quinta-feira, 30 de junho de 2022

Picles rápidos de couve roxa

Os picles são uma excelente maneira de conservarmos legumes. Este ano, decidi aproveitar de forma mais eficiente os legumes que trago da horta e os picles rápidos ou, de frigorífico, são uma excelente opção.

Já partilhei, convosco, a receita de picles rápidos de cebola roxa. Deixo-vos, hoje, a receita dos picles rápidos de couve roxa. Este picles são fáceis de fazer e podem ser usados em saladas, para servir com hambúrguers, entre outras opções, como guarnição de pratos de peixe ou, de carne. Ter os picles já feitos, ajuda-me a incluir mais legumes nas minhas refeições. Espero que gostem!

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Salada de melancia com queijo feta e rúcula

O que é que apetece comer em dias de calor? Comidas frescas, saladas, sopas frias, batidos, águas aromatizadas. Pelo menos, cá em casa, é assim. Nesta altura do ano, procuro fazer receitas mais práticas e que me libertem da cozinha.

Uma das coisas que faço, mesmo, muitas vezes, é saladas. Saladas para acompanhar os grelhados ou, como prato principal. Uma das últimas que fiz, foi com melancia, numa combinação clássica, com queijo feta e rúcula. Resulta tão bem! Espero que gostem.

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Menu semanal #119

Para quem procura inspiração para organizar e planear as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu, cheio de receitas práticas a pensar nos dias de Verão.


Ver também menu semanal #118.

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Batido piña colada

Variar os pequenos-almoços é um desafio, para mim. De há uns anos para cá, que procuro começar o dia com comida colorida e equilibrada. Em tempo frio, escolho o conforto das papas de aveia no tacho ou forno, de pão torrado com abacate e ovos ou, das deliciosas tostas de batata-doce. No Verão, tento fazer pequenos-almoços frescos e nutritivos.

Durante este mês de Junho, no Instagram do Cinco Quartos de Laranja, está a decorrer a iniciativa 30 dias, 30 batidos. Ao longo deste mês, a minha sugestão de pequeno-almoço é um batido. Um dos últimos, que partilhei, foi o de piña colada. Espero que gostem!

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Pré-preparações para os pequenos-almoços da semana

Tomar o pequeno-almoço, é, na minha opinião, um hábito de quem procura fazer uma alimentação equilibrada. Mas, entre acordar e prepararmos-nos para sair, cuidar de quem precisa de nós, por vezes, quando vamos a ver, o tempo para o nosso pequeno-almoço fugiu.

Mas o que fazer então?
Tendo algumas coisas já pré-preparadas,que nos ajudem a rentabilizar o nosso tempo. Se tivermos algumas pré-preparações já feitas, isso irá ajudar-nos a tomar o pequeno-almoço de forma mais tranquila, mesmo nos dias em que temos muito pouco tempo. Preparar o pequeno-almoço previamente ajuda-nos a comer melhor, de forma mais equilibrada, e ainda nos permite poupar dinheiro.

E como podemos fazer pré-preparações para os pequenos-almoços?
Dependendo dos hábitos alimentares de cada um, vejam o que se poderá ajustar daquilo que são algumas das minhas práticas e que partilho convosco. Cá em casa, em relação à lista de compras, procuro ter sempre iogurtes (sólidos e líquidos), leite, tostas de milho, queijos e frutas.

Em termos de pré-preparações, para terem uma ideia, gosto de fazer ovos cozidos, granola ou muesli, manteigas de frutos secos, pão, panquecas ou waffles (que podemos fazer em quantidade e congelar), papas de aveia no forno ou overnight oats, pudim de chia, compotas rápidas e por vezes, queques salgados.

Se gostarem de começar o dia com batidos, podem dividir as frutas em doses e congelar. Depois, de manhã é só colocar no liquidificador e está feito. Estão a acompanhar o desafio 30 dias, 30 batidos no Instagram do Cinco Quartos de Laranja?

