelar com ou sem caldo, cortada ou inteira. Costumo congelar o caldo separadamente e gosto de congelar os tentáculos cortados.

Como sabem, as minhas pré-preparações são por componentes, por isso, gosto de fazer as bases e depois no dia cozinhar o que me apetecer. Por exemplo, um destes dias aproveitei os tentáculos de pota e guisei-os com chouriço. Dividi em doses e congelei. Depois, posso servir esta base com puré, ou posso-lhe juntar feijão e fazer tipo uma feijoada, ou arroz e ter um arroz de pota delicioso, entre outras opções. Com uma mesma preparação posso fazer vários pratos diferentes. Ou seja, servimos o mesmo, mas sem ser sempre da mesma maneira. Cozinhamos uma vez e servirmos várias vezes. Tão prático, não é?

Espero que gostem desta pota guisada com chouriço. Resulta tão bem!

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Menu semanal #81

Planear e organizar as refeições da semana ajuda-nos a poupar, a reduzir o desperdício e a termos mais tempo para nós. Escolham um dia da semana e decidam o que vão cozinhar. Façam a lista de compras, vendo previamente o que têm no frigorífico, despensa e congelador. Comprem produtos da estação, normalmente são mais baratos e também ajudam a variar o que se come durante a semana. Por vezes, podemos até fazer o mesmo prato, mas mudando um ou dois ingredientes conseguimos ter uma refeição diferente.

Para vos ajudar a pensar as refeições da semana, deixo-vos um delicioso menu. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #80.

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Doce de pêra com baunilha

Fazer doces e compotas é uma forma de preservarmos as frutas. De há uns anos para cá, que procuro aproveitar algumas das frutas que tenho no quintal, em Santarém, e o destino, são os doces. 

Faço cá para casa e para oferecer. Alguns guardo já a pensar nos cabazes de Natal. Um dos últimos doces que fiz foi de pêra a que juntei baunilha. E digo-vos, o resultado foi tão bom!