sexta-feira, 26 de junho de 2009

4 por 6: Espinafres gratinados e Mousse de chocolate


Esta semana para o menu do projecto 4 por 6 proponho: Espinafres gratinados e Mousse de chocolate.

Espinafres gratinados


Ingredientes:
1,050 kg de espinafres
4 dl de natas
4 colheres de sopa de azeite
3 a 4 dentes de alho
4 gemas
80 g de queijo mozzarella ralado
20 g de queijo parmesão ralado
sal e pimenta q.b.

1. Saltear, no azeite, os espinafres e os dentes de alho picados.

2. Acrescentar 2 dl de natas. Temperar com sal e pimenta a gosto. Deixar cozinhar durante uns minutinhos.

3. Bater as restantes natas com as gemas.

4. Colocar os espinafres num recipiente de forno. Regar com a mistura de natas e gemas.

5. Polvilhar com os queijos mozzarella e parmesão.

6. Levar ao forno.

Servi o gratinado de espinafres com salada de tomate.



Esta receita encontrei-a no meu caderno de recortes de receitas que fui coleccionando ao longo do tempo e que ainda continuo a alimentar. Recordo-me que saiu há já uns bons anos na revista do jornal Expresso. Sempre que abria o livro à procura de alguma ideia e, via esta receita e as imagens que a documentam, pensava para comigo que tinha mesmo muito bom aspecto e que deveria ser óptima, que mais cedo ou mais tarde tinha que a fazer. Mas o tempo foi passando e nunca a confeccionei, até ao dia de ontem.

Ontem, quando cheguei a casa vinha com a ideia de fazer, para este 4 por 6, soufflé de espinafres para prato principal e mousse de chocolate para sobremesa. A ideia desta ementa foi roubada ao restaurante XL, que durante a iniciativa Lisboa Restaurant Week serviu como prato principal Soufflé de espinafres e para sobremesa mousse de chocolate servida numa "caixa" de massa estaladiça. Como gostei muito, pensei em "roubar" a ideia. Ao procurar uma receita de soufflé de espinafres volto a abrir o livrinho de recortes e a receita de espinafres gratinados no forno volta a chamar-me a atenção. Nem me procupei mais, a mudança de ideias já estava realizada. Em vez do soufflé teríamos gratinado.

O texto da receita da revista do Expresso, como já indiquei, faz referência à cozinha do restaurante Al Forno e apresenta esta receita como exemplo de algumas propostas bem conseguidas do restaurante. Como as indicações de confecção não eram muito precisas, fiz a minha interpretação. Dobrei a receita e alterei as quantidades dos queijos. A receita original sugeria para 500 g de espinafres 40 g de queijo parmesão e 40 g de queijo mozzarella, mas para equilibrar os custos resolvi diminuir a quantidade de queijo parmesão e aumentar a quantidade de queijo mozzarella.

A receita original indica o uso de espinafres frescos. Aqui isso não foi possível, pois os espinafres congelados são muito mais em conta.

O resultado da minha receita nada tem a ver com as imagens que me despertaram a curiosidade no entanto, o resultado em termos de sabor foi muito agradável. Bom, melhor dizendo. ;)


Mousse de chocolate


Ingredientes:
6 ovos
125 g de acúcar
200 g de chocolate para culinária em barra
1 colher sopa de manteiga
1 colher de sopa de água
sal

1. Derreter o chocolate com a manteiga e a água em banho-maria.

2. Bater as gemas com o açúcar muito bem. Adicionar o chocolate derretido e mexer bem.

3. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal.

4. Juntar as claras ao preparado de chocolate e envolver cuidadosamente.

5. Distribuir o preparado por taças e levar ao frigorífico pelo menos duas horas antes de servir.

A receita da mousse de chocolate é da revista Eu Cozinho, nº 2, Abril de 2009. À receita original acrescentei a colher de sopa de água e substitui a margarina por manteiga.


Esta mousse fica maravilhosa.


Vamos então às contas:


Aconselho, como dica de poupança, fazer o reaproveitamento das claras que sobram depois da confecção de alguma receita que exija o uso de mais gemas do que de claras ou, como foi o caso da receita de espinafres, que não seja de todo necessário o uso das claras. Quando são poucas claras, costumo guardar numa caixa e congelar, nem me preocupo em encontrar uma receita para as usar. Depois podem ser reaproveitadas em pratos como, por exemplo, bacalhau à Brás ou numa omeleta. Aprendi esta dica com a minha sogra.

12 comentários :

anabenfica disse...

EU fico com a mousse...
tem um aspecto simplesmente maravilhoso!!!

risonha disse...

não sei se gostei mais do prato ou da sobremesa...
posso comer dos dois? lol

ameixa seca disse...

Já fiz espinafres gratinados, claro que a receita é diferente mas ficam muito bons. E à mousse ninguém resiste :)

Ladyhari disse...

Conheço alguém que gostaria muito de provar essa mousse! ;o)

Elvira disse...

Uma refeição com a minha cara. :-)

Gostei muito da sugestão.

Beijinhos.

* Jo * disse...

eu simplesmente adoro espinafre!
e a versão gratinada me encanta ainda mais... eu adoro queijo derretendo! =)

beijo

Susana Antunes disse...

Eu adoro espinafres...e gratinados ainda mais...
Eu demorei muito tempo a aprender a fazer mousse caseira mas agora não perco uma oportunidade de a fazer...é simplesmente deliciosa...
Beijinhos....e venham mais que a gente gosta de ver...

Anónimo disse...

Tenho certeza q vc sabe, mas vale relembrar...comemos primeiro com os olhos, e tuas fotos não instigam ninguém a tesar as receitas, pois são simplesmente horrorosas... onde já se viu uma mousse com uma apresentação tão desleixada?

Capricha querida, pois tuas receitas são divinas, mas a apresentação tá bem fraca. Nos brinde com fotos belíssimas, de ângulos inesperados e com louça impecável.

Valorize sua comida e seu trabalho.

Abraços!
Vinícius

Cristina disse...

Os dois pratos complementam-se perfeitamente para dar uma refeição bastante completa, pelo menos para mim satisfaria-me! Não sei é se o marido ia bem com a ideia de comer só espinafres para prato principal, porque se não tem carne ou peixe... Deus nos valha! Ando a ver se lhe mudo os hábitos :)

Quanto ao comentário acima, em relação ao qual discordo, pois só quem fotografa comida sabe da dificuldade em tirar boas fotos (já fiz pratos maravilhosos em que nem à vigésima foto ficavam como deve ser!), só posso dizer que um foodblog é bem mais do que fotos estilizadas... Transparecer a dedicação à cozinha, transmissão de saber e incentivar a partilha de experiências entre pessoas que se interessam por esta àrea, tal como no caso de outro qualquer, isso sim é um bom foodblog. Este é um dos pioneiros no tema e tenho por ele e pela autora um grande respeito, independentemente de ter fotos melhores ou piores, o que acontece em qualquer outro foodblog.

Anónimo disse...

Adoro espinafres. Como-os de qualquer maneira e adorei este gratinado. Excelente. As fotos estão muito apetitosas. :D
Beijinhos.
Susana.

moranguita disse...

adorei essa tua ideia dos espinafres gratinados. um rico pratinho vegetariano que sabe sempre bem.
e a mousse, mossroi de amores por mousse de chocolate.
beijinhos

Unknown disse...

Olá! Gostei muito do teu blog que adicionei um link no meu...

Espero que não haja problemas!

Parabens..