Para quem quer começar a fazer pré-preparações para os pequenos-almoços, deixo-vos as seguintes sugestões:

Muesli
Como fazer muesli?
Muesli de cevada com espelta e chocolate
Muesli com morangos desidratados
Muesli com quinoa e trigo sarraceno

Granola
Granola com morangos desidratados
Granola com tâmaras, chocolate e caju
Granola de coco
Granola de coco e azeite
Granola de coco e chocolate
Granola de chocolate

Ovos cozidos
Como cozer ovos

Pudim de chia
Como fazer pudim de chia

Waffles
Waffles de espelta e batata-doce
Waffles de espelta com iogurte

Panquecas
Panquecas de aveia com abóbora assada
Panquecas de espelta e abóbora
Panquecas de trigo sarraceno com beterraba

Manteigas ou pasta de frutos secos
Manteiga ou pasta de amendoim
Manteiga ou pasta de amêndoa
Manteiga ou pasta de avelã com canela
Manteiga ou pasta de caju
Manteiga ou pasta de noz

Queques
Queques de queijo e fiambre

Compotas rápidas
Compota de framboesas com semente de chia
Compota de morango com sementes de chia

Iogurte
Iogurte natural

Papas de aveia no forno
Papas de aveia com batata-doce no forno
Papas de aveia no forno com banana e morangos

Pão
Pãezinhos de trigo
Pão de alfarroba
Pão doce com canela

Lembrem-se que as pré-preparações ajudam-nos a poupar tempo. Em relação aos pequenos-almoços, é uma forma de começarmos um dia com menos stress.

Para quem começa, não precisam de fazer tudo de uma só vez. A despensa, o frigorífico e o congelador podem ser excelentes aliados das pré-preparações dos pequenos-almoços.

terça-feira, 21 de junho de 2022

Pesto de couve kale

Este ano, na horta, decidi ter couve kale. Plantei poucos pés de couve, mas o resultado tem sido delicioso. Todas as semanas, tenho conseguido apanhar folhas de couve para as saladas, sopas e outras preparações. Uma das receitas, que decidi fazer para dar destino à couve que me chega da horta, foi fazer pesto.

Pesto é um molho italiano, feito originalmente com manjericão, pinhões, azeite e queijo parmesão, mas claro que podemos, sempre, adaptar e fazer pesto de mil e uma coisas. Espero que gostem deste pesto de couve kale.

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Menu semanal #118

Para vos ajudar a organizar e, a planear as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu. Espero que vos inspire!


Ver também menu semanal #117.

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Tacos de frango, abacaxi e couve roxa

Os dias quentes, com sabor a Verão, pedem comidas frescas e coloridas. Ao folhear a revista Continente Magazine de Junho de 2022, decidi experimentar a receita de tacos de frango com abacaxi e couve roxa. Uma receita prática, colorida e perfeita para partilhar com a família em dias de calor, ou, para quando se chega da praia. Resulta tão bem!

A revista Continente Magazine, como vocês sabem, é uma das minhas revistas preferidas de cozinha. As receitas são sempre muito apelativas e originais. É uma revista cujas sugestões me inspiram.

quarta-feira, 15 de junho de 2022

15 receitas sem carne e sem peixe

Variar o que comemos, ajuda-nos a alimentar o corpo e a alma. A comida é um factor de felicidade e comermos, sempre, o mesmo, traz monotonia aos nossos dias. Cá em casa, umas vezes, optamos por pratos de carne, outras, por pratos de peixe e, outras ainda, sem peixe e sem carne. Para quem procura variar as suas refeições, deixo-vos, hoje, 15 receitas sem carne e sem peixe. Espero que gostem!

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Menu semanal #117

Organizarmos e planearmos as refeições facilita-nos imenso a vida, no dia-a-dia. Para vos ajudar, deixo-vos, hoje, um menu com sugestões de receitas práticas. Espero que vos ajude e que se inspirem.


Ver também menu semanal #116.

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Tofu com arroz e couve kale

Variar o que comemos, só nos faz bem, não só fisicamente, mas também, emocionalmente. Colocar na mesa, comida diferente suscita a curiosidade dos comensais, desperta os sentidos, leva-nos a falar sobre alimentos. E comida é vida, é família, é amor.

