terça-feira, 2 de junho de 2009

Carne de vaca com tomate, vinho e ervilhas

Da minha última viagem a Itália trouxe um livro intitulado Step by Step How To Cook Italian. Um livro muito interessante sobre a cozinha italiana. Para além de receitas, apresenta vários dos produtos típicos da cozinha italiana, desde as ervas, queijos, enchidos, pasta, etc. As receitas estão documentadas com várias imagens para ajudar a entender o processo de confecção.

Deste livro houve uma receita que me deixou logo com água na boca. A receita mostra uma carne de vitela com um molho espesso e umas batatinhas novas a pedir que as comam. Como tinha cá em casa ervilhas frescas e batatas novas achei que estava na altura de experimentar a receita que me deixou a salivar.

Cortei 700 g de carne de vaca em cubos e temperei com sal. Misturei quatro colheres de sopa de farinha com um pouco de pimenta acabada de moer e as folhinhas de três hastes de tomilho Passei a carne na farinha. De seguida, coloquei 1 dl de azeite num tacho e levei ao lume. Assim que aqueceu, adicionei a carne e deixei fritar. Depois da carne frita, retirei-a do tacho e coloquei-a num recipiente de forno com tampa.

No tacho onde fritei a carne, adicionei uma cebola picada e com a colher de pau mexi de modo a limpar os sedimentos que ficaram presos. De seguida juntei 1,5 dl de vinho tinto, três tomates pequenos limpos de peles e sementes, três dentes de alho picados, um cubo de caldo de carne, 1 dl de polpa de tomate e 2 dl de água. Deixei cozinhar uns minutos em lume brando.

Reguei a carne com o molho de tomate e vinho tinto. Tampei a caçarola e levei ao forno. Entretanto descasquei um saco com ervilhas frescas que rendeu uns trezentos gramas. Abri o forno e juntei as ervilhas à carne. Deixei mais um pouco no forno e servi com batatas novas cozidas com a pele.

A carne ficou muito boa. Correspondeu às minhas expectativas, apesar de ter feito algumas alterações à receita original, e serviu de almoço num destes domingos em que fiquei em casa.

12 comentários :

anabenfica disse...

Tomilho e carne combinam lindamente!
Esta tem um aspecto delicioso!!

Bjitos

ameixa seca disse...

Muito apetitosa, também não resisto a umas batatinhas novas :)

Anónimo disse...

Com estas fotos, também eu fiquei com água na boca! Ficou magnífico! Parabéns. Bjs. Bombom

anna disse...

Agora quem ficou de água na boca com estas fotos, fui mesmo eu...
Beijinhos.

Susana Gomes disse...

Este é daqueles pratinhos que sabem a comidinha de mãe!

Uma delícia.

Beijinhos. :)

Vânia Costa disse...

Este prato tem ar de confort food... é daqueles que parece que foi feito pela mamã e que sabe mesmo bem. Tem óptimo aspecto e acredito que devia estar divinal!

Beijinho*

disse...

epá fiquei a babar... é raro comer carne de vaca... mas gostei mesmo deta fotos...
que tipo de carne comprou? e não ficou rija?

anareis disse...

Estou fazendo uma campanha de doações para meu projeto da minibiblioteca comunitária e outras atividades para crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de todas as pessoas de bom coração,pode doar de 5,00 a 20,00.Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com

A arte em ser mulher disse...

Delícia amo carne com batata...

moranguita disse...

ai que bela carne ate se desfar so de ver ja comia u pouquinho.
batatinhas novas assim sao uam delicia.
ebijinhos

risonha disse...

que fotos fantásticas!
abriu-me o apetite...

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Está de fazer crescer água na boca e eu cheia de fome, vou mas é fazer o jantar :)
Adorei as fotos e o pormenor do tomilho.
Beijocas
Moira