Cá em casa, o meu marido pede-me, muitas vezes, que faça refeições sem carne e sem peixe. É importante procurarmos um equilíbrio nas nossas refeições. Se num dia comemos carne, no outro já não o fazemos. Optamos por peixe ou, por pratos em que não incluímos estas proteínas.

Em 2022, coloquei na minha lista de objectivos, fazer uma horta e jardim com a minha mãe. Uma horta pequena, mas que tem sido um delicioso projecto a dois. Uma das coisas que plantámos na horta, foi couve kale. E esta semana, trouxe as primeiras folhas de couve para usar na minha cozinha. Uma das primeiras receitas que fiz foi a que partilho, hoje, convosco. Espero que gostem e que vos inspire!

Para esta receita, usei arroz integral cozido das minhas pré-preparações e que tenho normalmente congelado em doses.

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Bolo de chocolate com farinha de mandioca

Tinha na despensa, a farinha de mandioca, já há algum tempo, para experimentar. De vez em quando, dou uma volta à despensa e identifico os produtos a que tenho de dar destino e a farinha de mandioca foi colocada na linha da frente. Para os lanches, do fim-de-semana que passou, fiz um bolo de chocolate com a farinha e adorámos! Deixo-vos, hoje, a receita.

terça-feira, 7 de junho de 2022

Feijão verde com bacon e ovos cozidos

É tempo de feijão verde. Quando trago feijão verde de Santarém, uma das primeiras coisas que me lembro de fazer, é sopa. Adoro sopa de feijão verde! Mas a verdade, é que o feijão verde pode ser usado de mil e uma maneiras. Na semana passada, quando trouxe feijão verde da horta dos meus tios, juntei-o a uma carne de borrego guisada, e que bom que ficou!

E o que fazer ao restante feijão que tinha trazido?

Decidi fazer uma receita simples, mas que fica deliciosa, feijão verde com bacon e ovos cozidos. Experimentem!

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Menu semanal #116

Para vos ajudar a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um delicioso menu. Espero que vos ajude e inspire!


Ver também menu semanal #115.

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Caril de atum com espinafres e grão-de-bico

Os pratos de caril fazem, sempre, sucesso, cá em casa. Talvez, porque os aromas das especiarias nos fazem viajar, nos fazem pensar em paragens distantes, nos levam a imaginar aventuras e peripécias.

Caril de atum com espinafres e grão-de-bico foi a receita que decidi preparar para rubrica Ayam. Este caril faz-se num instante e resulta tão bem. Para além das especiarias, o leite de coco é um ingrediente essencial para fazermos um prato de caril. Uso muito o leite de coco Ayam, tanto em doces como em pratos salgados. Resulta sempre tão bem!

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Salada de salmão com abacate

O que comemos reflecte a estação do ano em que estamos e as nossas preferências. Assim que chegam os dias quentes, a fazer lembrar o Verão, cá em casa, pensamos, logo, em fazer saladas. A comida fria, sabe sempre melhor no Verão, verdade? No Inverno, procuramos o conforto das comidas de tacho, das sopas quentes, dos assados no forno.

Um destes dias, para aproveitar sobras de salmão assado, decidi fazer uma salada muito prática e refrescante. Em vez do salmão podem usar sobras de frango assado de churrasco, por exemplo. As receitas são pontos de partida e devemos sempre adaptá-las ao que temos e aos nossos gostos. Espero que gostem desta salada!

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Borrego guisado com feijão verde

Há pratos que me remetem para a casa dos meus pais. Para os almoços em família, seja em dias de festa ou não. Um desses pratos é  borrego guisado. Desde que me lembro que foi sempre uma carne muito apreciada pela minha família e que eu também adoro. A memória dos sabores acompanham-nos para sempre.

Um destes dias aproveitei uma promoção de carne de borrego, dividi em doses e congelei. No passado fim-de-semana, quando trouxe feijão verde da horta dos meus tios, resolvi juntar estes dois ingredientes e resultado foi um guisado delicioso. Espero que gostem.